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Advisor(s)
Abstract(s)
O setor do calçado em Portugal tem desde 2017 vindo a perder dinamismo e apresentado
resultados abaixo dos esperados em vendas e valores. É um setor de extrema importância
para a economia portuguesa, que no passado alcançou valores bastante positivos, no
entanto, atualmente, não está a conseguir adaptar-se às novas tendências de mercado.
Os novos paradigmas económicos e sociais passam por uma abordagem cocriativa e
coprodutiva, que podem ser explicadas através da disciplina emergente Service Science.
É necessário desenvolver um modelo de produção colaborativo que passa pela aposta em
tecnologias disruptivas que têm por base a indústria 4.0. Face ao exposto e tendo conta
estas novas dinâmicas de mercado, a presente dissertação tem como pergunta de partida:
“Pode a produção colaborativa reverter a atual tendência de decréscimo do setor do
calçado em Portugal?”. Procurou-se responder a esta questão utilizando uma metodologia
qualitativa, explorando casos práticos em que as hipóteses colocadas passam pela
utilização de tecnologias como Realidade Aumentada, o 3D printing, o Fabrico Aditivo,
que resultaram em novas experiências para o consumidor (Customer Experience),
contribuindo para desenvolver uma abordagem de coprodução e cocriativa.
As tês hipóteses apresentadas foram aceites permitindo aferir a viabilidade na aposta
destas tecnologias como novas formas de produção que resultam na colaboração e que se
revelam profícuas para as empresas que as adotaram promovendo a criação de valor.
Description
Keywords
Colaboração cocriação de valor Service Science Indústria 4.0 setor do calçado português calçado marca empresas