Browsing by Issue Date, starting with "2024-02-23"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Perfil sensorial 2 - acompanhamento escolar: estudo da consistência interna e validade de construtoPublication . Campos, Marta; Pinto, ÉliaIntrodução: A utilização de instrumentos de avaliação standartizados e validados para a população portuguesa é essencial para as boas práticas dos terapeutas ocupacionais, que utilizam a abordagem da integração sensorial. Objetivos: Contribuir para a validação do instrumento de avaliação, Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar. Métodos: Foi utilizada uma amostra total de 202 crianças, através de uma recolha não probabilística, por conveniência, para o estudo da fidedignidade e da validade de construto do Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar. A fidedignidade foi analisada através da consistência interna, recorrendo-se ao Coeficiente de Alpha de Cronbach dos itens que compõe cada dimensão e do total da escala. A validade de construto e a estrutura fatorial da escala foi estudada através de uma análise fatorial confirmatória (AFC). O tratamento estatístico dos dados foi efetuado com recurso ao programa de software IMB Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) Statistics 28.0. Resultados: O instrumento revelou uma forte consistência interna, com valores de alfa de Cronbach entre 0,813 e 0,914. Na AFC, nas secções sensoriais e comportamentais, quatro medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,751 CFI = 0,926, TLI = 0,909 e RMSEA = 0,092) e um ajustamento aceitável (X2/gl = 3,216); nos quadrantes, quatro medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,747 CFI = 0,928, TLI = 0,910 e RMSEA = 0,089) e um ajustamento aceitável (X2/gl = 3,071); nos fatores escolares, duas medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,719 e RMSEA = 0,093), um ajustamento aceitável (X2/gl = 3276) e dois valores aceitáveis, embora sofríveis (CFI = 0,887 e TLI = 0,861). Conclusões: Os resultados obtidos revelaram evidências que suportam a fidedignidade e a validade de construto do Perfil Sensorial 2 – Acompanhamento Escolar. Considera-se importante a continuidade do estudo das propriedades clinimétricas para que se possa concluir o processo de validação para a população portuguesa.
- O impacto do BookTok na decisão de compra do consumidor da geração ZPublication . Maria João Gomes Pereira da Silva; Soares, RaquelO BookTok é uma comunidade literária emergente no TikTok e representa um fenómeno significativo que impacta profundamente o comportamento de consumo entre os membros da Geração Z, pela partilha de conteúdos com base em vídeos curtos e destacando os seus efeitos nas escolhas de leitura e na divulgação de livros e como contribui para o engajamento cultural e cria uma dinâmica única entre autores e leitores, quebrando as barreiras convencionais de promoção literária do mercado editorial e proporcionando uma experiência de consumo única e adaptada aos padrões de comportamento dessa geração. Este espaço virtual não apenas testemunha a ascensão de uma comunidade literária singular, mas também se torna um agente catalisador na decisão de compra dos consumidores pertencentes à Geração Z. O objetivo principal deste estudo é analisar a influência do BookTok na decisão de compra do consumidor da geração Z, cujos membros escolhem, cada vez mais, produtos e serviços com base na partilha de informação entre utilizadores das redes sociais e nas tendências geradas pelos conteúdos que os mesmos criam. Para este objetivo, realizou-se uma pesquisa abrangente que combinou métodos qualitativos. A recolha de dados envolveu a análise de entrevistas a vinte membros da geração Z, quatro BookTokers e quatro Editoras. Pretendeu-se assim cruzar três perspetivas diferentes deste fenómeno: a dos consumidores da geração Z, a dos BookTokers e a das Editoras. Esta abordagem permitiu uma compreensão profunda do fenómeno BookTok, do o seu impacto na literatura e o seu efeito no comportamento do consumidor.
- "Desenvolvimento positivo dos jovens – interceção entre comportamentos de estilo de vida saudável e saúde mental"Publication . Borgas, Joana; Coelhoso, Filipa; Tomé, Gina
- Understanding portuguese consumer acceptability of seaweed-based snacksPublication . Teixeira, Gustavo Araújo Guedes; Soares, RaquelThe world's population is growing and that. As a result, the world's resources are becoming increasingly scarce. Over the years, the food industry has become more competitive, while consumers have become more concerned about what they eat, especially the nutritional and health benefits of the food they eat. The consumption of algae has proven to be an alternative to the environmental saturation resulting from the production of more traditional foods, and therefore the promotion of the consumption of algae is of great importance, since it tends to be a healthy alternative that benefits both human beings and the planet's ecosystem, promoting the sustainability of the planet. This study attempts to validate an alternative way of consuming seaweed: seaweed snacks. In order to explore understand the Portuguese consumer acceptability of seaweed-based snacks, will be evaluate the impact of the independent variables: familiarity, knowledge of seaweed, neophobia and product certification and labelling, on the independent variable will be assessed. It was observed that the respondents claimed not to have sufficient knowledge about seaweed, despite having some previous experience with it: seeing and eating seaweed-based food. The product that stood out the most was the seaweed-based snack, confirming that it could be a good bet for the market to overcome the barriers inherent in seaweed consumption. Labelling is also an aid in choosing healthier food products and can also be very useful in spreading nutritional and health information about algae-based foods.
- O impacto das experiências personalizadas no comportamento do consumidor jovem de festivaisPublication . Grego, Maria Beatriz Pereira Gonzaga; Ferreira, MafaldaNum cenário em que os festivais desempenham um papel substancial na vida dos jovens portugueses, torna-se imperativo compreender profundamente a essência e o impacto das experiências personalizadas neste tipo de eventos. A personalização, identificada como um fator preponderante no comportamento do consumidor, exerce influência direta na maneira como os participantes interagem e se envolvem nos festivais. Este estudo explora a relevância das experiências personalizadas nos festivais, encarando-as como um pilar para a diferenciação e a singularidade. A análise da perceção dos consumidores em relação a tais experiências personalizadas torna-se essencial. Reconhece-se a importância de compreender como os participantes interpretam e valorizam as adaptações realizadas para atender às suas preferências individuais. O principal objetivo deste estudo é perceber de que forma as experiências personalizadas impactam o comportamento dos consumidores jovens portugueses de festivais. Nesse sentido, é fundamental discernir se esses consumidores têm a perceção de estar imersos em experiências personalizadas. Para atingir esse objetivo, foi aplicado um inquérito a 442 participantes jovens de festivais em Portugal. A presente investigação pretende contribuir para o aprofundamento do conhecimento das dinâmicas entre as experiências personalizadas e o comportamento dos consumidores jovens em festivais portugueses.
- As vulnerabilidades do consumidor com deficiência visual: caso de estudo do setor do turismoPublication . Carvalho, Joana Margarida Martins; Soares, RaquelApesar de temas como acessibilidade e inclusão serem bastante discutidos atualmente, é possível entender que na prática, na maioria das vezes, estes conceitos não são aplicados nos diversos setores, tal como acontece com o setor do turismo e os consumidores com deficiência visual o que leva a que estes consumidores se sintam vulneráveis no mercado. Assim, esta dissertação tem como objetivo geral compreender as vulnerabilidades do consumidor com deficiência visual no setor do turismo. Para responder a este objetivo foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa já que, o objetivo geral desta dissertação é compreender o comportamento do turista com deficiência visual e os problemas que este sente no setor do turismo. A técnica de recolha de dados selecionada foi a realização de entrevistas semiestruturadas que permitiram perceber com maior profundidade o comportamento deste segmento do turismo, os seus problemas e as suas vulnerabilidades neste setor. Os resultados deste estudo destacam que o setor do turismo ainda é um setor pouco acessível aos turistas com deficiência visual, onde existem uma série de barreiras, que impedem a participação total destes no setor mencionado. Apesar disto foi também possível compreender que as experiências positivas dos indivíduos com deficiência visual no turismo partem das estratégias eficazes que utilizam para combater as suas vulnerabilidades. Esta investigação contribui para aumentar o conhecimento sobre as vulnerabilidades dos turistas com deficiência visual no setor do turismo, tentando perceber as estratégias utilizadas por este segmento para ultrapassar os seus problemas e que mudanças podem ser aplicadas pelo setor do turismo com o objetivo de diminuir as vulnerabilidades sentidas.
- Cultivar o futuro: a relação entre sustentabilidade e resiliência na gestão da cadeia de abastecimento agroalimentarPublication . Camelo, Gonçalo Nuno Ferreira; Nogueira, MafaldaA dissertação analisa a relação entre sustentabilidade e resiliência nas cadeias de abastecimento agroalimentares, utilizando 17 entrevistas com gestores e especialistas para explorar a integração de práticas sustentáveis (económico, social e governança - ESG) em modelos de negócio. Destaca a inovação e a cultura organizacional como fundamentais para essa integração, com motivações que variam entre regulamentações a incentivos financeiros, sublinhando a importância da adaptação das PME para manterem a sua posição nas cadeias de abastecimento das grandes empresas (GE). Os desafios ambientais exigem abordagens holísticas, destacando a importância da autossuficiência e da resiliência sustentável, especialmente diante da Covid-19 e conflitos geopolíticos. Estratégias como gestão eficiente de stocks e seleção de fornecedores de proximidade são essenciais para aumentar a agilidade e diminuir a dependência de cadeias de abastecimento internacionais complexas. A resiliência é vista como vital, com ênfase na gestão proativa de riscos e na superação de obstáculos como resistência à mudança e falta de partilha de informação, particularmente nas PME. A relação entre sustentabilidade e resiliência é descrita como complexa, por vezes considerando-se a sustentabilidade secundária à resiliência. Conclui-se que estratégias que aliam sustentabilidade e resiliência podem conferir vantagens competitivas e gerar valor, essenciais para o sucesso sustentável a longo prazo no setor agroalimentar.
- "Perceção dos técnicos sobre os Planos de Intervenção no âmbito dos processos de promoção e proteção"Publication . Correia, Catarina; Macedo, Dina
- "Intervenção Social no fenómeno de delinquência juvenil: O papel do educador social na Vila de Rabo de Peixe"Publication . Carvalho, Rodrigo; Coelhoso, Filipa; Reia, Marta