Browsing by Issue Date, starting with "2023-02-08"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- As motivações dos hóspedes para ações de educação ambiental em hotelariaPublication . Carvalho, Sara Espírito Santo Campos de; Gonçalves, Ana Cláudia dos Santos; Umbelino, Jorge Manuel RodriguesA presente investigação pretende avaliar as motivações dos hóspedes para a participação em atividades ambientais propostas pelos estabelecimentos hoteleiros. Estas medidas fazem parte de uma Estratégia de Educação Ambiental em hotelaria, cuja criação é inovadora e visa a consciencialização dos hóspedes, ambicionado a mudança de comportamentos e aplicação dos mesmos no quotidiano pós-estadia. A metodologia da dissertação baseia-se em inquéritos por questionário a potenciais hóspedes, inquéritos por entrevista a gestores hoteleiros e a concretização de um método Delphi, aplicado ao mesmo grupo de entrevistados. Estas etapas culminaram na elaboração de uma Estratégia de Educação Ambiental, cujo principal objetivo será, futuramente, integrar as políticas apresentadas nos estabelecimentos hoteleiros. Os resultados indicam que os potenciais hóspedes se interessam por atividades relacionadas com a temática ambiental e que os hotéis já têm alguns cuidados e preocupações ambientais. No entanto, é notável que faltam medidas que impliquem os hóspedes, para que estes sintam que fazem parte da solução. Destacam-se seis medidas que foram aprovadas por unanimidade como as mais fáceis de implementar: o incentivo ao comércio local e parceria com produtores locais, a organização de limpezas de praia ou de espaços verdes, as caminhadas ecológicas com possível visita guiada pela área envolvente, a oferta de cinzeiros portáteis para hóspedes fumadores, o apadrinhamento de associações e a aposta na comunicação entre hóspedes e staff. As medidas a implementar devem ser adaptadas de acordo com a tipologia e a envolvente do alojamento.
- Planeamento Minicipal de emergência de Proteção CivilPublication . Pablo, Rui; Ribeiro, ManuelO nível local afigura-se como o mais importante para a proteção civil, por ser nesse nível que se encontram os destinatários das medidas de proteção em caso de desastre, ou seja a população, mas também onde se encontram as equipas de resposta. O planeamento de emergência de proteção civil realizado pelos municípios é assim fundamental na preparação para o desastre, mas também na resposta e recuperação da normalidade para a população, motivo pelo qual se procurou analisar se os governantes dos 308 municípios portugueses têm cumprido com a obrigação legal de elaborar e implementar os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil, quais as limitações e obstáculos, mas sobretudo em que medida a perceção do risco e dos procedimentos de autoproteção da população está a ser afetada pela forma como os governantes exercem a política municipal de proteção civil. A inquirição da população através de questionários é uma metodologia adequada para analisar a sua perceção das políticas de proteção civil e encontrar os melhores canais para as alterar. Para o efeito é analisado, como caso de estudo da aplicação das políticas de proteção civil, o Município do Seixal e a partir deste deduzidas as práticas em outros municípios e a perceção de outras populações sobre proteção civil, tendo sido concluído que ao contrário do que inicialmente se antevia, a população tem a perceção dos riscos a que está sujeita e de uma forma geral conhece os procedimentos que deve seguir perante uma catástrofe, ainda que exista um longo caminho a percorrer para uma sociedade resiliente perante o desastre.
- O papel mediador da Motivação para o serviço Público entre as Práticas de Gestão de Recursos Humanos socialmente responsáveis e o Compromisso OrganizacionalPublication . Alves Pimenta, Maria Fernanda; Silva, Rui; Amaro, AnaAs Práticas de Gestão de Recursos Humanos (PGRH) socialmente responsáveis representam uma nova abordagem à gestão de pessoas ao integrar a responsabilidade social (respeito pelas preocupações humanas, éticas e sociais) na Gestão de Recursos Humanos (GRH). O propósito deste estudo foi investigar o papel mediador da Motivação para o Serviço Público (MSP) entre as PGRH socialmente responsáveis e o Compromisso Organizacional (CO). Neste estudo participaram 368 trabalhadores da Administração Pública, dos quais, 294 da Administração Direta do Estado e 74 da Administração Indireta do Estado, sendo que 20% da totalidade ocupam cargos dirigentes. A investigação foi desenvolvida com recurso a um questionário, composto por quatro partes distintas: (i) variável independente - PGRH socialmente responsáveis, (ii) variável mediadora - MSP e (iii) variável dependente - CO e (iv) caracterização sociodemográfica dos inquiridos. Da análise dos dados constata-se que os dirigentes da Administração Pública (AP) percecionam um nível de compromisso mais elevado, quando comparado com o percecionado pelos trabalhadores. Demonstrou-se a existência de uma relação positiva entre as PGRH socialmente responsáveis com a MSP e com o CO e, ainda, entre a MSP e o CO. Verificou-se o efeito mediador da MSP entre as PGRH socialmente responsáveis e o CO, pese embora a importância das PGRH socialmente responsáveis na relação com o CO se tenha mantido relevante.
- Influência da cultura organizacional na gestão da diversidade em contexto laboral: o efeito mediador do suporte do supervisorPublication . Melchior, Miguel Ângelo de Alves; Rodrigues, RosaA cultura organizacional engloba um conjunto de pressupostos que são aprendidos e partilhados pelos membros de uma organização e que influencia o tipo de apoio dado pelo supervisor aos membros da sua equipa, o que por sua vez se reflete na forma como a diferenças individuais são encaradas e geridas. Este estudo foca-se neste tema e procurou analisar o efeito mediador do suporte do supervisor na relação que existe entre a cultura organizacional e a gestão da diversidade em contexto laboral. A amostra é constituída por 194 sujeitos que trabalham por conta de outrem, com idades compreendidas entre 18 e os 60 anos. A investigação integrou uma metodologia quantitativa que recorreu ao Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI), ao Organizational Diversity Inventory (ODI) e à Supervisor Support Scale (SSS) para recolher os dados. Adicionalmente foi incluído um conjunto de questões sociodemográficas que visaram a caracterização da amostra. Os resultados revelaram que apenas a cultura de clã e a cultura adocrática influencia o suporte dado pelos supervisores aos seus colaboradores e a forma com a diversidade no local de trabalho é gerida. Verificou-se, ainda, que o quando o suporte dado pelo supervisor entra no modelo com o estatuto de mediadora o efeito da cultura de clã e o efeito da cultura adocrática deixam de ser significativos, ocorrendo uma mediação total, cujo efeito direto é significativo.
- O papel mediador do comprometimento organizacional na relação entre o desenvolvimento de carreiras e as intenções de rotatividadePublication . Dias Lourenço, Bárbara Sofia; Silva, Rui; Amaro, AnaPara um maior vínculo entre as organizações e os trabalhadores, o desenvolvimento de carreiras desempenha um papel fulcral, contribuindo significativamente para o aumento do comprometimento organizacional e, consequentemente, para diminuir as intenções de rotatividade. Esta investigação insere-se nesta temática e pretende analisar o papel mediador do comprometimento organizacional na relação existente entre o desenvolvimento de carreiras e as intenções de rotatividade. Para o efeito, utilizou-se uma metodologia quantitativa e os dados recolhidos através dos seguintes instrumentos: Questionário de desenvolvimento de carreira, Questionário de comprometimento organizacional, Questionário de intenções de rotatividade. A amostra é composta por 308 trabalhadores, com idades que oscilam entre os 18 e os 69 anos e que desempenham funções no sector público e privado. Os resultados obtidos demonstram que o desenvolvimento de carreiras e o comprometimento organizacional influenciam negativamente as intenções de rotatividade dos trabalhadores. Verificou-se ainda que o comprometimento organizacional medeia o desenvolvimento de carreiras e as intenções de rotatividade.
- Influência da autoeficácia e da autoconfiança no rendimento dos atletas: o efeito moderador da relação com o treinadorPublication . Palma Borralho, João Pedro; Rodrigues, RosaNa prática desportiva, a autoeficácia e a autoconfiança são largamente influenciadas pela relação de proximidade que os atletas estabelecem com o seu treinador, o que por sua vez se reflete no seu rendimento. Esta investigação aborda esta temática e pretendeu analisar a influência da autoeficácia e da autoconfiança no rendimento dos atletas e perceber em que medida o relacionamento com o treinador modera esta relação. Os dados foram recolhidos junto de uma amostra de conveniência, constituída por 193 atletas, cujas idades variam entre os 11 e os 57 anos. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa de natureza correlacional, sendo os dados recolhidos através dos seguintes instrumentos: General Self-Efficacy Scale, Sport-Confidence Inventory, Questionnaire of Sports Performance - related Psychological Characteristics e Coach-Athlete Relationship Questionnaire. Os resultados demonstram que existe uma correlação positiva entre a autoeficácia e a autoconfiança. Também se apurou que a autoconfiança tem uma influência significativa no rendimento dos atletas e que o relacionamento com o treinador modera a relação que existe entre cada uma das variáveis independentes – autoeficácia e autoconfiança – e o rendimento do atleta.
- Caminhos para uma Produção Colaborativa: O Setor do Calçado em PortugalPublication . Matos Magalhães, João Pedro Maranha; Silva, AgostinhoO setor do calçado em Portugal tem desde 2017 vindo a perder dinamismo e apresentado resultados abaixo dos esperados em vendas e valores. É um setor de extrema importância para a economia portuguesa, que no passado alcançou valores bastante positivos, no entanto, atualmente, não está a conseguir adaptar-se às novas tendências de mercado. Os novos paradigmas económicos e sociais passam por uma abordagem cocriativa e coprodutiva, que podem ser explicadas através da disciplina emergente Service Science. É necessário desenvolver um modelo de produção colaborativo que passa pela aposta em tecnologias disruptivas que têm por base a indústria 4.0. Face ao exposto e tendo conta estas novas dinâmicas de mercado, a presente dissertação tem como pergunta de partida: “Pode a produção colaborativa reverter a atual tendência de decréscimo do setor do calçado em Portugal?”. Procurou-se responder a esta questão utilizando uma metodologia qualitativa, explorando casos práticos em que as hipóteses colocadas passam pela utilização de tecnologias como Realidade Aumentada, o 3D printing, o Fabrico Aditivo, que resultaram em novas experiências para o consumidor (Customer Experience), contribuindo para desenvolver uma abordagem de coprodução e cocriativa. As tês hipóteses apresentadas foram aceites permitindo aferir a viabilidade na aposta destas tecnologias como novas formas de produção que resultam na colaboração e que se revelam profícuas para as empresas que as adotaram promovendo a criação de valor.
- O impacto da liderança transformacional no compromisso organizacional: o papel moderador do teletrabalhoPublication . Pinto Nunes, Ana Carla de Carvalho; Finuras, António Paulo; Brito, AnaA presente investigação pretende estudar o papel moderador do teletrabalho entre a liderança transformacional e o compromisso organizacional. O estudo desta temática teve como objetivo principal aferir se o teletrabalho tem um papel moderador na relação entre a liderança transformacional e o compromisso organizacional e apurar em que medida a liderança transformacional tem impacto positivo no compromisso organizacional dos colaboradores. Para isso, participaram neste estudo 230 inquiridos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 22 e os 74 anos, dos sectores público e privado que possam já ter trabalhado ou não em regime de teletrabalho. Os dados foram obtidos através de dois questionários validados e outro sociodemográfico, que foram recolhidos eletronicamente. Estes foram precedidos de uma revisão da literatura que permitiu obter diversas perspetivas sobre as três variáveis investigadas. Os resultados revelaram que se aceitam as duas hipóteses de estudo. Revelam também que, de um ponto de vista teórico e prático, e com o aprofundamento dos mais recentes estudos nos campos da liderança transformacional, do compromisso organizacional e do teletrabalho, a variável independente liderança transformacional, em particular na sua dimensão confiabilidade, valida a sua correlação com a variável dependente compromisso organizacional, confirmado o impacto positivo que exerce sobre o mesmo. Apurou-se também que a variável moderadora do teletrabalho tem um efeito positivo, ou seja, o teletrabalho atua no sentido do reforço da relação existente entre liderança transformacional e compromisso organizacional.
- Studio Provenzano Architetti Associati. Cultura de projeto em Palermo - a lição de Carlo Scarpa e Siza VieiraPublication . Peixoto, Ana; Milano, MariaStudio Provenzano Architetti Associati. Cultura de projeto em Palermo – A lição de Carlo Scarpa e Siza Vieira é o título deste relatório, elaborado no contexto da realização de um estágio curricular num estúdio de arquitetura localizado em Palermo, sul de Itália. Nesta circunstância, e na tentativa de perceber qual poderia ser o nosso contributo para a prática do design de interiores, realizámos um estudo sobre a cultura de projeto em Palermo, colocando-a em confronto com aquela do Porto. É, assim, apresentado um testemunho da experiência de contacto do estudante com o mundo laboral, expondo as metodologias do estúdio Provenzano, desde o envolvimento na idealização à implementação dos projetos. Através do contacto com a cultura de projeto em Palermo foi possível a formação de um sincretismo cultural, no cruzamento de visões e modos de projetar, que enriqueceu a nossa prática da disciplina. Neste cenário, foi importante a realização de entrevistas e o contacto direto com figuras palermitanas, tais como Fausto Provenzano, Santo Giunta e Roberto Collovà, que conduziram este estudo para o aprofundamento de dois arquitetos: Carlo Scarpa e Siza Vieira. Centrada no ato de projetar, a obra de ambos reflete uma atenção especializada para as camadas interiores que constituem um espaço. Assim, pretende-se tirar partido desta visão holística de abordagem ao projeto e perceber quais os ensinamentos a retirar destes mestres.