AM - TIA - ADMIL - GNR - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração da (GNR)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AM - TIA - ADMIL - GNR - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração da (GNR) by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Gestor de Contrato na GNR: qualificações e critérios de nomeação.Publication . PETINGA PINTO, MAFALDA; Fontes C. Branco, José F.; Reis, Miguel SousaA recente figura de Gestor de Contrato, consagrada pelo Decreto-Lei n.º 111-B/2017, de 31 de agosto e imposta legalmente a partir do dia 1 de janeiro de 2018, obrigou a Guarda Nacional Republicana a realizar as devidas adaptações de forma a integrar esta nova figura. A presente investigação, subordinada ao tema “O Gestor de Contrato na GNR: qualificações e critérios de nomeação”, tem como objetivo geral analisar as qualificações e critérios de nomeação dos Gestores de na GNR Neste sentido, considera-se pertinente o objeto da presente investigação não só devido à referida inovação, mas também pela reduzida informação relativa à materialização de tal figura e pela importância que a contratação pública representa para a Instituição. Além do mais, a escassez de estudos nesta área torna a presente investigação num desafio para a GNR. Destarte, foi seguida uma abordagem qualitativa, tendo sido adotado por sua vez um raciocínio dedutivo desenvolvendo-se a presente investigação segundo um pensamento lógico do geral para o particular. A recolha de dados foi realizada através de uma análise documental e ainda aplicados inquéritos por entrevista, nomeadamente entrevistas semiestruturadas, de forma a compreender os aspetos que influenciam ou podem influenciar as qualificações e os critérios de nomeação e seguidamente apurá-los quanto aos Gestores de Contrato da GNR. Os resultados obtidos revelam que se for tido em conta as qualificações dos militares e a aplicação consequente dos critérios de nomeação para a função de Gestor do Contrato, irá proporcionar um acompanhamento da execução do contrato mais rigoroso e adequado a cada tipo de objeto do contrato. Concluiu-se ainda com a investigação, que tais qualificações são tidas em consideração de diferentes formas dependendo da Unidade/Estabelecimento/Órgão, bem como, os critérios de nomeação, ainda que existam estes não se encontram definidos de forma padronizada na Instituição, podendo neste sentido sofrer ajustes e melhorias de forma a maximizar o referido acompanhamento.
- A implementação de e-Learning na formação contínua dos militares da Guarda Nacional Republicana. Estudo de Caso: Comando Territorial de LisboaPublication . GINETE SOBREIRA, LILIANA FILIPA; Pascoal Rosado, David MiguelAs necessidades formativas sentidas no percurso profissional dos militares da Guarda Nacional Republicana, associadas às potencialidades do recurso às novas tecnologias constitui o núcleo desta investigação. A formação é um dos grandes desafios que as organizações atualmente enfrentam. A formação na Guarda Nacional Republicana desempenha um papel fundamental no serviço prestado pela Instituição, tornando-se clara a elevada importância da aquisição e manutenção de conhecimentos e competências para o desempenho das diversas funções. A formação associada ao e-Learning é hoje uma realidade presente em muitas organizações. A presente investigação tem como objetivo determinar a importância da ferramenta e-Learning para a formação contínua dos militares da Guarda Nacional Republicana. Neste âmbito, pretende-se caraterizar a importância da formação contínua, cujo objetivo é identificar e analisar as consequências da ferramenta, assim como o impacto do recurso às novas tecnologias na formação dos militares da Instituição, segundo um estudo de caso no Comando Territorial de Lisboa. O método que sustenta a investigação é o método dedutivo, que assenta numa lógica do geral para o particular. Para a consecução dos objetivos definidos, optou-se pela realização de entrevistas e de um inquérito por questionário, complementados com uma análise documental decorrente de pesquisa bibliográfica e de documentos institucionais. Assim, constata-se que a formação contínua possui uma elevada importância para o desenvolvimento profissional dos militares, uma vez que, promove a qualidade no serviço prestado, afetando positivamente as atividades diárias dos militares, incrementando o sucesso individual e, consequentemente, o sucesso organizacional. Conclui-se que o eLearning representa uma mais-valia para a formação contínua, visto que constitui um catalisador das potencialidades dos recursos humanos da Instituição. Em suma, o e-Learning influencia de forma positiva a formação contínua da Guarda Nacional Republicana, na medida em que contribui para o enriquecimento dos conhecimentos dos militares, desenvolvendo as suas competências profissionais e, consequentemente promove a qualidade e a adequabilidade dos mesmos, bem como o cumprimento da missão desta Instituição.
- A implementação de veículos ligeiros híbridos e elétricos na frota da GNR: comparação face aos veículos ligeiros de combustão internaPublication . TEIXEIRA MENDES GONÇALVES, DIVO RAFAEL; Carvalho Ribeiro, André RodriguesA crescente preocupação com as alterações climáticas e com a prossecução dos objetivos de neutralidade carbónica estabelecidos para 2050, obrigam a uma constante mutação da frota terrestre da Administração Pública, sendo visível o esforço para atingir o desígnio de uma mobilidade mais ecológica. Neste mesmo sentido, também a Guarda Nacional Republicana tem procurado o incremento de veículos 100% elétricos e híbridos na sua frota. Assim, a presente investigação tem como objetivo analisar a viabilidade da implementação destes veículos em diferentes contextos operacionais, designadamente nas Secções de Informações e Investigação Criminal, Secções de Proteção da Natureza e Ambiente e Destacamentos Territoriais e de Trânsito. A metodologia usada segue um raciocínio dedutivo, numa lógica de extrair conclusões do geral para o particular. Para tal, o quadro teórico apoiou-se na recolha de dados através de uma pesquisa bibliográfica e análise de dados institucionais, referentes aos veículos 100% elétricos, híbridos e a combustão interna da frota da Guarda Nacional Republicana, mediante uma estratégia de investigação mista, sustentada em inquéritos por entrevista e por questionário. A investigação permitiu concluir que a viabilidade de emprego operacional dos veículos 100% elétricos circunscreve-se às funções das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário e aos serviços administrativos e de apoio. Por seu turno, também os veículos híbridos completos estão delimitados ao mesmo contexto, ao qual acresce o patrulhamento de proximidade. Por último, perante a aquisição de híbridos plug-in, e face à sua maior versatilidade, as oportunidades de emprego operacional ampliam-se à totalidade de valências das Subunidades Territoriais e do Trânsito. Neste sentido, grande parte da atividade operacional poderá ser realizada exclusivamente em modo elétrico, podendo, contudo, ser colmatada com o motor de combustão interna. Ainda assim, dado o panorama atual, existem constrangimentos logísticos/operacionais decorrentes da instalação, em larga escala, de postos de carregamento, atendendo à malha territorial e à necessidade de dispor de uma frota automóvel permanentemente operacional.