ISG - Instituto Superior de Gestão
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O ISG |Business & Economics School impõe-se desde 1978 como uma escola de referência no contexto do ensino da gestão em Portugal. De entre as escolas de gestão, o projeto ISG | Business & Economics School, destaca-se pelo carácter inovador da sua formação multidisciplinar, adaptada às reais necessidades do mercado de trabalho. No ISG | Business & Economics School, a educação para a gestão, tem em conta fatores chave de índole profissionalizante, integrando o conhecimento com a prática, e o rigor com a relevância, refletindo os desafios complexos que se colocam aos gestores no seu dia-a-dia. O ISG | Business & Economics School centra a sua atividade numa maior aproximação ao meio empresarial, nomeadamente através de parcerias com empresas nacionais com larga base de implantação no mercado. O ISG | Business & Economics School aposta na geração de sinergias para um ensino superior que, sendo capaz de manter o enfoque na componente científica, a aplica a outras formas de conhecimento cada vez mais profissionalizantes e focalizadas numa ótica de saber-fazer.
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- Alinhamento Estratégico dos Recursos humanos com a Estratégia Organizacional - Um estudo de caso comparativoPublication . Ferreira Leal Abreu Rocha, Catarina; Dias, ÁlvaroO tema gestão de Recursos Humanos é um tema relevante para as organizações pelo seu potencial de criação de valor para a empresa. O êxito das organizações está relacionado com a capacidade de transformar a sua estratégia competitiva em resultados por meio do capital humano. A estrutura dos Recursos Humanos deve estar alinhada estrategicamente com a estratégia da organização, a fim de atingir os objectivos organizacionais. As sinergias entre as práticas de gestão de pessoas e as directrizes da organização, através da abordagem do alinhamento estratégico, são dimensões importantes para que se possa compreender melhor como elevar o desempenho das organizações. (Becker & Huselid, 2001) Esta dissertação pretende demonstrar que através de um modelo de gestão, apoiado no alinhamento estratégico de recursos humanos, mais concretamente nas variáveis Comunicação Interna, Liderança e Sistema de Recursos Humanos, como estas podem influenciar a estratégia da organização. Deste modo foi desenvolvido um estudo comparativo em três PME’s com o objectivo de validar se o modelo adoptado influencia a estratégia organizacional.
- O Fado como instrumento de apoio à internacionalização PortuguesaPublication . Martins da Silva, Cristiana Sofia; Moreira de Carvalho, RuiAo longo desta investigação vamos explorar as potencialidades do Fado e o seu enquadramento enquanto instrumento de apoio à internacionalização Portuguesa. Desta forma, o estudo baseia-se em dois pilares fundamentais: o primeiro, trata da análise da importância do setor turístico português, como um veículo de internacionalização portuguesa, nomeadamente através da cultura, representada pelo Fado. Enquanto que o segundo pilar se centra na internacionalização do Fado, com especial enfoque na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Para Mateus (2013), no que respeita ao âmbito geral do processo de internacionalização a comunidade artística opta por trabalhar numa base de repartição de custos e em redes colaborativas, englobando vários setores, Países, organizações de várias dimensões, de forma a rentabilizar os recursos utilizados durante o processo da internacionalização. Apesar desse objetivo internacional, ainda existe uma comunidade muito fechada em si própria. A aposta na cultura e na criatividade são os pilares para reforçar a competitividade e a internacionalização de Portugal. Na realidade, é através da “nossa cultura, com a nossa história, com o nosso conhecimento, com a nossa criatividade que poderemos produzir bens e serviços com grande valia à escala global” (Mateus, 2013, p.13). Este género musical está, por um lado cada vez mais internacional graças às vozes dos fadistas que transportam a “alma” do povo português e , por outro cada vez mais rico, com novas sonoridades, ritmos e “cores” dos cinco continentes. As parcerias na música revelam-se uma “mola impulsionadora” para captar novos mercados e criar laços de afetos. Palavras-chave: Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Fado, Internacionalização, Turismo.Ao longo desta investigação vamos explorar as potencialidades do Fado e o seu enquadramento enquanto instrumento de apoio à internacionalização Portuguesa. Desta forma, o estudo baseia-se em dois pilares fundamentais: o primeiro, trata da análise da importância do setor turístico português, como um veículo de internacionalização portuguesa, nomeadamente através da cultura, representada pelo Fado. Enquanto que o segundo pilar se centra na internacionalização do Fado, com especial enfoque na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Para Mateus (2013), no que respeita ao âmbito geral do processo de internacionalização a comunidade artística opta por trabalhar numa base de repartição de custos e em redes colaborativas, englobando vários setores, Países, organizações de várias dimensões, de forma a rentabilizar os recursos utilizados durante o processo da internacionalização. Apesar desse objetivo internacional, ainda existe uma comunidade muito fechada em si própria. A aposta na cultura e na criatividade são os pilares para reforçar a competitividade e a internacionalização de Portugal. Na realidade, é através da “nossa cultura, com a nossa história, com o nosso conhecimento, com a nossa criatividade que poderemos produzir bens e serviços com grande valia à escala global” (Mateus, 2013, p.13). Este género musical está, por um lado cada vez mais internacional graças às vozes dos fadistas que transportam a “alma” do povo português e , por outro cada vez mais rico, com novas sonoridades, ritmos e “cores” dos cinco continentes. As parcerias na música revelam-se uma “mola impulsionadora” para captar novos mercados e criar laços de afetos.
- Investimento Direto Estrangeiro Angolano em PortugalPublication . Matos de Aragão Lourenço, Giovani; Moreira de Carvalho, RuiO atlântico norte assiste, desde meados de 2008, a uma crise económico-financeira e social de contornos mal definidos, e assimétricos. Portugal, pela sua fragilidade competitiva, é das economias que se recente da mudança de paradigma em curso em que a capacidade de captar poupança externa emerge como uma vantagem comparativa. O investimento direto estrangeiro (IDE) em Portugal é uma fonte importante financiamento dos projetos e, consequente, da criação de emprego. Neste contexto, investimento angolano assumiu um lugar especial, tendo em conta que o mesmo para além de relevante foi distribuído pelos diversos setores de atividade. O investimento estrangeiro tende a transportar tecnologia, novos mercados e governação enquadrados por “teres e saberes” próprios do cruzamento de culturas, conhecimento e experiências de diferentes geografias. Espera-se, ainda, que possa adicionar transferência de inovação, entre os países e players intervenientes, através da subcontratação local de bens e serviços intermédios, ou, ainda, da capacidade de apreender competências. Segundo Banco de Portugal (BdP), define-se como “fluxos brutos de IDE os capitais oriundos de empresas estrangeiras para criação de novas empresas em Portugal, participações superiores a 10% em empresas já constituídas, os lucros reinvestidos por filiais em Portugal dessas entidades e todos os movimentos de capitais das suas empresas-mãe no exterior para as suas filiais”. Entre 2003 e 2008 a taxa média de crescimento da economia de angola foi cerca de 14,8% ao ano, posicionando-se no topo dos países com maior crescimento. O impacto da crise financeira global provocou um abrandamento significativo do crescimento, entre 2009 e 2011, para uma média de apenas 2,5%. Contudo o volume de investimento angolano, em Portugal, neste período aumentou de modo significativo! Portugal é o principal destino do investimento dos empresários angolanos. Como tal importa investigar as suas principais causas e consequências.
- O Modelo Zona Franca de Manaus: Uma Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica através do Polo Industrial de Manaus.Publication . de Lima Marques Filho, Alcimar; Dias, ÁlvaroEsta investigação científica tem como objetivo abordar a temática do modelo Zona Franca de Manaus e suas diferentes fases históricas de contribuição para o desenvolvimento e crescimento do Amazonas. Objetiva também ter a compreensão da atual fase para o desenvolvimento da região, evidenciando empresas localizadas no Pólo Industrial de Manaus, desenvolvendo ações de Responsabilidade Social empresarial, de sustentação. Este estudo foi fundamentado em Garcia, 2004, 2008. Modelo Zona Franca de Manas, conquistas e desafios. O estudo constituiu-se no enfoque exploratório descritivo, proporcionando uma visão geral do todo. O estudo focou-se nas empresas do Pólo Industrial de Manaus, com o universo pesquisado de 8 empresas de diversos ramos de fabricação. Os dados foram obtidos através de questionários entregue, entregue nas empresas a colaboradores, a aleatoriamente. A tabela Likert foi à base de interpretação do questionário, com variáveis para análise quali-quantitativamente, que descreve as características de uma população, analisa e classifica processos dinâmicos. Nortearam-se esta pesquisa os estudos de coeficiente de correlação, de Pearson, que estuda a relação de duas variáveis linearmente. Para a tabulação dos dados foi utilizado o software ABD do Windows SPSS e a planilha do EXEL. O atual Modelo Zona Franca de Manaus tem uma singular contribuição para crescimento sustentável da região amazônica. É comprovada em análise esta afirmativa, pelo alto nível tecnológico que é desenvolvido pelas empresas locais e pela Feira Internacional da Amazônia, que atrai muitos investidores nacionais e internacionais para a região.
- Prime Pork – Portugal Gourmet: Projeto de empresa exportadora para a ChinaPublication . Filipe da Cruz Prata Cabral Afonso, Luís; Costa, SacramentoConhecidos de longa data e todos possuidores do mesmo espírito empreendedor, os fundadores deste projeto começaram a traçar o seu percurso em 2012, ao definirem o que queriam fazer, como o queriam fazer e onde o queriam fazer. A empresa terá assim a sua origem em 2015, na sequência do projeto aqui apresentado, com a colaboração de Miguel Russo e Neel Amratlal, coincidindo com a concretização de uma ideia, um projeto, uma mentalidade. A PRIME PORK será uma empresa dinâmica com um espírito jovem, onde todos os seus membros estarão concentrados e focados no seu processo de crescimento e desenvolvimento, tentando alcançar sempre novos objetivos e metas. O crescimento da economia chinesa aliado à cada vez maior procura de produtos alimentares naturais de qualidade levaram esta equipa a querer investigar qual a viabilidade desse negócio. Depois de muita pesquisa teórica e de ir ao terreno ver como tudo funciona com os nossos olhos concluiu-se que os consumidores chineses são realmente apreciadores de produtos importados com qualidade certificada. Com isto, avançou-se com a ideia de levar até aos consumidores chineses uma experiência única e irresistível, ao nível sensorial do paladar, era uma excelente oportunidade por explorar. A parte teórica deste projeto é constituída por estudos sobre o porco ibérico, a evolução do mercado chinês e as suas relações com a Europa e Portugal, em particular. Para avaliar a viabilidade deste projeto foi elaborado um estudo do potencial de mercado e de viabilidade financeira do investimento para o realizar. De acordo com os resultados obtidos, é possível concluir que o projeto é viável.
- A PROBLEMÁTICA DOS PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA NOS INTANGÍVEIS – ESTUDO DO CASO MARUTI SUZUKI INDIA LTD.Publication . Nicolau Reis, David Emanuel; Morais Canedo, João PauloAs transações de ativos intangíveis de complexa avaliação e que beneficiam de “patent box regimes”, integram desde 2013 uma das mais importantes ações de combate à evasão fiscal por parte da OCDE. Este crescendo e a sua indispensabilidade nas cadeias de valor das multinacionais, justificam a elaboração desta dissertação. A dissertação subordinada ao tema “A problemática dos preços de transferência nos intangíveis – estudo do caso Maruti Suzuki India Ltd.” analisa os intangíveis comerciais e de marketing nos preços de transferência, e coloca a seguinte questão de investigação: “É arbitrário segregar-se o valor do royalty contratualmente estabelecido entre duas entidades relacionadas entre a parte correspondente ao royalty comercial e a parte correspondente ao royalty de marketing?” A metodologia de investigação consistiu no estudo de caso desenvolvido à luz das orientações da OCDE sobre os preços de transferência. A investigação do caso MSIL permite constatar que é arbitrário a segregação do valor do royalty pago, quando essa divisão não apresenta relevância nem legitimidade, pois a intenção primária é a transferência de tecnologia (know-how) e não o uso da trademark. Caso se efetue a segregação, estabelece-se artificialmente termos e condições não previamente contratualizados, contrariando-se os princípios dos preços de transferência.
- Projeto de EmpreendedorismoPublication . Damião, Marco; Simões, Anabela; Veludo, ManuelEste trabalho insere-se no âmbito do curso de mestrado de Gestão de Transportes e Logística, tendo o projeto em vista a criação de uma empresa de prestação de serviços de Intrastat viável e sustentável. Neste sentido foi feita uma análise estratégica e formulação estratégica, cuja implementação permita satisfazer os clientes da empresa na sua obrigação de cumprir os requisitos europeus, na prestação de serviços de Intrastat. Foram abordados os aspetos relevantes do meio envolvente e do funcionamento da empresa, e estabelecidos os objetivos a serem alcançados. Considerei importante fazer-se este estudo académico para obter um conhecimento mais aprofundado de metodologias de gestão de toda a problemática do sistema Intrastat. Crei que com a implementação deste projeto de empreendedorismo, será possível desenvolver um negócio eficiente e eficaz, despertando o interesse e assegurando a satisfação de “stakeholders” exigentes.
- TEORIAS DA ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS: Uma aplicação às empresas Portuguesas cotadas na Euronext LisboaPublication . Gomes Semedo, Isidro; Costa, SacramentoAs decisões sobre estrutura de capital sempre foram consideradas das mais importantes no contexto da gestão financeira das empresas. O artigo de Modgliani e Miller (1958) sobre a irrelevância da estrutura de capitais sobre o valor da empresa originou o aparecimento de diversas teorias, nomeadamente a teoria do Efeito Fiscal, do Trade Off, dos Custos de Agência, da Hierarquização das fontes de financiamento, da Sinalização e do Market Timing. O presente trabalho teve como objetivo principal testar a aplicabilidade das referidas teorias nas empresas portuguesas não financeiras cotadas na Euronext Lisboa em 2015, durante o período 2010-2014. Utilizou-se como metodologia a estimação de modelos de regressão linear especificados de acordo com as diferentes teorias. Das 33 estimações realizadas, algumas apresentaram bom coeficiente de determinação, evidenciando capacidade explicativa boa ou razoável das variáveis independentes propostas pelas diferentes teorias, nomeadamente valor de mercado, imposto sobre o rendimento, free cash flow, dimensão, valor de liquidação dos ativos ou rendibilidade, face às variáveis endógenas proxys da estrutura de capitais das empresas que se utilizaram: empréstimos corrente, não corrente e empréstimo total. Os modelos especificados com as variáveis exógenas oportunidades de crescimento e liquidez geral evidenciam não terem estas variáveis um efeito significativo sobre as variáveis dependentes. Estas evidências reforçam o poder explicativo das teorias da Sinalização e a dos Custos de Agência.