Browsing by Issue Date, starting with "2025-11-18"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Superando Barreiras nas Organizações: como as Tecnologias de Apoio Promovem a Diversidade, Inclusão e o Desempenho de Surdos em PortugalPublication . Ferreira, Ana Rute; Pereira, AndreiaA presente dissertação tem como objetivo analisar a influência da utilização de tecnologias de apoio na perceção de diversidade e inclusão e no desempenho profissional de colaboradores com deficiência auditiva em contexto organizacional. Partindo de uma fundamentação teórica centrada nos conceitos de diversidade, inclusão e acessibilidade tecnológica, o estudo procurou compreender de que forma estas dimensões se inter-relacionam no ambiente de trabalho, contribuindo para uma maior equidade e participação plena. Para o efeito, foi adotada uma metodologia quantitativa, com recurso a um questionário aplicado a 89 participantes com diferentes graus de deficiência auditiva e/ou surdos. Os resultados revelam que a perceção de inclusão está significativamente associada ao desempenho organizacional, confirmando a importância das práticas inclusivas na promoção de ambientes laborais produtivos e justos. Verificou-se igualmente que o uso de tecnologias de apoio influencia positivamente o desempenho, embora a sua relação direta com a inclusão não tenha sido estatisticamente significativa. Estas evidências sugerem que, para além dos recursos técnicos, a inclusão exige transformações mais profundas ao nível cultural e organizacional. A dissertação encerra com um conjunto de recomendações práticas para empregadores e decisores, destacando a importância de medidas acessíveis, formações e políticas de justiça distributiva.
- A Qualidade da Informação Financeira e a sua Influência no Valor das Empresas do Portuguese Stock Index (PSI)Publication . Lopes, David Cavaco; Pinheiro, CarlosNum ambiente financeiro cada vez mais exigente, a qualidade da informação financeira deixou de ser uma opção - tornou-se uma necessidade. Esta afirmação é fundamentada nos resultados de vários estudos empíricos que corroboram a ideia de que existe uma influência significativa da qualidade dos resultados na valorização das empresas. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal investigar a influência que a qualidade dos resultados exerce na valorização das empresas do Portuguese Stock Index (PSI). Desta forma, procedeu-se à recolha de dados anuais das empresas do PSI, referentes ao período de 2017 a 2022. Foi realizada uma regressão linear através do método dos mínimos quadrados (OLS), com efeitos fixos temporais. A qualidade dos resultados foi avaliada através da qualidade dos acréscimos e diferimentos, enquanto que o valor das empresas foi quantificado através do Tobin's Q. Foram adicionadas três variáveis de controlo: a dimensão da empresa, a sua estrutura de capitais e o ROE. Posteriormente, fez-se um sample split, que consistiu na divisão do período da amostra em dois segmentos: pré-COVID-19 e pós-COVID-19. Esta abordagem foi adotada com o objetivo de compreender se no período da pandemia se mantém a influência da qualidade dos resultados. Os resultados obtidos sugerem que, para o período total, não existe significância estatística entre a qualidade dos resultados e o valor das empresas. Contudo, nos primeiros três anos do período em análise (pré-COVID-19), foi observada essa significância estatística, que deixou de ser evidenciada nos últimos três anos (pós-COVID-19). Estes resultados sugerem que, em condições normais de mercado, a qualidade dos resultados influencia a valorização das empresas do PSI. Porém, em períodos de incerteza, como o causado por uma pandemia, a qualidade dos resultados deixa de exercer uma influência significativa na decisão de investimento. Esta evidência empírica permite contribuir para a teoria financeira e constitui uma oportunidade de investigação futura.
- Uma cultura orientada para a inovação: O papel do design como estratégia nas grandes empresas nacionais - Um estudo de caso no NovoBancoPublication . Coelho, Margarida Conceição Cavalheiro; Moreira, Bruna Ruschel; Gancho, Sara Patrícia MartinsOs designers têm sido permanentemente confrontados com novos paradigmas no âmbito da tecnologia, inovação e criatividade. À medida que a necessidade de mudança se torna mais premente, num ecossistema social e económico agressivo, que opera em mercados saturados e competitivos, é exigido encontrar respostas para desafios cada vez mais complexos, oferecer soluções arrojadas, que entreguem valor aos clientes e às próprias instituições. A presente dissertação procura analisar quais os contributos do design enquanto elemento estratégico no processo de inovação e transformação cultural, no contexto das grandes empresas nacionais. O seu objetivo visa compreender como pode o design alavancar a transformação organizacional, promovendo uma cultura de inovação alinhada com os objetivos do negócio. Na primeira etapa é realizada uma revisão literária que se foca em três grandes áreas. A primeira, para onde caminha o design? diz respeito à evolução da disciplina do design ao longo do tempo e qual o seu rumo atual. A segunda, o valor estratégico do design, dedica-se à inserção do design no núcleo empresarial, analisando o seu impacto na cultura, inovação, modelos operativos e de governance. E, por fim, uma overview relativa ao contexto do mercado das grandes empresas nacionais, analisando o impacto do design na sua competitividade. A análise assenta ainda numa metodologia aplicada, recorrendo a um estudo de caso numa empresa nacional, o novobanco, que articula métodos, como um questionário online, análise documental, entrevistas e focus group. Os insights obtidos materializam-se no desenvolvimento de uma framework de trabalho que procura potenciar o papel do design junto das grandes empresas nacionais, contribuindo enquanto um elemento estratégico, para a otimização de modelos operativos, processos metodológicos, colaboração multidisciplinar e melhoria da experiência do cliente. Os resultados da investigação demonstram que o design possui um papel importante no alinhamento entre objetivos do negócio e necessidade humana, impulsionando a adaptação das empresas face aos desafios do mercado. No entanto, existe ainda um caminho a percorrer no que diz respeito à sua integração, seja por desafios internos da própria disciplina, seja pelas barreiras e nível de maturidade organizacional, que dificultam a sua integração plena. Promover uma promoção sustentada do design junto das grandes empresas revela-se, no entanto, vital para garantir a capacidade de inovação do tecido empresarial português, contribuindo para uma economia mais resiliente, diferenciadora e orientada para o futuro.
