Percorrer por data de Publicação, começado por "2025-10-03"
A mostrar 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de ordenação
- O tratamento de mercadorias perigosas: Um estudo de Segurança Marítima a bordo e no cluster marítimo-portuárioPublication . Pessoa, Francisco Baptista Vahia Teixeira; Batista, Maria Manuela Martins; Cruz, Ângelo Manuel Dias dos SantosA presente dissertação tem como objetivo investigar o estado de consciencialização e as práticas de segurança associadas ao tratamento de mercadorias perigosas, tanto a bordo dos navios como no cluster portuário. Considerando a crescente complexidade e os riscos inerentes ao tratamento de cargas HAZMAT (Hazardous Materials), esta pesquisa insere-se num paradigma interpretativo, com abordagens qualitativas e quantitativas, a que se coligou o método de estudo de caso, com análise de documentos e questionário. Os resultados obtidos evidenciam uma evolução positiva no que concerne à consciencialização sobre a segurança no transporte e manuseamento de mercadorias perigosas. Contudo, permanece uma lacuna significativa entre a teoria e a prática. A análise dos dados revelou que uma parcela considerável dos profissionais marítimos inquiridos não consulta regularmente o Código Marítimo Internacional de Mercadorias Perigosas (Código IMDG) ou as Declarações de Mercadoria Perigosa durante as operações de transporte e manuseamento. Além disso, verificou-se uma prática deficitária no que diz respeito ao cumprimento dos procedimentos e recomendações associados às operações de carga, descarga e monitorização de mercadorias perigosas a bordo. A formação e a sensibilização oferecidas pelas empresas que operam neste setor também se revelaram insuficientes. A maioria dos inquiridos afirmou nunca ter recebido formação específica ou qualquer tipo de sensibilização por parte das empresas para o transporte seguro de mercadorias perigosas. Apesar disso, constatou-se um interesse generalizado entre os profissionais inquiridos em aprofundar o seu conhecimento e formação nesta área, indicando uma lacuna importante entre as necessidades dos trabalhadores e o investimento realizado pelas empresas. Em suma, a presente dissertação permite concluir que, o estado atual da segurança no tratamento de mercadorias perigosas a nível marítimo ainda apresenta margem para melhorias. Verifica-se uma falta de uma cultura de segurança sinérgica, que deveria ser promovida através de legislação mais eficaz, formação contínua, fiscalização e apoiada pelas empresas de transporte. Além disso, a padronização de procedimentos de segurança, já aplicados noutras modalidades de transporte de mercadorias perigosas, é essencial para fortalecer a intermodalidade. Assim, este estudo contribui para a discussão sobre a importante necessidade de promover uma cultura de segurança mais consolidada e integrada, capaz de responder aos desafios dinâmicos e complexos do transporte de mercadorias perigosas, assegurando que estas operações sejam realizadas em conformidade com as recomendações e os regulamentos internacionais para a segurança marítima.
- A hipotermia perioperatória inadvertida e o risco de infeção do local cirúrgico : contributos do enfermeiro especialistaPublication . Garcia, Joana Cristina Nogueira; Antunes, Ana VanessaO presente relatório pretende retratar o percurso realizado ao longo dos estágios desenvolvidos no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgico na área da pessoa em situação perioperatória, promovendo a reflexão crítica da prática e a análise das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista adquiras e trabalhadas ao longo deste curso. A temática deste Relatório é consequência de uma oportunidade de melhoria encontrada na Unidade Local de Saúde onde os estágios tiveram lugar, que encontra a sua pertinência em matéria de segurança da pessoa alvo de cuidados, nomeadamente em matéria de controlo de infeção. A hipotermia perioperatória inadvertida é o evento adverso mais comum em contexto perioperatório, tendo associadas múltiplas complicações, das quais se destaca o aumento considerável do risco de infeção do local cirúrgico, uma tipologia de infeção associada aos cuidados de saúde com uma taxa de incidência importante a nível mundial. Para melhor compreender a relação entre estes dois fatores, a hipotermia perioperatória e o risco de infeção do local cirúrgico, foi desenvolvido também uma revisão sistemática de etiologia e risco. O desenvolvimento de conhecimento científico e a sua partilha permitiu em contexto de estágio desenvolver competências comuns do enfermeiro especialista, mas também competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área da pessoa em situação perioperatória em matéria de melhoria contínua da qualidade e sobre tudo e de na maximização da segurança congruente com a consciência cirúrgica.
