AM - TIA - ADMIL - Especialidade de Administração
Permanent URI for this community
Browse
Browsing AM - TIA - ADMIL - Especialidade de Administração by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Análise de custo-benefício da manutenção corretiva versus manutenção preventiva das infraestruturas da Guarda Nacional RepublicanaPublication . Muduc, Sabina; Rosado, David Pascoal; Silva, João Ricardo Rodrigues daA manutenção das infraestruturas em Portugal é ainda um tema pouco estudado e descurado, quando comparado a outros países da Europa que se encontram mais desenvolvidos neste campo. A legislação existente é bastante vaga e não estabelece critérios específicos para implementação de uma manutenção preventiva, consequentemente, a única forma de manutenção praticada na Guarda Nacional Republicana é a manutenção corretiva. Assim, esta investigação teve como objetivo elaborar uma análise custo-benefício, estritamente financeira, entre a manutenção corretiva e preventiva nas infraestruturas da instituição em causa. Desta forma, foram analisadas as empreitadas executadas no período entre 2013 e 2019 pela Direção de Infra-Estruturas, unidade orgânica nuclear competente na área da manutenção das infraestruturas afetas à instituição. Os trabalhos realizados nestas empreitadas são de manutenção corretiva, e o intuito foi simular a implementação da proposta de plano de manutenção tipo, por forma a verificar qual é a manutenção economicamente mais vantajosa para a Guarda. Para isso, foi adotada uma metodologia assente no método indutivo, por forma a ser possível alcançar uma generalização a partir dos dados analisados, através de uma indução científica, uma vez que foram analisados apenas alguns casos adequados ao estudo. A estratégia utilizada foi a qualitativa, traduzida num estudo não experimental descritivo, sendo o desenho de pesquisa um estudo de caso, onde foi realizado o cruzamento de dados entre as entrevistas realizadas e a análise de documentação. Os resultados obtidos indicam que a manutenção preventiva nem sempre é aquela que tem os custos mais baixos, no entanto é uma mais-valia pois auxilia na prevenção da rotura precoce de alguns dos elementos constituintes do edifício, sendo capaz de prolongar a sua vida útil. Em suma, conclui-se que a implementação de um plano de manutenção preventiva seria uma mais-valia para a instituição, uma vez que se demonstrou economicamente mais vantajosa na esmagadora maioria dos casos observados, sendo possível afirmar que pode ser uma mudança muito proveitosa para a GNR.
- Apoio Logístico do Hospital das Forças Armadas à sociedade em tempos de emergênciaPublication . Pita , João Pedro Lopes; Reis, João Carlos Gonçalves dosA presente Dissertação de Mestrado, intitulada de o “Apoio Logístico do Hospital das Forças Armadas à sociedade em tempos de emergência: Estudo de caso sobre a CO VID-19”. Tem o intuito de compreender como foi desempenhado o processo logístico para o cumprimento das várias missões de apoio à população em que o Hospital das For ças Armadas esteve empenhado. Este trabalho segue um processo metodológico qualitativo sendo o método utili zado uma estratégia de estudo de caso de natureza qualitativa. Concomitantemente, re correu-se a várias fontes de recolha de dados, a principal foram as 10 entrevistas semies truturadas, secundariamente recorreu-se à observação direta e à análise de documentação oficial para triangular e corroborar a informação recolhida das entrevistas. Neste método, recorreu-se à técnica de amostragem em bola de neve, em que a amostra é realizada continuamente por aconselhamento dos já inquiridos, fazendo a amos tra crescer como uma bola de neve. Tendo sido finalizado o processo após o alcance da saturação teórica. Os resultados obtidos através da triangulação dos dados, confirmam que a resposta do Hospital das Forças Armadas foi positiva, sendo necessário a colocação em prática de treinos para situações reais como esta epidemia. Pois nunca saberemos quando será a próxima. É preciso testar todos os cenários possíveis, tornando todos os processos muito mais intuitivos. Melhorando o controlo, coordenação e o planeamento das operações. Com esta investigação conseguimos igualmente perceber as principais dificulda des com que os militares se depararam, sendo a falta de equipamentos e de Recursos Humanos numa fase embrionária da epidemia, como a falta espaço para armazenar os artigos numa fase posterior. O Hospital das Forças Armadas adaptou-se às circunstâncias inerentes à realidade provocada pela COVID-19. Conseguindo através do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, dos apoios externos e dos profissionais existente do Hospital responder aos apoios solicitados tanto por parte do Serviço Nacional de Saúde como da família militar.
- Cooperação Civil-Militar Durante a COVID-19Publication . Felício, José Eduardo Duarte; Reis, João Carlos Gonçalves dosA presente investigação subordinada ao tema, “Cooperação Civil-Militar Durante a COVID-19: O Papel do Exército Português na Resposta Nacional”, tem como finalidade analisar a evolução da resposta à COVID-19, na proteção da sociedade civil, pelo Exército Português, baseado na literatura existente e com a verificação empírica através de um trabalho de campo, junto das estruturas que contribuíram para o combate à COVID-19 no seio do Exército Português. A metodologia adotada na presente investigação tem por base uma estratégia de investigação qualitativa que assenta no uso do método de estudo de caso e num raciocínio indutivo, partindo de observações particulares de modo a concluir-se uma verdade universal. O processo de recolha de dados contempla três fontes que se corroboram entre si: a pesquisa bibliográfica, a análise de documentação institucional e os inquéritos por entrevista. Os resultados obtidos através da triangulação dos dados, confirmaram que o espetro de missões para que os Exércitos são empenhados tem seguido uma tendência de mudança e onde o exemplo mais recente é a pandemia COVID-19 que atravessamos. Desde cedo, o exército desenvolveu medidas com o objetivo de preservar o potencial de combate e possibilitar o apoio à sociedade civil. Ainda assim, numa fase embrionária da pandemia, na consecução do apoio à população, o Exército enfrentou dificuldades em conseguir coordenar os apoios às entidades civis, tendo a necessidade de criar uma Célula de Resposta COVID-19 em coordenação com as entidades civis, permitindo um apoio estruturado e sustentado. Com a criação de um novo cenário prevê-se que os mecanismos de Lições Aprendidas do Exército Português permitam capacitar e reformular o apoio Militar de Emergência, para que em pandemias futuras, a sua atuação seja executada sem as mesmas limitações que impediram uma atuação mais célere mas sobretudo mais eficiente.
- Corrupção na Contratação PúblicaPublication . Branquinho, Hugo Miguel Leandro; Fontes, José; Malheiro, Luís Carlos Rodrigues MalheiroA corrupção e a contratação pública são conceitos que são frequentemente associados. O presente estudo tem como principal objetivo analisar as medidas e os mecanismos que podem prevenir a corrupção e aumentar a transparência na contratação pública, na Guarda Nacional Republicana. A investigação baseou-se numa análise comparada com as práticas de outras entidades públicas, de diferentes naturezas. Para tal, para além da análise dos Planos de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, foram realizadas entrevistas a diversos militares da Instituição e de outras entidades, bem como um questionário para apurar os desafios que os militares da Guarda enfrentam neste âmbito. Verificou-se que a publicitação dos procedimentos, a segregação de funções, a redundância de validações, a criação de manuais que sistematizem os procedimentos a adotar, associada à monitorização dos riscos e à formação contínua dos colaboradores permitem prevenir a corrupção e aumentar a transparência dos procedimentos
- O desenvolvimento da contabilidade de gestão na Guarda Nacional RepublicanaPublication . Mendes, Ivan de Sousa; Saraiva, Artur; Gonçalves, LuísA contabilidade de gestão é uma área da contabilidade que tem evoluído nos últimos anos, fruto da competitividade organizacional cada vez maior, que procura medidas de eficiência, economia e eficácia, com o propósito de reduzir os custos e criar valor para as organizações. Apesar desta área estar maioritariamente implementada no setor privado, facto é que, resultante da sua importância enquanto ferramenta de apoio à tomada de decisão, a contabilidade de gestão tem suscitado o interesse académico e organizacional para a sua implementação nas diversas entidades do setor público, de modo a serem utilizados os recursos públicos de forma mais eficiente. Como tal, a presente investigação tem como objetivo principal implementar medidas que fomentem o desenvolvimento da contabilidade de gestão na Guarda Nacional Republicana, de acordo com o previsto na Norma de Contabilidade Pública 27 e demais pressupostos legais. Assim, através da utilização do raciocínio dedutivo, recorreu-se ao método misto, onde se realizaram entrevistas a entidades internas e externas à Guarda Nacional Republicana e um inquérito por questionário à chefia das Secções de Recursos Logísticos e Financeiros de todas as Unidades, Comandos e Órgãos da Guarda Nacional Republicana. Os resultados obtidos através da triangulação dos dados, indicam que a Guarda Nacional Republicana enfrenta grandes condicionantes ao desenvolvimento da contabilidade de gestão, com especial foco na falta de interoperabilidade entre as plataformas informáticas utilizadas e na falta de formação dos próprios militares na área contabilística e no domínio das próprias aplicações informáticas. Assim, foi sugerido um conjunto de medidas que permitem resolver as condicionantes suprarreferidas, de modo a permitir a operabilidade da aplicação informática de Gestão de Recursos Financeiros em modo Partilhado com as demais, dado que a utilização desta resulta de uma imposição legal. Quanto à formação, as medidas mais importantes devem passar pela especialização dos militares do serviço de Administração Militar nas diversas áreas administrativas, aquando da realização dos cursos de promoção.
- A desmaterialização e a digitalização processual no Exército Português: Diagnóstico, impacto e oportunidades de melhoriaPublication . Peniche, Pedro Afonso da Costa Lima Barroco; Saraiva, Artur Manuel VieiraNum contexto de constrangimento orçamental e crescentes exigências ambientais por parte da sociedade, um dos maiores desafios colocados à Administração Pública prende-se com a melhoria dos seus serviços, no sentido de desburocratizar, simplificar e agilizar o relacionamento entre os cidadãos e o próprio Governo, assim como torná-la mais ecológica. Foi desta forma que o conceito de “Governo Eletrónico” emergiu, como um meio de, através da desmaterialização e digitalização da informação, reduzir custos, melhorar serviços e aumentar a transparência, contribuindo para a modernização e inovação do Estado. Uma vez que o Exército Português é uma organização estruturante do Estado, é natural que procure manter-se na vanguarda da gestão da informação. Neste sentido, com a presente investigação pretende-se analisar o impacto das recentes medidas levadas a cabo pelo Exército Português relativamente à introdução de metodologias de desmaterialização e de digitalização da informação, em particular, nas áreas logística e financeira. A metodologia utilizada segue um raciocínio indutivo, partindo de observações particulares, utilizando uma estratégia qualitativa onde o processo de recolha de dados foi constituído pela pesquisa bibliográfica, pela análise de documentação institucional, assim como o recurso a inquéritos por entrevistas e observação direta. Os resultados obtidos através da triangulação dos dados, confirmam a existência do “paradoxo da desmaterialização” no Exército Português pois os procedimentos administrativos em vigor são excessivamente burocráticos e ainda exigem o suporte em papel, evidenciando que a temática da desmaterialização e digitalização da informação ainda não se encontra suficientemente desenvolvida e implementada quanto seria desejado. Os resultados também sugerem que a implementação de políticas de desmaterialização e digitalização deve fazer-se a par da revisão dos processos administrativos, da consciencialização dos colaboradores para a importância destas políticas, e de uma formação adequada, a fim de resolver o problema da iliteracia digital e da resistência à mudança. O objetivo primordial é caminhar para um ambiente digital, sem papel, aproximando o Exército Português dos padrões nacionais e Europeus, promovendo uma cultura de sustentabilidade, de consciência ambiental e de maior eficiência administrativa.
