Publication
Perfil sensorial 2 - acompanhamento escolar: estudo da consistĂȘncia interna e validade de construto
| datacite.subject.fos | Integração Sensorial | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Pinto, Ălia | |
| dc.contributor.author | Campos, Marta | |
| dc.date.accessioned | 2024-04-19T14:36:02Z | |
| dc.date.available | 2024-04-19T14:36:02Z | |
| dc.date.issued | 2024-02-23 | |
| dc.description.abstract | Introdução: A utilização de instrumentos de avaliação standartizados e validados para a população portuguesa Ă© essencial para as boas prĂĄticas dos terapeutas ocupacionais, que utilizam a abordagem da integração sensorial. Objetivos: Contribuir para a validação do instrumento de avaliação, Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar. MĂ©todos: Foi utilizada uma amostra total de 202 crianças, atravĂ©s de uma recolha nĂŁo probabilĂstica, por conveniĂȘncia, para o estudo da fidedignidade e da validade de construto do Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar. A fidedignidade foi analisada atravĂ©s da consistĂȘncia interna, recorrendo-se ao Coeficiente de Alpha de Cronbach dos itens que compĂ”e cada dimensĂŁo e do total da escala. A validade de construto e a estrutura fatorial da escala foi estudada atravĂ©s de uma anĂĄlise fatorial confirmatĂłria (AFC). O tratamento estatĂstico dos dados foi efetuado com recurso ao programa de software IMB Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) Statistics 28.0. Resultados: O instrumento revelou uma forte consistĂȘncia interna, com valores de alfa de Cronbach entre 0,813 e 0,914. Na AFC, nas secçÔes sensoriais e comportamentais, quatro medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,751 CFI = 0,926, TLI = 0,909 e RMSEA = 0,092) e um ajustamento aceitĂĄvel (X2/gl = 3,216); nos quadrantes, quatro medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,747 CFI = 0,928, TLI = 0,910 e RMSEA = 0,089) e um ajustamento aceitĂĄvel (X2/gl = 3,071); nos fatores escolares, duas medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,719 e RMSEA = 0,093), um ajustamento aceitĂĄvel (X2/gl = 3276) e dois valores aceitĂĄveis, embora sofrĂveis (CFI = 0,887 e TLI = 0,861). ConclusĂ”es: Os resultados obtidos revelaram evidĂȘncias que suportam a fidedignidade e a validade de construto do Perfil Sensorial 2 â Acompanhamento Escolar. Considera-se importante a continuidade do estudo das propriedades clinimĂ©tricas para que se possa concluir o processo de validação para a população portuguesa. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203588673 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50664 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Perfil sensorial | pt_PT |
| dc.subject | VersĂŁo portuguesa | pt_PT |
| dc.subject | Acompanhamento escolar | pt_PT |
| dc.subject | Propriedades clinimétricas | pt_PT |
| dc.subject | Fidedignidade | pt_PT |
| dc.subject | Validade de construto | pt_PT |
| dc.title | Perfil sensorial 2 - acompanhamento escolar: estudo da consistĂȘncia interna e validade de construto | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de SaĂșde do AlcoitĂŁo | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Terapia Ocupacional | pt_PT |