- Intervenções especializadas de enfermagem na transição de cuidados no bloco operatórioPublication . Barrenho, Susana Cristina Carriço Alcaparra; Soares, TâniaA comunicação eficaz e a transição de cuidados de saúde têm vindo a assumir um papel cada vez mais central na promoção da segurança do doente. Nas últimas décadas, tem-se verificado um aumento significativo da ocorrência de eventos adversos em saúde, os quais comprometem, não só a qualidade e a segurança dos cuidados, mas também o bem-estar dos doentes. A ausência de práticas comunicacionais seguras pode resultar em danos evitáveis, sofrimento acrescido e, em casos mais graves, a morte. Entre as principais causas destes eventos, destacam-se as falhas de comunicação entre os profissionais de saúde, frequentemente associadas à omissão de informação, à transmissão de informações desorganizadas ou à partilha de informações imprecisas. O ambiente em que ocorre a Transição de Cuidados revela-se igualmente determinante para o sucesso da mesma. O bloco operatório representa um ambiente complexo e desafiante. Trata-se de um ambiente de elevada exigência, marcado por stress, elevada carga de trabalho, ruido, onde e interrupções frequentes. Além disso, é um espaço onde ocorrem múltiplas transferências de responsabilidades entre os profissionais, o que potencia o risco de falas na comunicação. O elevado fluxo de informação neste cenário torna-se, assim, um fator crítico que pode comprometer uma transição de cuidados segura, criando oportunidades para o crescimento dos erros e aumento do risco de eventos adversos. No sentido de minimizar estes riscos, organismos como a Organização Mundial da Saúde (OMS), através do Plano de Ação Global para a Segurança do Doente (PAGSD) 2021-2030, e o Programa Nacional para a Segurança dos Doentes (PNSD) 2021-2026, têm vindo a promover estratégias orientadas para a melhoria da comunicação em saúde. A Direção-Geral da Saúde, por sua vez, reforça esta abordagem através da norma sobre Comunicação Eficaz e Transição de Cuidados em Saúde, onde recomenda a utilização do ISBAR que permite não só a uniformização da informação a ser transmitida, a sua organização, orientação e clareza, mas também facilita o processo de tomada de decisão. Face às exigências prementes, nos cuidados de Enfermagem Perioperatório, é determinante a adoção de medidas e métodos, que garantam a segurança do doente cirúrgico em diferentes níveis.
- Competências do enfermeiro especialista em enfermagem perioperatória na cirurgia robóticaPublication . Canelas, João Pedro Moreira; Pereira, Maria do Carmo RochaA cirurgia robótica tem vindo a afirmar-se como uma das mais avançadas tecnologias no contexto cirúrgico, exigindo da equipa de enfermagem uma adaptação contínua e a aquisição de competências altamente diferenciadas. O presente relatório descreve o percurso formativo realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória, centrando-se na aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas que sustentam a atribuição do título de Enfermeiro Especialista. O estágio decorreu em ambiente de bloco operatório, com prática em cirurgia robótica, proporcionando experiências significativas pela elevada complexidade tecnológica, que exigiram domínio técnico, pensamento crítico e reflexivo, e capacidade de atuação integrada numa equipa multidisciplinar. A análise reflexiva das vivências foi orientada por referenciais teóricos como a Teoria do Cuidado Tecnológico de Rozzano Locsin, que valoriza a integração harmoniosa entre o uso da tecnologia e o cuidado humanizado à pessoa em situação perioperatória. Este relatório evidencia o papel essencial do enfermeiro no contexto da cirurgia robótica, sublinhando a importância da formação especializada, da segurança clínica e da capacidade de resposta perante os desafios colocados por ambientes operatórios altamente tecnológicos.
