IPS - ESTB - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESTB - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro by contributor "Escola Superior de Tecnologia do Barreiro"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Análise de sustentabilidade de técnica de sistemas de recolha de águas pluviais em grandes estruturas: estádio da Luz - Sport Lisboa e BenficaPublication . Melo, Fátima Maria Oliveira Jesus; Escola Superior de Tecnologia do BarreiroNo presente trabalho descreve-se o estudo efetuado para a infraestrutura desportiva de grande dimensão, o Estádio da Luz – Estádio do Sport Lisboa e Benfica, construído para o Euro 2004, no que diz respeito à importância de estudar o sistema de aproveitamento de águas pluviais existente no estádio, que não está a ser beneficiado.
- Avaliação dos efeitos de segunda ordem em edifícios com paredes de betão armadoPublication . Vaquinhas, Hugo Miguel Repas; Vinagre, João; Escola Superior de Tecnologia do BarreiroO presente estudo realiza uma análise ao método simplificado apresentado pelo anexo H do Eurocódigo 2 relativo à avaliação dos efeitos de segunda ordem em estruturas de edifícios com paredes em betão armado. São apresentados conceitos inerentes ao tema, como introdução ao problema da consideração dos efeitos em estudo, e todos os parâmetros que influenciam a forma como as estruturas reagem às ações. Realiza-se análise aos métodos atuais de avaliação aos efeitos de segunda ordem de três dos regulamentos mais influentes do dimensionamento de estruturas de betão armado. Em particular, apresenta-se o processo de análise proposto no Anexo H do EC2. Posteriormente são apresentados quatro modelos de estruturas, dois planos e dois tridimensionais, com e sem paredes resistentes, cujos efeitos de segunda ordem serão aferidos de acordo com o método da rigidez nominal e o método do Anexo H. Como forma de comparação, efetuaram-se análises não lineares aos mesmos modelos de estruturas. Obtidos os valores de esforços e deslocamento horizontais dos elementos verticais de todas as análises e após efetuar uma comparação entre os resultados dos métodos do EC2 e uma análise não linear, são tecidas conclusões sobre o método simplificado que é proposto pelo EC2.
- Desenvolvimento de argamassas de revestimento com comportamento térmico melhoradoPublication . Leal, Márcio Manuel Rodrigues; Escola Superior de Tecnologia do BarreiroCom argamassas de revestimento melhoradas termicamente consegue-se contribuir para uma reabilitação energética de habitações, sem perda de área útil, à custa das características de adições.[...]O principal objetivo consiste no desenvolvimento de uma argamassa com o máximo possível de dosagem de cortiça ou de EPS, minimizando a condutibilidade térmica e a variação do seu custo, tirando partido de um resíduo da indústria corticeira e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
- Métodos de análise em estruturas metálicasPublication . Suruceanu, Iulia; Ferreira, Pedro Salvado; Escola Superior de Tecnologia do BarreiroHoje em dia existem diversos métodos de análise de estruturas metálicas. Na presente dissertação irão ser analisados e aplicados alguns destes métodos, tais como o método de Horne, o método de Wood e a comparação através de simulações não-lineares com o programa - ADINA. A norma que é utilizada em Portugal para o dimensionamento de estruturas metálicas é a NP EN 1993, ou seja, o Eurocódigo 3, constituído por várias partes, sendo que neste caso será maioritariamente abordada a Parte 1-1. Será feita uma apresentação das regras regulamentares, bem como a sua aplicação e a verificação da eficácia. Por último será efetuada uma comparação entre os resultados da norma e os resultados obtidos através de simulações não-lineares.
- Reforço e reabilitação sísmica de construções da Baixa PombalinaPublication . Moita, Bruno Miguel Sobral; Escola Superior de Tecnologia do BarreiroMuitas das intervenções que ocorreram nos edifícios antigos, nomeadamente nos edifícios pombalinos, que foram construídos após o sismo de 1755, foram efetuadas desrespeitando os princípios anti-sísmicos utilizados na época pombalina e sem recurso a qualquer preocupação no que diz respeito à proteção sísmica, adulterando com frequência pormenores de grande importância e comprometendo o comportamento estrutural dessas construções. Em primeiro lugar, faz-se uma breve referência aos sismos, sendo depois descritos aspetos relacionados com a tipologia e identificação dos edifícios antigos. De seguida são indicadas as patologias mais frequentemente encontradas nos edifícios antigos, procurando posteriormente apresentar as melhores soluções de intervenção que mantenham os aspetos originais da construção pombalina.