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- Modelo de intervenção para o combate à sinistralidade rodoviária na Província de MaputoPublication . Sitoe, Gilda Azarias Sele; Morgado, Sónia Maria Aniceto; Pereira, Pedro Miguel da SilvaA sinistralidade rodoviária é um problema recorrente na província de Maputo. Os acidentes de viação são a causa da dor e luto nas famílias moçambicanas, e exigem ações urgentes para reduzir a incidência desses acidentes promovendo assim, a segurança rodoviária. Neste contexto, desenvolver um modelo de intervenção é fundamental, para ajudar a enfrentar e prevenir essa problemática. Esta investigação estuda a sinistralidade rodoviária na província de Maputo, identificando as causas e fatores influenciadores com objetivo de propor soluções para combatê-las. Para a prossecução deste objetivo para a recolha de dados optou se pela entrevista a oficiais e elementos que têm influência na área da sinistralidade rodoviária. Para a análise das mesmas optou-se pela análise de conteúdo, que permitiu definir um modelo. O modelo proposto é baseado numa abordagem de sistemas que envolve a participação de várias entidades, como governo, a polícia, organizações civis, entidades privadas e toda sociedade. O modelo inclui medidas de prevenção primária, como a melhoria da infraestrutura rodoviária, medidas secundárias como a aplicação rigorosa da legislação e medidas de intervenção terciária para reduzir os danos em caso de acidente. Com a adoção das medidas, é expectável a redução da imprudência dos condutores, a melhoria da qualidade das estradas e a garantia duma mobilidade segura. A prevenção, segurança, policiamento e mobilidade são conceitos interligados e de grande importância para garantir uma circulação segura e eficiente nas vias públicas, minimizar os riscos de acidentes e concorrer para a segurança e qualidade de vida de todos os cidadãos.
- Condução sob o efeito do álcool: modelo de risco de terreno para explorar e auxiliar no policiamento preditivo da 4.ª Divisão Policial do COMETLISPublication . Aguiar, Sílvia do Carmo Arruda; Morgado, Sónia Maria Aniceto; Pereira, Pedro Miguel da SilvaPrever onde um crime será cometido antes que aconteça é o sonho de qualquer Polícia. Vários países utilizam sistemas computacionais de apoio à decisão que permitem a identificação de padrões criminais e a criação de estratégias preditivas no combate à desviância social. De modo a acompanhar o avanço tecnológico e a evolução societária, as Forças de Segurança devem adotar novas formas de policiar. O consumo excessivo de álcool, aceite e encorajado pela sociedade como forma de celebração e socialização, parece estar intimamente relacionado com práticas delitivas, como o crime de condução de veículo em estado de embriaguez. Diversos estudos alertam para os efeitos desta substância no ser humano, corroborando a relação direta entre a frequência e a gravidade dos acidentes de viação. Apesar dos esforços legislativos na prevenção e segurança rodoviária, a condução sob o efeito do álcool continua a ser uma prática frequente entre os condutores. Aqui, assume especial relevância a Polícia de Segurança Pública, cujo principal desafio é antecipar os riscos e proteger a coletividade. A presente investigação, alicerçada nos princípios da Criminologia Ambiental e do Policiamento Preditivo, debruça-se sobre a aplicação de um Modelo de Risco de Terreno na 4.ª Divisão Policial do Comando Metropolitano de Lisboa. Enquanto ferramenta preditiva, através do software Risk Terrain Modeling Diagnostics, procura-se prever os locais com maior probabilidade de ocorrência do crime de condução de veículo em estado de embriaguez. Os estabelecimentos de diversão noturna, restauração e postos de combustível são identificados e selecionados como fatores de risco, totalizando 3.221 indicadores. Registam-se 47 áreas de intervenção prioritárias, 17 das quais classificadas com grau excecionalmente elevado, e nove não intervencionadas. Sugere-se a replicação deste método de investigação a outras Divisões Policiais e o alargamento a várias tipologias criminais.
- Violência sexual contra menores: a visão da Polícia Nacional de Cabo VerdePublication . Évora, Telma Melissa; Correia, Eduardo PereiraO abuso sexual contra crianças é um grave problema que ocorre em todo o mundo e que tem vindo a crescer, particularmente em Cabo Verde. É importante entender que o abuso sexual não se limita apenas ao contato físico, mas pode incluir qualquer tipo de comportamento sexual inapropriado que ocorra entre um adulto e uma criança. As crianças que sofrem abuso sexual muitas vezes sentem-se envergonhadas, assustadas e confusas, pelo que é importante que recebam o apoio e o tratamento adequados. A denúncia deste tipo de crime às autoridades competentes, como a polícia ou os serviços sociais, deve ser realizada para que a vítima possa receber ajuda e o agressor possa ser responsabilizado pelos seus atos. Tendo em conta a sua incumbência de defender a legalidade democrática e os direitos, liberdades e garantias das crianças, a Polícia Nacional de Cabo Verde (PNCV) não pode permanecer alheia a este problema social. Por isso, torna-se necessário que a atuação da Polícia se adeque aos condicionalismos das novas realidades sociais, que estão em constante mudança. Deste modo, a estratégia preconizada pela Polícia deve basear-se na prevenção dos problemas e na adoção de um modelo de policiamento que se adapte às necessidades das crianças. A presente dissertação teve como objetivo geral identificar os procedimentos adotados pela PNCV no âmbito da violência sexual contra menores, assim como a legislação subjacente. Para tal foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, baseada na realização de entrevistas semiestruturadas, com vista a conhecer a realidade operacional, a componente colaborativa e formativa policial no âmbito da violência sexual contra menores.
