Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-09"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Intoxicações por cianeto : riscos e estratégias terapêuticasPublication . Tereso, João Samuel Maurício; Branco, VascoEnquadramento teórico: O cianeto (CN-), é uma substância de ação rápida, que dependendo da via de exposição, pode resultar em sintomas após alguns segundos a minutos ou após algumas horas. É altamente letal podendo levar à morte em alguns minutos a horas. Este composto químico pode ter origem em várias fontes, como em alimentos, água contaminada e produtos industriais. O principal efeito citotóxico do cianeto no corpo é a inibição da cadeia transportadora de eletrões e da fosforilação oxidativa, pela sua ligação à enzima citocromo c oxidase. Esta inibição provoca lesões em vários órgãos. Objetivos: Esta dissertação foca-se na caraterização química do cianeto, nas vias de exposição a este composto, na sua toxicologia, riscos para a saúde e estratégias terapêuticas atualmente existentes e em desenvolvimento para as intoxicações por cianeto. Materiais e métodos: A pesquisa de informação foi realizada recorrendo a bases de dados como: PubMed, PubChem, ATSDR, Medscape e UpToDate. Resultados: A Terapia de suporte e a administração de antídotos, são as estratégias mais usadas para tratar as intoxicações por cianeto. Atualmente, estão disponíveis seis antídotos para tratar intoxicações por cianeto, cada um deles com um mecanismo de ação específico. A hidroxocobalamina, o edetato de dicobalto, o nitrito de amilo, o nitrito de sódio, o 4-dimetilaminofenol e o tiossulfato de sódio, são os antídotos disponíveis. Apenas a hidroxocobalamina, que atua por ligação irreversível ao cianeto, está disponível em Portugal. Alguns antídotos promissores estão em fase de desenvolvimento para poderem ser usados no tratamento de intoxicações por cianeto. Conclusão: Apesar da sua letalidade e rapidez para provocar lesões, existem várias estratégias terapêuticas efetivas para tratar as intoxicações por cianeto, e é de esperar que no futuro existam terapêuticas ainda melhores.
- Potenciais benefícios terapêuticos dos canabinoidesPublication . Grosso, Rui Guilherme Martins; Branco, VascoEsta monografia tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura especializada, de modo a avaliar possíveis benefícios terapêuticos do consumo de canábis, nomeadamente das suas substâncias ativas, os canabinoides. São cada vez mais os estudos que têm mostrado evidências de que os canabinoides, com principal destaque para o Canabidiol (CBD), têm aplicações na medicina para o tratamento de diversas doenças, tais como esclerose múltipla, epilepsia, depressão ou dor crónica causada pela artrite ou fibromialgia, entre muitas outras finalidades terapêuticas. Isto deve-se ao facto do CBD e similares serem agonistas do sistema endocanabinoide, um complexo sistema de sinalização presente nos humanos e outros mamíferos, responsável por regular uma série de funções vitais, tais como dor, apetite, humor, memória, sono, ciclos celulares e respostas imunológicas. O tetrahidrocanabinol (THC), é outro dos principais canabinoides que tem sido alvo de diversos estudos, no entanto, possui a particularidade de provocar efeitos psicoativos, podendo produzir uma sensação de euforia e alterações das funções cognitivas, que não se verificam no CBD, que contrariamente apresenta efeitos calmantes no sistema nervoso central, sendo por isso utilizado para o alívio de dores crónicas, inflamação, ansiedade e até mesmo epilepsia. Devido ao seu potencial psicoativo, o THC está sujeito a regulamentações mais rígidas em muitos países. Apesar de apresentar estes efeitos psicoativos, diversos estudos têm demonstrando que, para algumas situações, o benefício pode ser superior ao risco, tanto em monoterapia, como em tratamentos que utilizam associações de THC e CBD. Um dos principais objetivos dos estudos, é entender qual a melhor via de administração e respetiva dosagem, de modo a que o efeito terapêutico esperado, seja o mais eficaz e com o menor número possível de reações adversas. Em Portugal, o uso medicinal encontra-se legalizado e existe apenas um medicamento derivado da canábis em circulação no mercado português, o Sativex, indicado como tratamento para a melhoria dos sintomas em doentes adultos com esclerose múltipla (EM) com espasticidade moderada a grave. Esta é, portanto, uma área de grande interesse e potencial para revolucionar o setor farmacêutico.
- Environmental physiotherapy education project: a student's viewPublication . Noronha, Miguel; Santana, Duarte; Dias, Matilde; Vieira, Ana Isabel; Almeida, Patrícia; Alves Lopes, AntónioThis session will aim to provide an overview of the implementation process for a student-led project that is focused on adapting the content and posters of an Environmental Physiotherapy website to the Portuguese context. The goal will be to ensure that the educational materials are culturally relevant and linguistically accessible to Portuguese-speaking physiotherapists. During the session, presenters will discuss the various phases of the project, along with the strategies that will be utilized for translating and contextualizing the information. The anticipated results of the project will be emphasized, illustrating how the adapted materials could serve as a valuable resource for Portuguese physiotherapists interested in environmentally informed practice.
- A dança criativa como recurso motivador para a aprendizagem da Matemática no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Andreia; Oliveira, RicardoA dança, no âmbito da Educação, encontra-se no tema da Educação Artística, do currículo nacional do Ensino Básico (ME, 2018c). Esta ainda está a ganhar o seu espaço na Educação, contudo, ainda é uma área pouco utilizada nas escolas em Portugal. Ainda assim, a Educação Artística tem vindo a assumir uma maior responsabilidade, sendo, muitas vezes, utilizada para alicerçar as outras áreas fundamentais no ensino, como o Português, a Matemática e o Estudo do Meio. Deste modo, o presente trabalho tem como intuito analisar a relação didática entre a dança e a Matemática, nomeadamente no 2.º e no 4.º ano do Ensino Básico e ainda considerar qual a importância que a Dança criativa pode ter na motivação dos alunos para aprendizagem. Com isto, apresenta-se um leque de atividades na área da dança, que abordam os conteúdos programáticos do tema da Matemática, facultando possíveis novas ferramentas e estratégias para os momentos de ensino-aprendizagem, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Para uma melhor compreensão e análise foi feito um estudo a partir do Modelo de Expetativa-Valor de Eccles e Wigfield (2002), de forma a compreender se a Dança criativa pode ser um recurso útil e motivador no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Este projeto revelou ser positivo para os alunos, uma vez que descreveram, após as sessões, a Matemática como algo “divertido”. De acordo com o modelo de Expetativa-Valor (Eccles & Widfield, 2002), a opinião dos alunos pode associar-se à motivação extrínseca investida, a partir de estímulos externos. Neste contexto, os estímulos estavam associados a uma área que os alunos estimam: a dança. Com isto, a Dança criativa pode ser, em contexto de ensino formal, uma área estimuladora que permite motivar e captar a atenção dos alunos para potenciar as aprendizagens dos conteúdos matemáticos.
- O impacto nas finanças familiares do recurso a técnicas de procriação medicamente assistidaPublication . Costa, Natália; Ferreira, PauloEstima-se que um em cada sete casais tenham utilizado técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA). Em Portugal a infertilidade tem prevalência entre os 9 e 10 por cento e levou a que no ano de 2018 tenham nascido 2733 crianças através da aplicação de várias técnicas de PMA. Estes valores significam que nesse ano, cerca de 3% de todas as crianças nascidas em Portugal são resultado da utilização de técnicas de PMA. Alguns autores referem que a utilização dos tratamentos de PMA continua muito dependente da capacidade financeira dos casais, o que levou à criação do objetivo do presente trabalho, que pretende aumentar o conhecimento na perspetiva do utente, da parte económica e financeira que está subjacente ao recurso a técnicas de PMA. Para tal, foi utilizada informação primária recolhida através de questionário, aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência. Foram colocadas questões que permitissem conhecer o comportamento da amostra perante as despesas de PMA e o seu esforço económico familiar. A partir do questionário foram obtidas 186 respostas, das quais 173 consideradas válidas, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Da análise efetuada ao esforço económico familiar, foi possível concluir que cerca de metade da amostra (56,6%) se situa num esforço económico familiar médio e, embora sintam preocupações com o pagamento das despesas de PMA, não sentiram limitações financeiras de acesso, nem consideram que a PMA lhe tenha comprometido o futuro financeiro.
- "Under lock and key": parental bereavement after loss of a child to suicide: a single case studyPublication . Batista, Carolina Isabel Hortas Esteves Vieira; Nery, Miguel; Ferrajão, PauloThis dissertation explores the bereavement experience of a father who have lost a child to suicide. Using a single case study methodology and a posterior thematic analysis, this research aims to expand current knowledge on this particular subject, focusing on the subjective and individual experience of the participant, rather than seeking generalizability with the results. Findings reveal symptoms consistent with complicated grief, with the participant describing feelings of remorse, confusion, shame, and anger, particularly in the initial five years following the loss. The study also explores the potential overlap between Prolonged Grief Disorder (PGD) and Complex Post-Traumatic Stress Disorder (CPTSD) in the context of traumatic grief. Additionally, the absence of narratives congruent with an acceptance of the reality of the loss are explored, using Worden’s Tasks of Mourning (2018) as a theoretical Framework for understanding and navigating bereavement. It was also observed the emergence of post-traumatic growth (PTG). In conclusion, this study highlights the urgent need for additional research to expand our understanding of parental bereavement following the suicide of a child, providing valuable insights into the silent struggles of bereaved fathers. It contributes to the larger discourse on this emotionally charged phenomenon, improving our ability to offer support and therapeutic interventions to those navigating this challenging path.
- A utilização das tecnologias de comunicação como instrumento para a literacia financeira dos portugueses.Publication . Pires, Samuel; Romacho, JoãoAs tecnologias da comunicação têm permitido levar, especialmente pela proliferação das redes sociais, o conhecimento e a informação de uma forma generalizada às pessoas, inclusive as matérias financeiras. Este estudo procura analisar o impacto do uso dessas tecnologias na formação financeira dos portugueses e o impacto na sua literacia financeira. Procura-se contribuir para uma melhor compreensão do fenómeno da utilização dos diferentes meios de comunicação na formação financeira dos portugueses. Como metodologia, analisar-se-á um estudo de caso, em específico, o projeto de literacia financeira Contas-poupança, do jornalista Pedro Andersson. Para a recolha de dados foi efetuado um inquérito aos seguidores do projeto Contas-poupança, bem como como uma entrevista ao autor do programa. Através da aplicação do qui-quadrado, verifica-se a associação entre a importância reconhecida pelos utilizadores do Contas-poupança para a sua literacia financeira bem como à sua utilização relativamente a outras plataformas de literacia financeira, como à aplicação prática dos conhecimentos obtidos. Verifica-se ainda, que o conhecimento das matérias apresentadas pelo Contas-poupança está associado, tanto ao tempo de acompanhamento do projeto como está associado à compreensão de temas financeiros em geral
- A análise do impacto da prematuridade na vinculação mãe-bebéPublication . Marques, Maria Inês Sengo; Nery, Miguel; Ferrajão, PauloA evidência científica, sugere desde há largas décadas o quanto as relações estabelecidas com os cuidadores e a construção de um vínculo seguro, são modelos fundamentais sobre os quais o ser humano cresce, que adquirem uma significância crescente ao longo do ciclo de vida, servindo como base do desenvolvimento psicossocial da criança. É também amplamente estudado o quanto a prematuridade é um fator potencialmente capaz de impactar inúmeras áreas da vida não só da família, mas maioritariamente da mãe, trazendo por vezes dificuldades na criação da relação mãe-bebé. Fatores impactantes no sistema familiar e, principalmente, na vivência materna do nascimento do seu/sua filho/a prematuro, podem ser facilitadores ou não da criação de um vínculo seguro entre a díade. Desta forma, foi efetuado um estudo qualitativo exploratório acerca das perceções maternas sobre a prematuridade e as fases que se seguem após o nascimento do bebé prematuro. Foram conduzidas quatro entrevistas individuais, semiestruturadas, analisadas através de um procedimento de análise temática e de conteúdo (Bardin, 2009). Como resultados obtidos, é possível dividi-los em dois grupos, essenciais na fase da análise e discussão dos resultados: uma experiência materna manifestamente mais positiva, uma experiência que não se enquadra no extremo positivo ou negativo, e duas experiências onde os sentimentos negativos foram frequentemente mais relatados, e por isso analisados e discutidos, em comparação. Mães que relatam menor perceção de autoeficácia, défice entre a expectativa face aos cuidados prestados versus cuidados prestados, privação de contacto com o bebé, mais sentimentos de culpa face ao parto prematuro, percecionam, de modo geral, maior dificuldade no processamento da experiência da prematuridade, podendo ser um sinal de alerta para a construção de um vínculo seguro.