Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Superando Barreiras nas Organizações: como as Tecnologias de Apoio Promovem a Diversidade, Inclusão e o Desempenho de Surdos em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação de M-G - Ana Ferreira.pdf996.03 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação tem como objetivo analisar a influência da utilização de tecnologias de apoio na perceção de diversidade e inclusão e no desempenho profissional de colaboradores com deficiência auditiva em contexto organizacional. Partindo de uma fundamentação teórica centrada nos conceitos de diversidade, inclusão e acessibilidade tecnológica, o estudo procurou compreender de que forma estas dimensões se inter-relacionam no ambiente de trabalho, contribuindo para uma maior equidade e participação plena. Para o efeito, foi adotada uma metodologia quantitativa, com recurso a um questionário aplicado a 89 participantes com diferentes graus de deficiência auditiva e/ou surdos. Os resultados revelam que a perceção de inclusão está significativamente associada ao desempenho organizacional, confirmando a importância das práticas inclusivas na promoção de ambientes laborais produtivos e justos. Verificou-se igualmente que o uso de tecnologias de apoio influencia positivamente o desempenho, embora a sua relação direta com a inclusão não tenha sido estatisticamente significativa. Estas evidências sugerem que, para além dos recursos técnicos, a inclusão exige transformações mais profundas ao nível cultural e organizacional. A dissertação encerra com um conjunto de recomendações práticas para empregadores e decisores, destacando a importância de medidas acessíveis, formações e políticas de justiça distributiva.
This dissertation investigates the impact of assistive technologies on perceptions of diversity and inclusion, as well as on the professional performance of employees with hearing impairments in organizational contexts. Anchored in a theoretical framework based on the concepts of diversity, inclusion, and technological accessibility, the study explores the interrelationships among these dimensions within the workplace, aiming to promote equity and full participation. A quantitative methodology was employed, using a questionnaire administered to 89 individuals with varying degrees of hearing impairment and/or deafness. The findings reveal a significant association between perceived inclusion and organizational performance, underscoring the role of inclusive practices in fostering fair and productive work environments. Although the use of assistive technologies positively influenced performance, its direct correlation with inclusion was not statistically significant. These results suggest that inclusion extends beyond technical solutions, requiring broader cultural and organizational changes. The dissertation concludes with practical recommendations for employers and policymakers, highlighting the importance of accessible measures, training, and distributive justice policies.

Description

Keywords

Diversidade Inclusão Tecnologias de Apoio Desempenho Organizacional Surdos Deficiência Auditiva

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence