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Perfil sensorial 2 - acompanhamento escolar: estudo da consistĂȘncia interna e validade de construto

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Introdução: A utilização de instrumentos de avaliação standartizados e validados para a população portuguesa Ă© essencial para as boas prĂĄticas dos terapeutas ocupacionais, que utilizam a abordagem da integração sensorial. Objetivos: Contribuir para a validação do instrumento de avaliação, Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar. MĂ©todos: Foi utilizada uma amostra total de 202 crianças, atravĂ©s de uma recolha nĂŁo probabilĂ­stica, por conveniĂȘncia, para o estudo da fidedignidade e da validade de construto do Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar. A fidedignidade foi analisada atravĂ©s da consistĂȘncia interna, recorrendo-se ao Coeficiente de Alpha de Cronbach dos itens que compĂ”e cada dimensĂŁo e do total da escala. A validade de construto e a estrutura fatorial da escala foi estudada atravĂ©s de uma anĂĄlise fatorial confirmatĂłria (AFC). O tratamento estatĂ­stico dos dados foi efetuado com recurso ao programa de software IMB Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) Statistics 28.0. Resultados: O instrumento revelou uma forte consistĂȘncia interna, com valores de alfa de Cronbach entre 0,813 e 0,914. Na AFC, nas secçÔes sensoriais e comportamentais, quatro medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,751 CFI = 0,926, TLI = 0,909 e RMSEA = 0,092) e um ajustamento aceitĂĄvel (X2/gl = 3,216); nos quadrantes, quatro medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,747 CFI = 0,928, TLI = 0,910 e RMSEA = 0,089) e um ajustamento aceitĂĄvel (X2/gl = 3,071); nos fatores escolares, duas medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,719 e RMSEA = 0,093), um ajustamento aceitĂĄvel (X2/gl = 3276) e dois valores aceitĂĄveis, embora sofrĂ­veis (CFI = 0,887 e TLI = 0,861). ConclusĂ”es: Os resultados obtidos revelaram evidĂȘncias que suportam a fidedignidade e a validade de construto do Perfil Sensorial 2 – Acompanhamento Escolar. Considera-se importante a continuidade do estudo das propriedades clinimĂ©tricas para que se possa concluir o processo de validação para a população portuguesa.

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Perfil sensorial Versão portuguesa Acompanhamento escolar Propriedades clinimétricas Fidedignidade Validade de construto

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