- Intervenções especializadas de enfermagem no período perioperatório para a prevenção de complicações na cirurgia reconstrutiva da mamaPublication . Alves, João Carlos Fernandes; Pereira, Maria do Carmo RochaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória, da Escola Superior de Saúde Egas Moniz. O cancro da mama é a neoplasia maligna mais prevalente e incidente entre as mulheres em Portugal, sendo a cirurgia o principal método de tratamento. O seu impacto físico, emocional e social é significativo. A reconstrução mamária surge, assim, como uma etapa fundamental na recuperação biopsicossocial da mulher. A realização da Scoping Review, aliada à Teoria das Transições de Afaf Meleis, permitiu-nos evidenciar o contributo da cirurgia reconstrutiva da mama no processo de transição vivenciado pelas mulheres submetidas a mastectomia ou a cirurgia oncoplástica. Foram igualmente identificadas intervenções de enfermagem com impacto na prevenção de complicações associadas a este tipo de procedimento. Destaca-se a importância do enfermeiro especialista na prestação de cuidados seguros, humanizados e sustentados na melhor evidência científica, promovendo uma experiência cirúrgica mais positiva e uma melhoria na qualidade de vida das mulheres submetidas a cirurgia reconstrutiva da mama. O relatório integra uma análise crítico-reflexiva sobre o processo de aquisição e desenvolvimento de competências preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros (Regulamentos n.º 429/2018 e n.º 140/2019), incluindo-se assim as competências comuns do enfermeiro especialista e as competências específicas para o cuidado à pessoa em situação perioperatória e respetiva família/pessoa significativa. Esta reflexão é orientada pelo modelo de desenvolvimento profissional de Patrícia Benner e fundamentada nas experiências de estágio realizadas em dois blocos operatórios de duas Unidades Locais de Saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo. Este percurso evidenciou a consolidação de competências técnicas, científicas, éticas e relacionais essenciais para um cuidado especializado e de excelência.
- Desprescrição: perceções em farmácia comunitáriaPublication . Peres, Érica; Silva, Inês; Monteiro, Luis; Cardoso, CarlosIntrodução: Em Portugal, a maioria dos doentes, especialmente a população mais idosa, apresenta mais do que uma doença crónica, algo conhecido como multimorbilidade. Para diminuir o impacto desta na qualidade de vida e na mortalidade, muitas vezes recorre-se à polifarmacoterapia, podem surgir prescrições inadequadas que incluem a sobreprescrição, subprescrição ou prescrição inadequada, respetivamente na dosagem, duração ou por estarem em desacordo com a necessidade do doente. Desta forma, é necessário considerar e avaliar em que medida são precisas estratégias para garantir que as pessoas estão medicadas de forma adequada, com o objetivo de reduzir os custos sociais do doente e aumentar os ganhos em saúde através da redução do risco de interações medicamentosas. A desprescrição é um processo planeado e supervisionado de interrupção do uso ou de redução da dose de um medicamento, com a intenção de melhorar a qualidade de vida do indivíduo e reduzir os riscos associados a efeitos adversos. A articulação e ação de todos os profissionais de saúde no sentido de identificar e capacitar os pacientes no acompanhamento da desprescrição é de extrema relevância. O papel dos farmacêuticos comunitários é essencial no acompanhamento regular e na ajuda à gestão da desprescrição, uma vez que são estes o elo de ligação entre diferentes informações. Objetivos: O objetivo deste estudo foi perceber o conhecimento, frequência, crenças e dificuldades dos farmacêuticos comunitários sobre a temática da desprescrição. Métodos: Com este intuito, foi elaborado um questionário para um estudo transversal de âmbito nacional, com distribuição online, sujeito depois a estatística descritiva. Resultados: Foram obtidas 188 respostas válidas de profissionais de saúde: 77,1% do sexo feminino e 22,9% do sexo masculino. A maioria dos inquiridos, concorda que a desprescrição traz grandes benefícios e as grandes barreiras passam pela resistência dos profissionais de saúde, por medo de efeitos adversos ou falta de diretrizes claras, reticência dos doentes, falta de tempo dos profissionais e a inexistência de guidelines ou modelos computacionais que auxiliem o processo de desprescrição. Discussão: Uma das principais limitações deste estudo reside na ausência de validação formal do questionário, na aplicação anónima sem controlo da unicidade das respostas e na pequena amostragem e por conveniência, potencialmente enviesada pela divulgação digital. Conclusão: Este estudo destaca a importância da colaboração interdisciplinar e a necessidade de ferramentas, protocolos e incentivos adequados para uma desprescrição segura, eficaz e centrada no doente.
- Contaminação microbiológica dos humidificadores usados em ventiloterapia domiciliáriaPublication . Melo, Joana; Caseiro, PauloA ventiloterapia domiciliária é uma intervenção fundamental na gestão de diversas patologias respiratórias, incluindo a Síndrome da apneia obstrutiva do sono, a Síndrome de hipoventilação-obesidade e múltiplas formas de insuficiência respiratória crónica, como a doença pulmonar obstrutiva crónica e as doenças neuromusculares. Contudo, a utilização prolongada de dispositivos ventilatórios, como máscaras e humidificadores, pode favorecer a colonização microbiológica e, potencialmente, contribuir para eventos infeciosos. O presente estudo teve como objetivos avaliar a prevalência de contaminação microbiológica em dispositivos de ventiloterapia domiciliária, identificar os microrganismos isolados, explorar os fatores associados à contaminação e investigar a sua relação com infeções respiratórias. A amostra foi constituída por 100 doentes sob ventiloterapia domiciliária, distribuídos em dois grupos de acordo com a presença ou ausência de humidificador. Foram aplicados questionários relativos às práticas de higiene, características clínicas e sociodemográficas, complementados com inspeção visual dos dispositivos e colheita de amostras microbiológicas da máscara e do humidificador. Os resultados revelaram uma elevada taxa de contaminação nos humidificadores (87,8%) e uma taxa moderada nas máscaras (28,0%). Foram isoladas 54 espécies bacterianas distintas, com predomínio de microbiota cutânea nas máscaras e de microbiota ambiental e oportunista nos humidificadores. Verificaram-se associações estatisticamente significativas entre a contaminação e variáveis como a frequência de troca da máscara, o estado visual do humidificador e a higiene da máscara. Na análise global, não se observou uma associação estatisticamente significativa entre a contaminação microbiológica e a ocorrência de infeções respiratórias. No entanto, a análise dirigida ao subgrupo de doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica revelou um dado particularmente relevante: a presença de contaminação em qualquer componente do circuito ventilatório associou-se de forma significativa à ocorrência de infeções respiratórias (p = 0,024), sugerindo uma maior vulnerabilidade deste grupo às consequências clínicas da colonização microbiana. Para além desta evidência, a idade avançada, a utilização de máscara oronasal e o maior tempo de exposição à terapêutica ventilatória revelaram-se, de forma transversal, fatores significativamente associados à ocorrência de infeções respiratórias. Este estudo aprofunda a caracterização da carga microbiológica associada à ventiloterapia domiciliária e identifica práticas de manutenção com potencial impacto na segurança clínica dos utilizadores. Os resultados evidenciam a importância de estratégias educativas orientadas para a prevenção da contaminação, especialmente em doentes mais vulneráveis, e sustentam a necessidade de recomendações específicas para a higienização adequada dos dispositivos ventilatórios em contexto domiciliário.
- Intervenções de enfermagem especializada à pessoa em situação crítica com lesão renal agudaPublication . Vieira, Sónia Cristina Dionísio Anjos; Vaz, Célia Rodrigues de Oliveira TavaresNa prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica (PSC) com Lesão Renal Aguda (LRA) os enfermeiros destacam-se pela importância da sua intervenção através da monitorização do doente, prevenindo a ocorrência de complicações, participando na Terapêutica de Substituição Renal (TSR), muitas vezes em contexto emergente, avaliando a evolução do doente e a sua resposta ao tratamento. Dependendo da sua etiologia, gravidade e duração, a LRA é muitas vezes de natureza transitória, e com o tratamento adequado e cuidados de enfermagem especializados, o doente pode recuperar a sua função renal. É por isso, fundamental que o enfermeiro especialista mobilize conhecimentos e habilidades, na conceção, implementação e avaliação do plano de intervenção, numa parceria de cuidar promotora da segurança e da qualidade dos cuidados. Deste percurso formativo fizeram parte três contextos de estágio, que nos permitiram desenvolver competências e atingir os objetivos pré-estabelecidos. Partindo de uma base teórica para a prática de cuidados e refletindo sobre essa prática, desenvolvemos um percurso que teve como referencial teórico a Teoria das Transições de Afaf Meleis. Este documento tem como objetivo apresentar, por meio de uma metodologia reflexiva e de uma análise crítica, o percurso formativo de aquisição, desenvolvimento e consolidação dos conhecimentos e competências que fundamentam a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem à PSC e de Mestre em Enfermagem.