- Forno com tecnologia infravermelha para indústria panificadoraPublication . Fernandes, Marco Miguel Dias; Farinha, José Manuel TorresNeste documento serão abordadas as múltiplas fases do projeto de desenvolvimento e produção de um forno industrial direcionado à indústria panificadora recorrendo ao uso de tecnologias infravermelhas. Estas tecnologias apresentam características energéticas muito interessantes com consumos a rondar os 20% de um forno convencional e reduções de tempos de aquecimento na ordem dos 80% perspetivando revolucionar este segmento de mercado no que toca a consumos e eficiência energética. O presente relatório será organizado primeiramente com uma abordagem mais teórica onde será feito um estudo energético e económico da tecnologia a implementar no forno e posteriormente comparar resultados com as atuais soluções presentes no mercado tirando as devidas conclusões, fazendo ainda uma análise do que já foi feito e do que ainda falta fazer no que toca a esta tecnologia e a sua aplicação na indústria panificadora mais especificamente a sua aplicação em fornos. Também num âmbito mais teórico será efetuada uma análise à tecnologia infravermelha em estudo, onde serão apresentados alguns aspetos relevantes da tecnologia. A segunda parte deste projeto consiste no desenvolvimento do forno em si, onde se pretende realizar todos os cálculos necessários de modo a escolher as opções que melhor se adaptam aos resultados que se pretendem obter, nomeadamente o modelo das resistências a usar, ao modelo e a sua disposição dentro do forno. Uma vez que alguns dos materiais presentes na construção de um primeiro protótipo podem ter elevado custo a ideia é realizar primeiramente simulações com software computacional com o objetivo de simular as transferências de calor associadas à tecnologia dentro do forno e daí perceber a viabilidade económica para avançar para uma construção de um primeiro protótipo, podendo a partir daí efetuar uma comparação direta face às atuais alternativas do mercado.
- Uma revisão crítica da trilogia problemática: Sustentabilidade – Alimentação - TurismoPublication . Simoes, J. T.Este artigo de revisão crítica examina a problemática trilogia da sustentabilidade, alimentação e turismo, explorando as interconexões e tensões entre estas três áreas. O artigo fornece uma visão abrangente do conceito de sustentabilidade e da sua importância no contexto da alimentação e do turismo. Examina depois os vários desafios sociais, económicos e políticos que se colocam para garantir práticas de consumo sustentável, avaliando de forma crítica o papel da alimentação na promoção do turismo sustentável, enquanto discute os potenciais problemas ligados aos sistemas alimentares sustentáveis para um impacto positivo no ambiente, equidade social, e saúde humana. O artigo destaca a necessidade de abordagens mais robustas e integradas com a sustentabilidade nas indústrias alimentares e turísticas e sugere algumas estratégias para as alcançar.
- Relação entre fatores de risco vasculares, caraterísticas no triplex scan cervical e transcraneano e o estado funcional pós-AVC em idososPublication . Lopes, Adriana; Nunes, Gil; Coelho, Patrícia; Rodrigues, Francisco; Pires, JoanaO acidente vascular cerebral (AVC) é caracterizado por uma dimi nuição focal e repentina do fluxo sanguíneo cerebral, causando défices neurológicos ou a morte. Os fatores de risco são importantes condicionantes na ocorrência de acidente vascular cerebral, levando a uma diminuição do estado funcional dos indivíduos. Objetivos – Relacionar o estado funcional após acidente vascular cerebral em idosos com o número de fatores de risco associados, bem como as características do triplex scan cervical (TSC) e transcraneano (TST). Método – Reali zou-se um estudo observacional longitudinal retrospetivo, composto por uma amostra não probabilística por conveniência de 93 indivíduos com idade superior a 65 anos com diagnóstico de AVC isquémico internados no Serviço de Neurologia do Hospital de Vila Franca de Xira. Resul tados – Na relação entre fatores de risco e a escala de Rankin modificada (mRS) na alta consta tou-se que apenas no grau 1-2 da escala havia uma prevalência superior de indivíduos com mais de três fatores de risco associados. Nos graus 0 e 4 da escala observou-se uma maior prevalência de indivíduos com menos de dois fatores de risco associados. Comparando a relação entre as alterações cervicais e cerebrais e a mRS constatou-se que em todos os graus da escala se registou uma maior prevalência de indivíduos com menos de duas alterações associadas. A hipertensão arterial foi o fator de risco mais importante para a ocorrência de AVC, estando presente em 84,8% dos indivíduos. Discussão – Apesar de não terem sido encontrados estudos que avaliassem o estado funcional com o agrupamento de fatores de risco e alterações a nível cervical e cerebral de igual forma ao que foi realizado neste estudo, na presente amostra observou-se que a presença de um maior ou menor número de fatores de risco e alterações não conduziu significativamente a um pior estado funcional. Conclusão – Não foi encontrada uma relação direta entre o número de fatores de risco e alterações no TSC e TST presentes em cada indivíduo com o seu estado funcional no momento da alta, após o AVC. A hipertensão arterial foi o fator de risco mais prevalente na amostra e, no que diz respeito às alterações cervicais, a mais prevalente foi a presença de placas de ateroma.