Browsing by resource type "book part"
Now showing 1 - 10 of 1695
Results Per Page
Sort Options
- 0000-0001-7654-5638Publication . Ramalho, Anabela Barbara Domingues Panão Gois; Vallejo, Antonio Pantoja; López-Barajas, David Molero; Molina-Jaén, Mª Dolores; Ruiz, María Jesús ColmeneroEl estudio que presentamos ofrece los resultados de la primera fase del análisis de las necesidades del alumnado del Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal), dentro Proyecto de investigación “TIMONEL: System Recommendation (SR) based on guidance needs and mentoring of students and European university graduates”, concedido por el Ministerio de Cultura, Educación y Deporte del Gobierno de España (Código EDU2016-75892-P) en el que participan 4 universidades de 3 países europeos, Universidad de Jaén y Universidad de Granada (España), Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal) y Queen Mary University of London (Reino Unido). Los participantes son 583 estudiantes y egresados (n=583), del Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal), empleando como instrumento el Cuestionario sobre la Práctica Orientadora y tutorial en el alumnado y egresados universitarios construido ad hoc, el cual valora la orientación académica, personal y profesional, y el uso de las tecnologías en orientación. Se realiza un estudio descriptivo y otro de relación, para establecer la existencia de diferencias significativas (p<.05) entre las variables sociodemográficas consideradas género (hombre vs. mujer), nivel académico (alumnado de segundo curso, alumnado de tercer curso y alumnado de máster) y los factores del instrumento. Para finalizar, se presenta una discusión de los resultados y las conclusiones del estudio.
- 4 Décadas a Falar com ComputadoresPublication . Trancoso, Isabel
- Os 40 anos de Ciências Policiais em PortugalPublication . Fernandes, Roberto Narciso AndradePara a posteridade, conserva-se uma imensa obra científica expandida na curva alargada e interdisciplinar das ciências policiais e que se adensa a cada dia que passa, graças ao labor de polícias, docentes, cientistas, discentes e outros interessados nesta área que estudam o passado, analisam o presente e ponderam o futuro (Elias, 2018). O legado destes quarenta anos de existência das ciências policiais são as centenas de homens e mulheres, portugueses e estrangeiros ligados à lusofonia, que receberam os ensinamentos nutrificados que, em Portugal, apenas são adestrados pelo ISCPSI. Estes são os verídicos embaixadores das ciências policiais lusitanas que, no seu quotidiano, expandem a sua dimensionalidade e o seu alcance, sob o estandarte da defesa do social e da paz, das liberdades fundamentais e dos direitos humanos. Essa é, finalmente, a consagração da divisa do Instituto: Victoria Discentium Gloria Docentium.
- 40 anos do ISCPSI. Uma perspetiva sobre o presente e o futuroPublication . Lourenço, NelsonParto do pressuposto teórico que os modelos de formação devem ser delineados em função da realidade social a que se destinam. E estes 40 anos que medeiam entre a formação do Instituto e o presente foram palco de profundas e muito rápidas transformações que moldaram uma nova sociedade e uma nova ideia de segurança. Uma sociedade global e complexa e um novo quadro teórico e conceptual de segurança.
- 40,000 years later: what we know about the presence of Neanderthals in Portuguese territory and their extinction.Publication . Cardoso, João Luís; Cascalheira, João
- A 5-step pedagogical design for engineering coursesPublication . Rafael, Silviano; Justino, JúliaThis paper presents the design of a 5-step pedagogical framework based on student-centered approach prepared for engineering educators’ mindset. This pedagogical framework has been applied and tested in various technical and engineering course units, been adapted for the new students of Generation Z. This framework can be a pedagogical toolbox in adapting the teaching and learning activities to the students’ needs, also measuring qualitatively the students’ dynamics and academic performance. So far, in the course units where this pedagogical method was applied there was a 20% increase of the success rate and a reduction of the drop-out rate between 5% to 15%.
- Os 60 anos da NATO. Um testemunho e a prospectivaPublication . Matias, Nuno Gonçalo Vieira
- A admiração à luz dos corposPublication . Santos, Diana; Mota, Cristina; Simões, Alberto; Barreiro, Anabela; Santos, Diana; Sousa-Silva, Rui; Tagnin, Stella E. O.
- Ab initio potentials: From CBS extrapolation to globalness to riddles in the chemistry of small carbon clustersPublication . Varandas, António J. C.
- Abandono e reutilização de edifícios industriais no BarreiroPublication . Santos, Eugénia; Matos, Madalena