- Gestão do design como estratégia no incentivo de comportamentos sustentáveis em eventos: O papel do Design Thinking e do UX Design, para experiência do públicoPublication . Rangel, Brunna Ribeiro; Santos, Vasco Alexandre Milne dosO presente trabalho investiga como a gestão do design pode ser utilizada como estratégia para incentivar o público a tomar comportamentos sustentáveis em eventos de grande escala, com foco especial em festivais ao ar livre. As principais problemáticas que verificámos na análise do tema estão associadas ao acúmulo de resíduos, ao desperdício de recursos e ao aumento da pegada de carbono. Numa primeira fase da investigação, exploratória, foi realizada uma revisão da literatura sobre eventos, sustentabilidade, ética ambiental e comportamento do público, complementada por estudos de casos como Woodstock, Coldplay e Jornada Mundial da Juventude, que demonstram diferentes abordagens e resultados na gestão e organização para as práticas sustentáveis nos eventos. Aplicada à investigação, foi baseada no Research Through Design, integrando métodos qualitativos e quantitativos. De modo, foram utilizados os métodos dos inquéritos por profissionais do sector, nas fases (exploratória e avaliativa) e ao público participante, para verificação do problema e das necessidades sentidas nos eventos. Na fase generativa e resultante da gestão do design para a construção de uma ideia de projeto, estruturou-se uma solução prototipada digitalmente orientada pelas diretrizes do Design Thinking e pelo UX Design, com foco na experiência do utilizador. Na fase avaliativa, para se apreciar a organização e a proposta de solução para a minimização do problema, utilizou-se a metodologia assente na Research Through Design com a análise de especialistas sobre a eficácia, viabilidade e potencial de replicação da solução. Foi possível concluir que o estudo destaca que a aplicação estratégica do design, especialmente focada numa abordagem de Design Thinking, UX Design e Design Emocional, pode transformar a experiência do público, estimulando práticas pró-ambientais e fortalecendo o engajamento coletivo, ainda que limitada por fatores como a falta de infraestruturas, comunicação insuficiente e ausência de regulamentação. Assim, os eventos passam a atuar não apenas como espaços de lazer e cultura, mas também como plataformas educativas e formativas, capazes de promover mudanças sociais e ambientais duradouras.
- Relação creche – famíliaPublication . Matos, Catarina Gonçalves de; Mota, , Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação desenvolvido durante o estágio em creche, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A investigação centrou-se na família e na sua participação na creche, tendo como questão de partida: “Como posso promover uma maior cooperação entre a creche e a família?”. Com crianças de 2 anos como colaboradoras, foram definidos os seguintes objetivos: conhecer a relação entre a creche e as famílias; identificar as estratégias utilizadas pela equipa educativa para promover essa cooperação; implementar ações que favoreçam o envolvimento familiar; compreender as perceções das famílias relativamente à sua participação e avaliar a visão da educadora sobre o impacto dessa colaboração. A intervenção pedagógica delineada a partir da avaliação de contexto procurou promover, de forma sistemática, o envolvimento das famílias no processo educativo. Recorreu-se à observação participante e à entrevista como técnicas de recolha de dados, com o apoio de notas de campo e guiões de entrevista dirigidos às famílias. Os resultados evidenciam que a cooperação entre a creche e a família deve ser contínua e sustentada por estratégias adequadas às necessidades do grupo. Esta aproximação fortalece vínculos de confiança e afetividade, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento integral das crianças.
- Estratégias de design de comunicação para exposição e aproximação ao adepto por clubes desportivos - Caso de estudo Sporting Clube PortugalPublication . Colaço, Beatriz da Silva; Cardal, Susana Paula da Silva AzevedoO design visual é uma disciplina que, apesar do seu impacto e aplicação em inúmeras áreas e setores, continua a não ser totalmente reconhecida pelo seu papel imprescindível, não só no desenvolvimento do pensamento artístico, como também na comunicação e transmissão de mensagens. Quando transposta ao desporto o seu papel é desvalorizado, principalmente por não ser considerada tradicionalmente essencial no desenvolvimento e repercussão direta do clube. O objetivo desta Dissertação de Tese assenta no estudo do impacto da disciplina do design, mais concretamente em ferramentas visuais, como o design de comunicação, entidade visual e produção de conteúdo digital, com ênfase em design desportivo, quando aplicadas a clubes desportivos. De modo a avaliar a eficácia das ferramentas de design e o potencial retorno do investimento nesta área, a investigação utilizou como base um clube desportivo como caso de estudo. A entidade Sporting Clube de Portugal, foi selecionada devido à sua posição atual de destaque na área de estudo em questão, através do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em torno da criação e desenvolvimento da identidade visual e conteúdo digital do clube.