- Intervenções de enfermagem especializada à pessoa em situação crítica submetida a cateterismo cardíacoPublication . Macedo, Bruno Alexandre Torrejais; Vareta, DianaA doença cardiovascular é das principais causas de morte no mundo, sendo o enfarte agudo do miocárdio responsável pela elevada taxa desta problemática. O cateterismo cardíaco surge como o procedimento mais eficiente no restabelecimento do fluxo sanguíneo ao coração. Com a realização de uma scoping review, foi possivel procurar na evidência científica mais recente a intervenção procedimental realizada sobre a temática, sendo a intervenção de enfermagem especializada preponderante para o planeamento e gestão de cuidados desde o momento de diagnóstico até à alta hospitalar. O envolvimento da pessoa em situação crítica submetida a cateterismo cardíaco e da familia e/ou cuidadores é um fator importante para que possam ultrapassar os diversas processos transicionais com sucesso. Assim, o percurso formativo foi norteado conforme a Teoria das Transições de Afaf Meleis, sendo a intervenção de enfermagem direcionada à pessoa em situação crítica e familia e/ou cuidadores. Este relatório foi desenvolvido através da análise das experiências vivenciadas em contexto de estágio e dos trabalhos desenvolvidos ao longo de todo o percurso formativo, utilizando um processo reflexivo e crítico das mesmas, de modo a permitir a aquisição e desenvolvimento de competências essenciais para a prática especializada. Este processo foi fundamental para a obtenção do título Enfermeiro Especialista de Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação Crítica, pela Ordem dos Enfermeiros, e de grau Mestre de Enfermagem, de acordo com os descritores de Dublin. Os campos de estágio foram o serviço de Urgência Geral e Polivalente de um Hospital Central, a Unidade de Cuidados Intensivos de um grupo privado, situados na grande Lisboa, a Unidade de Cuidados Intensivos Coronários e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação, ambos na região de Setúbal.
- Cuidar a família da pessoa em situação crítica : intervenções de enfermagem especializadaPublication . Pereira, Verónica Andreia Andrade da Silva; Vaz, Célia Rodrigues de Oliveira TavaresA prestação de cuidados de enfermagem à Pessoa em Situação Crítica tem evoluído significativamente, muito impulsionada pela grande revolução tecnológica característica do nosso tempo. Um evento inesperado, como uma situação crítica de doença, sistematicamente afeta tanto a Pessoa em Situação Crítica como também se repercute profundamente no seu seio familiar. Neste contexto, é essencial que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica reconheça a família como um elemento central nos cuidados prestados. É assim fundamental que capacite, apoie e cuide a família tornando-a parte integrante do plano de cuidados. Esta inclusão torna-se assim o elo essencial para a prestação de cuidados de excelência, assumindo o Enfermeiro Especialista um enorme propósito na sensibilização da equipa de cuidados de saúde para esta problemática. Na realização do presente Relatório de Estágio, recorremos a uma metodologia reflexiva e análise crítica do percurso formativo, espelhando a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento das competências preconizadas para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e Mestre em Enfermagem. Este percurso formativo, incluiu para além da componente teórica, estágio em três contextos clínicos diferentes, nomeadamente, Serviço de Urgência Geral, Unidade de Transplantes e Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. Conceptualmente, este Relatório tem como referencial teórico de enfermagem, a Teoria de Médio Alcance de Afaf Meleis, a Teoria das Transições. Todo o nosso percurso foi norteado pelo Regulamento de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, pelo Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e pelos descritores de Dublin definidos para o Grau de Mestre em Enfermagem.
