Repository logo
 
Publication

O impacto do BookTok na decisão de compra do consumidor da geração Z

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSoares, Raquel
dc.contributor.authorMaria João Gomes Pereira da Silva
dc.date.accessioned2024-03-05T09:50:31Z
dc.date.available2024-03-05T09:50:31Z
dc.date.issued2024-02-23
dc.description.abstractO BookTok é uma comunidade literária emergente no TikTok e representa um fenómeno significativo que impacta profundamente o comportamento de consumo entre os membros da Geração Z, pela partilha de conteúdos com base em vídeos curtos e destacando os seus efeitos nas escolhas de leitura e na divulgação de livros e como contribui para o engajamento cultural e cria uma dinâmica única entre autores e leitores, quebrando as barreiras convencionais de promoção literária do mercado editorial e proporcionando uma experiência de consumo única e adaptada aos padrões de comportamento dessa geração. Este espaço virtual não apenas testemunha a ascensão de uma comunidade literária singular, mas também se torna um agente catalisador na decisão de compra dos consumidores pertencentes à Geração Z. O objetivo principal deste estudo é analisar a influência do BookTok na decisão de compra do consumidor da geração Z, cujos membros escolhem, cada vez mais, produtos e serviços com base na partilha de informação entre utilizadores das redes sociais e nas tendências geradas pelos conteúdos que os mesmos criam. Para este objetivo, realizou-se uma pesquisa abrangente que combinou métodos qualitativos. A recolha de dados envolveu a análise de entrevistas a vinte membros da geração Z, quatro BookTokers e quatro Editoras. Pretendeu-se assim cruzar três perspetivas diferentes deste fenómeno: a dos consumidores da geração Z, a dos BookTokers e a das Editoras. Esta abordagem permitiu uma compreensão profunda do fenómeno BookTok, do o seu impacto na literatura e o seu efeito no comportamento do consumidor.pt_PT
dc.identifier.tid203541782pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50150
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBookTokpt_PT
dc.subjectGeração Zpt_PT
dc.subjectLiteraturapt_PT
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_PT
dc.subjectTendências editoriaispt_PT
dc.titleO impacto do BookTok na decisão de compra do consumidor da geração Zpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
maria_silva.pdf
Size:
2.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: