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Advisor(s)
Abstract(s)
O BookTok é uma comunidade literária emergente no TikTok e representa
um fenómeno significativo que impacta profundamente o comportamento
de consumo entre os membros da Geração Z, pela partilha de conteúdos
com base em vídeos curtos e destacando os seus efeitos nas escolhas de
leitura e na divulgação de livros e como contribui para o engajamento
cultural e cria uma dinâmica única entre autores e leitores, quebrando as
barreiras convencionais de promoção literária do mercado editorial e
proporcionando uma experiência de consumo única e adaptada aos
padrões de comportamento dessa geração. Este espaço virtual não
apenas testemunha a ascensão de uma comunidade literária singular, mas
também se torna um agente catalisador na decisão de compra dos
consumidores pertencentes à Geração Z.
O objetivo principal deste estudo é analisar a influência do BookTok na
decisão de compra do consumidor da geração Z, cujos membros
escolhem, cada vez mais, produtos e serviços com base na partilha de
informação entre utilizadores das redes sociais e nas tendências geradas
pelos conteúdos que os mesmos criam. Para este objetivo, realizou-se uma
pesquisa abrangente que combinou métodos qualitativos. A recolha de
dados envolveu a análise de entrevistas a vinte membros da geração Z,
quatro BookTokers e quatro Editoras. Pretendeu-se assim cruzar três
perspetivas diferentes deste fenómeno: a dos consumidores da geração Z,
a dos BookTokers e a das Editoras. Esta abordagem permitiu uma
compreensão profunda do fenómeno BookTok, do o seu impacto na
literatura e o seu efeito no comportamento do consumidor.
Description
Keywords
BookTok Geração Z Literatura Influenciadores digitais Tendências editoriais