- Economia Circular na Guarda Nacional RepublicanaPublication . Fernandes, Gonçalo Rodrigo Sampaio; Saraiva, Artur Manuel Vieira; Malheiro, Luís Carlos RodriguesA presente dissertação de mestrado aborda a Economia Circular na Guarda Nacional Republicana. Tem como objetivo proceder a um diagnóstico geral, apontando as suas lacunas, barreiras e áreas de oportunidade onde poderão ser aplicadas medidas e iniciativas para a inclusão dos princípios circulares, formando um modelo conceptual. A metodologia apoiou-se num raciocínio dedutivo. A estratégia aplicável ao estado da arte foi consagrada através da revisão de literatura, por meio de pesquisa de artigos científicos e documentos institucionais. A conceção e abordagem do trabalho de campo baseiam-se numa abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas a atores chave, sendo estes constituintes da componente empírica da dissertação. Recolhidos os diversos argumentos e pontos de vista, é notório que a abordagem do conceito supramencionado ainda se encontra num estado embrionário no seio da GNR. Muitas são as barreiras e lacunas existentes neste âmbito, tal como também as áreas de oportunidade presentes a nível orçamental cultural e burocrático. Um bom ponto de partida para incentivar a integração de princípios circulares seria um diagnóstico profundo transversal à instituição. Como principais conclusões, é notório que para a adoção de um modelo de Economia Circular na Guarda Nacional Republicana, são realçadas quatro áreas de atuação distintas. Abordando a primeira área, sendo a área da formação, é imperioso uma maior incidência nas matérias abordadas no que toca à economia circular. No que remete à área de sensibilização, os respetivos comandantes das unidades juntamento com os decisores intermédios e superiores disporem maior atenção relativamente à sensibilização dos seus subordinados, respeitante às boas práticas de economia circular. A nível da área burocrática, definir metodologias internas pertinentes a fim de fomentar a economia circular. Por último a área financeira, a Guarda Nacional Republicana poderá recomendar procedimentos à Tutela, tirando partindo de fundos europeus e de concursos comunitários como fonte de financiamento, estando estes procedimentos integradas em políticas públicas sustentáveis.
- As Externalidades da Formação dos Oficiais do Exército da Guiné-Bissau no EstrangeiroPublication . Guilherme Martins Camará; Fernandes, Hélio de Jesus Branco CorguinhoNo âmbito da situação política e sociocultural da Guiné-Bissau, constata-se que o país é afetado por problemas derivados de uma nociva gestão organizacional na comunidade castrense, em especial no Exército. O propósito desta dissertação consiste em descrever e compreender as vantagens e desvantagens da formação no estrangeiro e o possível impacto na gestão da cultura organizacional do Exército da Guiné-Bissau. De forma a delinear o campo de estudo, foi efetuada uma revisão da literatura, complementarmente, deu-se prioridade a um estudo metodologicamente qualitativo e direcionado segundo o método do estudo de caso, analisando os Oficias formados pelas Forças Armadas estrangeiras, nomeadamente Angola, Brasil e Portugal. O conceito da cultura organizacional é um conjunto de virtudes, práticas, tradições e filosofia da organização com o propósito de orientar as atitudes dos integrantes para uma postura adequada ao funcionamento interno e nas interrelações com outras organizações ou instituições. No caso de Portugal, a cooperação no domínio da defesa, como parte integrante da política externa portuguesa, obedece às mesmas linhas gerais de atuação, tendo a Cooperação Técnico-Militar (CTM) vindo a desempenhar um papel fulcral ao longo dos anos. Com esta Dissertação, foi possível aferir oportunidades e vulnerabilidades que a formação no estrangeiro comporta, bem como os pontos sobre os quais deve recair maior atenção na gestão da cultura organizacional e entidades intervenientes nas cooperações técnico-militares. No Exército da Guiné-Bissau, não se aplica o tempo legislado de permanência em cada posto. As promoções são feitas, na maioria dos casos, por escolha. A aposta na formação externa dos quadros militares do Exército guineenses constituirá uma potencial mais-valia na cultura organizacional, assim como na redefinição da carreira militar.
- O Impacto das Práticas de Gestão de Recursos Humanos na Satisfação Profissional, Intenção de Turnover e no Desempenho Individual. Estudo de Caso:Publication . Rosário, Júnior António Monteiro do; Lopes, Helga Santa Comba; Ferreira, Tânia MoraO impacto das práticas de gestão de recursos humanos nos oficiais das Forças Armadas de Cabo Verde, é o tema da presente investigação. Esta temática é analisada com base nas cinco práticas de gestão de recursos humanos mais valorizadas pelas Forças Armadas de Cabo Verde, e pretende-se analisar o seu impacto, através da satisfação profissional, na intenção de turnover e no desempenho individual dos oficiais Cabo Verdianos. Para tal, recorreu-se a uma estratégia metodológica mista, do tipo de estudo de caso e utilizou-se como principais técnicas de recolha de dados o inquérito por entrevista e o inquérito por questionário. Através da realização do inquérito por entrevista foi possível constatar que o recrutamento e seleção, a formação e desenvolvimento, a gestão de carreiras, a avaliação de desempenho e o sistema de compensação e recompensas, são as cinco práticas de gestão de recursos humanos mais valorizadas, tendo em conta o grau de ocorrência e a relevância das mesmas para as Forças Armadas de Cabo Verde. A partir dos resultados obtidos do inquérito por entrevista, elaborou-se um inquérito por questionário para avaliar cada um dos construtos, o qual foi aplicado aos oficiais das Forças Armadas de Cabo Verde que se encontram no ativo. Os resultados obtidos confirmam um impacto significativo das práticas de gestão de recursos humanos nos oficiais, permitindo concluir que quanto maiores forem os níveis de satisfação, maior serão os níveis de desempenho individual e consequentemente, menor será a intenção de turnover dos oficiais Cabo-Verdianos. A gestão de carreiras e a formação e desenvolvimento são as práticas de gestão de recursos humanos que têm o impacto mais significativo no desempenho individual, e que mais contribuem para a retenção dos oficiais. Em contraste, o sistema de compensação e recompensas é a prática que evidencia maiores níveis de insatisfação e que mais subsidia a intenção de turnover dos oficiais das Forças Armadas de Cabo Verde.
- A influência do sistema de recompensas na satisfação organizacional dos Sargentos do Exército PortuguêsPublication . Carvalho, Francisco Da Costa; Lopes, Helga Santa CombaO presente trabalho de investigação intitulado “A influência do sistema de recompensas na satisfação organizacional dos Sargentos do Exército Português”, tem como principal objetivo relacionar o sistema de recompensas com a satisfação organizacional na classe de sargentos do Exército Português. A gestão de recursos humanos torna-se cada vez mais um aspeto importante para a atratividade e retenção de efetivos ao nível do Exército Português. Desta forma, torna-se relevante estudar o impacto que o sistema de recompensas como um todo e de forma individual, de acordo com as suas várias componentes tem na satisfação organizacional da Classe de Sargentos. Após uma revisão da literatura foram aplicados inquéritos por questionário aos militares da classe de Sargentos, cuja amostra compreendeu cerca de 471 militares. Tendo conta os dados obtidos, os resultados indicam que, de um modo geral, as recompensas intrínsecas são as mais valorizadas pelos militares, contribuindo para a satisfação organizacional a longo prazo. Por outro lado, existem componentes que contribuem em grande medida para a satisfação organizacional, são elas o Salário, a Promoção, a comunicação e os Benefícios. Ou seja, a maioria das recompensas extrínsecas são determinantes para garantir níveis de satisfação elevados, em especial no período inicial de carreira. Posteriormente, à medida que o militar progride na sua profissão, as recompensas mais importantes são as intrínsecas, sobretudo a natureza inerente ao trabalho e à condição militar. Deste modo, concluímos que é importante garantir um sistema de recompensas completo e eficaz, com uma aposta mais significativa nas recompensas extrínsecas porque são as mais desvalorizadas e as mais eficazes para obter satisfação organizacional