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Browsing AM - EPG - H - História by Field of Science and Technology (FOS) "LIDERANÇA"
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- Formação de Líderes no Ensino Superior Militar: Estudo de Caso da Academia da Força AéreaPublication . JOÃO NUNO AMARO DE BETTENCOURT CALADO; Gonçalves dos Reis, Dr.( Maj)João CarlosO ensino da liderança é estruturante para o Ensino Superior Público Universitário Militar e para a Academia da Força Aérea (AFA), em particular, no que diz respeito à formação e capacitação dos futuros quadros superiores da Força Aérea. Esta investigação propôs-se a verificar o impacto do estilo de liderança aplicado aos alunos no engagement dos mesmos, à luz de um modelo de liderança em contínuo: o Full Range Leadership Model (FRLM) (Bass & Avolio, 1994). Cumulativamente, procurou-se aferir o nível de satisfação dos alunos da AFA face à liderança exercida pelo respetivo Comandante de Esquadrilha e verificar até que ponto os atuais alunos admitiam a influência da liderança que lhes é incutida na forma como vão, eles próprios, liderar no futuro. De forma exploratória, foram feitas entrevistas aos responsáveis diretos pela condução da formação em liderança na AFA para enquadrar devidamente toda a investigação. Numa fase subsequente, através de uma metodologia mista de recolha de dados e utilizando um inquérito por questionário, foram recolhidos dados junto dos alunos do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar com o propósito de relacionar o envolvimento destes alunos com a AFA, em função do estilo de liderança a que são sujeitos. Os inquéritos distribuídos aos alunos compreendiam dois questionários: um sobre liderança; outro sobre engagement. Ambos foram tratados pela análise de dados quantitativa e com recurso ao programa estatístico SPSS. A estes questionários somaram-se três questões de resposta aberta, que por sua vez, tiveram um tratamento de análise qualitativa através do software MAXQDA. Verificou-se que os fatores de liderança Inspiração Motivacional (IM) e Estimulação Intelectual (EI), associados à liderança transformacional, promovem um tipo de envolvimento dos alunos: o envolvimento afetivo. Em termos de diferenças entre anos, concluiu-se que a liderança percecionada pelos alunos do 1º Ano demonstrou um pendor mais transformacional comparativamente com os restantes anos. Os resultados percecionados pelos alunos do 4º e 5º Anos, por sua vez, sugerem valores mais elevados no fator “ausência de liderança” Estas diferenças verificadas entre os vários anos estão desfasadas com o que pretendem os responsáveis pela formação em liderança na AFA. Relativamente à influência da liderança, quase 90% dos alunos afirmou ter consciência que será influenciado no futuro pela forma como está a ser liderado no presente. No final do estudo foram apresentadas algumas recomendações, limitações e propostas de futuras investigações do mesmo âmbito.
- A importância do compremetimento organizacional e da motivação no líder militarPublication . MARIA INÊS ESPÍRITO SANTO LOURO DE ANDRADE; Dra. Sandra Luzia Esteves Oliveira de Almeida, Dra. Sandra Luzia EstevesA relação entre o comprometimento organizacional e a motivação tem assumido especial interesse por parte das organizações pois, acredita-se, que a junção destes dois conceitos se possa transformar em criação de valor para as organizações e para os colaboradores. Por isso, através deste estudo, pretende-se enquadrar os conceitos de motivação e do comprometimento organizacional, em todas as suas dimensões, no contexto específico da Força Aérea Portuguesa, especialmente no que respeita aos militares oficiais dos quadros permanentes. O objetivo do presente trabalho é analisar se o Líder Militar está comprometido e motivado com a Força Aérea Portuguesa. Para a concretização dos objetivos foi aplicado um inquérito por questionário a 170 militares, composto por três escalas: Questionário sociodemográfico, Work Preference Inventory e a Escala do Comprometimento Organizacional. Os oficiais dos quadros permanentes demonstram que estão comprometidos afetivamente com a instituição, bem como apresentam níveis significativos de motivação intrínseca e extrínseca. Concluímos que os resultados demonstraram que os objetivos propostos nesta investigação foram cumpridos, uma vez que, o líder militar se encontra comprometido e motivado para com a organização e assume comportamentos que demonstram essa motivação.
- A Inteligência Emocional e a Liderança de Equipas-Equipas de Intervenção Tática de Operações Especiais do GIOEPublication . MARCO ANTÓNIO DOS SANTOS BRITO; Oliveira de Almeida, Dra. Sandra Luzia EstevesEste estudo surge com o objetivo de verificar a relação existente entre a Inteligência Emocional e a Liderança de Equipas, nas Equipas de Intervenção Tática de Operações Especiais, pertencentes ao Grupo de Intervenção de Operações Especiais da Guarda Nacional Republicana. Foram aplicadas escalas referentes aos constructos em análise, nomeadamente o Team Leadership Questionnaire (TLQ) – Fase de Ação e o Wong and Law Emtional Intelligence Scale - (WLEIS) aos militares que representam a totalidade da população em estudo. Por recurso ao teste de correlação de Spearman, identificámos a existência de associação moderada entre os dois constructos em análise, (rs = 0,523; p<0,01). Através de regressão linear, verificou-se ainda um efeito preditor da variável independente Inteligência Emocional, sobre a variável dependente Liderança de Equipas (β = 0,619; P<0,01), sendo que este efeito preditor é exercido quase na totalidade pela dimensão Avaliação e Expressão das Emoções Próprias, que por sua vez toma como mediadoras, as restantes dimensões da Inteligência Emocional. Concluímos assim, que existe associação positiva entre os constructos estudados e que a Inteligência Emocional é preditor da Liderança de Equipas.
- O Processo individual de coaching executivo como exponencial das competências de liderança- Estudo de Caso numa amostra de chefias intermédias grande empresaPublication . JORGE VICENTE GOMES ROSEIRA, MARIA JJOSÉ; Dias Rouco, Prof. Dr.(Tcor)José carlosO objetivo geral deste estudo é verificar se existe desenvolvimento das competências de liderança através do Processo Individual de Coaching Executivo em chefias intermédias de uma grande empresa. Para tal, formulou-se a pergunta de partida onde se questiona se são avaliadas pelos liderados e pelos líderes alterações nas competências de liderança dos segundos decorrentes da sua participação no Processo Individual de Coaching Executivo. A metodologia do estudo corresponde a um case study quantitativo e implicou numa primeira etapa a revisão de literatura sobre liderança e coaching executivo enquadrando a matéria em análise e numa segunda etapa a aplicação de dois questionários Roseira et al (2016) e Rouco (2012), em dois momentos distintos - antes e depois de Processo Individual de Coaching Executivo - a uma amostra constituída por 10 líderes e respetivas equipas constituídas por 113 liderados. O tratamento dos dados recolhidos foi realizado com recurso à análise estatística descritiva e ao teste de hipóteses t-student. Os resultados evidenciaram que existem para as autoavaliações dos líderes diferenças estatisticamente significativas nas competências ‘Relações interpessoais’ e ‘Competências técnicas e profissionais’ não se verificando diferenças estatisticamente significativas para a avaliação dos líderes pelos liderados. As implicações práticas integram o alargamento a mais áreas da empresa com uma amostra mais representativa, um segundo momento de aplicação dos questionários três meses depois do processo de coaching, e uma terceira aplicação que evidenciasse entre outras variáveis, a permanência ou surgimento da eventual alteração de comportamentos. Dos resultados analisados e das presentes conclusões, sugere-se também investir em formação nos estilos de comunicação para os líderes e promover team coaching às equipas bem como a integração nos protocolos de coaching executivo em utilização, de questionários ou outra medida de registo e avaliação de forma a poder gerir e controlar os resultados obtidos. Como propostas para futuras investigações sugere-se aprofundar o papel da idade e da antiguidade na empresa para se compreender melhor como reagem à liderança, bem como xiii entender o papel das habilitações literárias na avaliação da liderança e ainda identificar e detalhar o valor do feedback para cada género e qual o papel das competências de liderança relativamente às diferentes áreas funcionais e às categorias profissionais:
