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- Estratégia de adaptação cultural ao País: o caso da Indústria Fast-Food em PortugalPublication . Santos, Leandro Coelho; Freire, JoãoVivemos numa era sem precedentes. Num mundo tão globalizado e com economias cada vez mais abertas e liberais, as fronteiras já não individualizam os países como outrora e o processo de internacionalização está a tornar-se mais fácil e rápido para todas as organizações. Com as viagens low-cost, muitos países recebem cada vez mais emigrantes e turistas anualmente, o que origina uma exposição constante ao outro e uma multiculturalidade de pessoas e de valores. Desta forma, as necessidades dos consumidores estão a tornar-se mais homogéneas. Contudo, as barreiras, tradições e preferências culturais ainda poderão ter um papel relevante nas decisões de compra dos consumidores. A seguinte investigação inserida no Mestrado de Gestão de Marketing pretende auxiliar na compreensão de um dos principais dilemas de um marketeer de um restaurante fast-food no seu processo de expansão de mercado: quais são os elementos do marketing-mix que os consumidores preferem ver adaptados na indústria fast-food? Com esta dissertação, pretendi descobrir quais são os 7Ps do marketing-mix que os consumidores portugueses preferem ver adaptados na indústria fast-food. A metodologia escolhida para esta investigação foi uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas em profundidade, com o objetivo de obter respostas a um conjunto de questões com relevância no âmbito da internacionalização das marcas fast-food.
- Design semi-artesanal: inspiração em artesãos angolanos para o desenvolvimento de mobiliárioPublication . Bosso, Delcia; Luciana, BarbosaA presente dissertação, tem a sua essência no estudo sobre a relação entre o design de produto e o artesanato direcionados para a vida, história, antropologia e cultura do artesão angolano, mais especificamente dos povos que habitam a noroeste e a leste do país, respetivamente os Bakongo e os Lunda-tchokwe. Para melhor contextualização, faz parte do processo criativo, compreender os factos que inspiram a criação das peças concebidas pelos artesãos, de que modo a produção artesanal difere da produção industrial, o impacto social de um produto e de que forma o designer contribui para a transformação de uma comunidade. Mediante o estudo sobre os fenómenos associados à sua vivência e obras, entender onde há predominância do artesanato como elemento enraizado na sua estrutura social e económica e classificar as matérias-primas fundamentais para a elaboração de cada artefacto regional, sendo fundamental a primazia aos recursos locais, a compreensão das caraterísticas e qualidades da envolvente, das relações que se formam e dos rituais que se praticam em torno da produção e consumo destes produtos, fatores que moldam o artífice desde a sua infância até à idade adulta. Constituindo todo este processo, fonte de inspiração para o desenvolvimento futuro de uma coleção de mobiliário contemporâneo, conjugando a manualidade e a valorização de traços histórico-culturais.
- Sistema de Avaliação Inter-pares, Suportado por Aplicação Informática.Publication . Barbosa, João; Ramos, PedroPretende-se a criação de um programa/sistema de avaliação inter-pares, a ser aplicado/utilizado no âmbito de um departamento de Operações de Voo de uma companhia aérea. Com o objetivo prioritário de facilitar a cada TRIPULANTE uma perceção mais correta das suas fragilidades/pontos fracos, e consequentemente alertá-lo para as atitudes corretivas/mitigadoras, permite também que a organização retire dos dados em bloco informação preciosa a ser utilizada na correção dos modelos de avaliação/seleção/contratação, na conceção dos programas formativos, na adequação de práticas operacionais. A avaliação é feita por cada tripulante, independentemente da sua função a bordo, e incide sobre cada um dos outros tripulantes com quem partilhe uma missão (voo, sessão de simulador, ação formativa, etc.). É condição sine qua non que quaisquer resultados personalizados da avaliação proposta neste trabalho só sejam conhecidos pelos próprios visados, ou seja, só o próprio tripulante terá acesso às avaliações de que foi alvo, e isto acontecerá de tal forma que nunca poderá identificar/relacionar aqueles “resultados” com ninguém em particular com quem tenha efetuado missões.
- O Impacto de Estratégias de Marketing Relacional na Conversão e Manutenção de Adeptos em Clubes de FutebolPublication . Meira, Ana Catarina Ribeiro; Martinez, Luísa; Ramos, FilipeNum contexto de consumo em que a preferência de marca e lealdade perante estas parece já não ser algo garantido, o mundo do futebol apresenta-se com um contexto completamente diferente. Neste mundo, os adeptos são guiados por paixões fervorosas e tendem a ser fiéis ao seu clube mesmo em momentos de derrotas, acompanhando o seu clube durante a vida, formando uma espécie de tribo que utiliza os símbolos do seu clube para auto-definição. Neste estudo, procura-se saber como é escolhido o clube por cada adepto e como se aprofundam estas paixões, respondendo à pergunta sobre se este sentimento é algo meramente emocional ou se poderá ser influenciado e aprofundado por estratégias de marketing desenhadas pelo clube. Este é um tema que não é frequentemente debatido na literatura procurando-se, normalmente, estudar a estratégia de marca de cada clube. Assim, utilizar-se-á questionários a adeptos de clubes de futebol para perceber qual a sua relação com o clube e o que o faz apoiar esse clube, chegando-se à conclusão que o grau de ligação ao clube aumenta na mesma proporção em que os adeptos se sentem integrados pelo seu clube. Percebe-se, assim, a elevada importância de uma boa comunicação por parte do clube e da tentativa de incluir os adeptos na vida diária do clube, uma vez que isso fará com que estes se sintam mais próximos do clube e queiram estar mais próximos deste (ir a jogos, adquirir merchandise…).
- A influência das dimensões do Brand Equity na intenção de compra repetida: estudo de caso AutobrincaPublication . Mota, Carla Filipa de Sousa Leão; Martin D'Ávila, MiguelAs marcas são consideradas um dos ativos estratégicos mais valiosos capazes de impulsionar as empresas. Cada experiência do cliente com a marca representa uma oportunidade de interação. A experiência com a marca é um construto fundamental para as organizações e este trabalho mostrou a sua influência sob o valor da marca. Torna-se importante que as empresas prestem atenção a todos os meios que possam refletir as experiências com a marca, de forma a torná-las agradáveis para o consumidor. Neste sentido, procurou-se analisar as dimensões do Brand Equity e a sua influência na intenção de compra repetida dos consumidores de brinquedos e puericultura. Para a concretização deste objetivo, foi criada uma escala que foi disponibilizada online. O link foi partilhado através das redes sociais e do e-mail dos clientes que fizeram compras online. O questionário foi preenchido por clientes que tenham feito pelo menos uma compra na Autobrinca (N = 904), maioritariamente do sexo feminino (77.6%), da zona norte (43.5%) e centro do país (44%) e com uma idade média de 37.7 anos (DP = 9.41). Os resultados das correlações entre as dimensões do Brand Equity, a Intenção de Compra Repetida e a Experiência anterior mostraram que a intenção de compra destes participantes está relacionada com as com as dimensões do Brand Equity. A análise da regressão múltipla parece sugerir que a Experiência Anterior é uma subdimensão com maior capacidade de explicar o comportamento de compra repetida. Por fim, os resultados parecem indicar que a Experiência Anterior funciona como um mediador entre as dimensões do Brand Equity e a Intenção de Compra Repetida. O presente trabalho ajudou a compreender o comportamento do consumidor relativamente a uma marca de brinquedos e puericultura, produtos que não são alvo de muitas investigações dentro da área do marketing.
- Protocolo de Avaliação Orofacial: revisão e validação da versão 2 (PAOF-2) em crianças dos quatro aos nove anosPublication . Guimarães, Isabel; Teixeira, Paulo; Raimundo, Ana Filipa; Miguel, Susana; Nobre, Helena; Ascensão, MarianaObjetivos: Descrever o processo de revisão do protocolo de avaliação orofacial (PAOF) e determinar a praticabilidade, fidedignidade e validade da segunda versão (PAOF-2). Métodos: Estudo metodológico, observacional e transversal que envolveu duas fases, revisão e validação. A fase de revisão incluiu a análise dos conteúdos do PAOF (dimensões, itens, escala de avaliação e forma de registo) seguido de validação de conteúdo em grupo focal e pré-teste. Na fase de validação, o PAOF-2 foi aplicado, por terapeutas da fala, a crianças com idades entre os quatro e os nove anos. Foram analisadas as propriedades clinimétricas de praticabilidade (tempo de aplicação), fidedignidade (consistência interna e acordo intra- e inter-examinadores) e validade (construto, convergente e discriminativa). Resultados: A revisão resultou num instrumento com duas dimensões ‘Estrutura’ e ‘Mobilidade’, 47 itens, escala de cinco pontos e folha de registo. A validade de conteúdo do PAOF foi analisada por 13 terapeutas da fala. A validação realizada em 312 crianças indicou praticabilidade adequada (15 minutos de tempo médio de aplicação), consistência interna excelente a boa (Alfa de Cronbach entre 0,94 e 0,77), excelente fidedignidade intra- e inter-examinadores (Coeficiente de correlação intraclasse >0,75), validade de construto (a análise fatorial exploratória explica 71,4% da estrutura interna do PAOF-2 com 47 itens), boa a moderada validade convergente entre o PAOF-2 e o original e validade discriminativa na dimensão ‘Mobilidade’ de acordo com a idade. Conclusão: O PAOF-2 é um instrumento prático, fidedigno e válido com potencialidade para instrumento de avaliação orofacial de crianças entre os quatro e os nove anos de idade.
- Voice Search Marketing: o panorama de pesquisas por voz em PortugalPublication . Ferreira, Bernardo André Gomes; Freire, JoãoEsta investigação tem como área científica as pesquisas por voz, dentro do ecossistema de Search Engine Marketing. Voice search é o termo atribuído ao contexto em que um utilizador realiza uma pesquisa através de um assistente virtual utilizando a sua voz (Rehkopf, 2019). A urgência deste estudo parte da mudança de paradigma na forma como os consumidores realizam as suas pesquisas online – assistindo-se a uma transição da pesquisa escrita para a voz. Tendo em conta esta oportunidade de mercado, procurei analisar o panorama de voice search em Portugal, identificando o impacto das tecnologias de pesquisa por voz na vida do consumidor português e compreendendo as melhores estratégias de otimização, para assistentes digitais, que as empresas nacionais poderão vir a aplicar. Para tal, foi realizada uma recolha de dados primária, assente numa metodologia de investigação mista. Em termos quantitativos, foram distribuídos inquéritos online com o intuito de identificar a forma como os portugueses realizam as suas pesquisas por voz. Já na vertente qualitativa, foram concretizadas entrevistas a marketers e especialistas em SEO, de modo a compreender as estratégias essenciais associadas a voice search marketing. Através dos principais resultados recolhidos quer na análise literária quer na recolha de dados primária, desenvolvi um framework que clarifica a forma como as empresas portuguesas poderão vir a desenvolver uma estratégia integrada de otimização para pesquisas por voz – “As 3 Dimensões de Voice Search Marketing”. Este modelo assenta em 3 grandes pilares: estratégias de voice SEO, desenvolvimento de ações de voz personalizadas em Actions on Google, Alexa Skills e SiriKit e fortalecimento do branding da organização.
- Design Land. As lojas temáticas e a construção de uma narrativa visual diferenciadoraPublication . Barroso, Monique; Cardoso, AnaA procura por espaços comerciais que apresentem aspectos visuais relevantes e apelativos foi o que estimulou a presente investigação. O seu desenvolvimento foi elaborado a partir da observação e investigação de lojas sob a categoria de Design Temático, que gerem atratividade através dos seus ambientes interiores - mas não só. O embasamento teórico inclui matérias circundantes ao Design de Interiores, tais como o Marketing, o Visual Merchandising, o Vitrinismo e o Design Emocional. Assim, é conformado o Retail Design, defendendo a criação de uma imagem forte para a construção de uma loja/marca que seja capaz de conectar-se com o seu consumidor - tanto ao nível do espaço de vendas como a um nível mais amplo, despoletando o interesse em produtos, embalagens, ou até na publicidade. Para além disso, também é ressaltada a inclusão de elementos sensoriais que despertam os múltiplos sentidos do consumidor. A intenção é aperfeiçoar todo o processo vivenciado pelo cliente e alcançar a excelência com uma Experiência de Compras marcante, no sentido funcional, mas principalmente, no sentido emocional. Seguindo a linha metodológica confirmatória, o estudo Design Land evoluiu com a observação de seis lojas no distrito do Porto. Estes Casos de Estudo foram analisados a partir de uma formatação com itens pré-definidos, facilitando a compreensão de aspectos específicos presentes em todos eles. No final da investigação, traçou-se um comparativo das descobertas, as quais ainda levaram à reflexão sobre a atuação dos profissionais designers de interiores e/ou arquitetos em projetos comerciais. Por último, em enquadramento ao cenário atual - no decurso da pandemia COVID-19 - revela-se este um bom momento para fortalecer a união entre o Setor Retalhista e o Design de Interiores, uma vez que se podem impulsionar mutuamente.
- Os Influenciadores Digitais no Instagram e a decisão de compra da Geração Z em PortugalPublication . Oliveira, Beatriz Gueifão de; Rodrigues, HelenaNos dias que correm as redes sociais tem uma grande importância na vida da população em geral. O Instagram criado em 2010 é uma plataforma conhecida pelo seu conteúdo criativo, capaz de influenciar todos ou quase todos os que utilizam esta plataforma online. Com a capacidade de influência que as plataformas online possuem, surge uma nova oportunidade de trabalho na área do marketing. O marketing de influência, trabalhado pelos influenciadores digitais, onde a sua opinião sobre um produto/serviço de uma determinada marca, influencia ou persuade os seus seguidores na compra do produto/serviço. A geração z é conhecida por ser digital, uma vez que não viveu sem o contacto com o digital. Desta forma, a questão de investigação prende-se com: Serão os influenciadores digitais no Instagram uma variável a ter em conta no processo de decisão de compra na geração z em Portugal? Para se responder à questão de investigação foi realizado um estudo quantitativo, com utilização de um questionário online, partilhado em redes sociais e em plataformas adequadas à população alvo, de forma a dar resposta às hipóteses levantas. Com o presente estudo foi possível concluir que as redes sociais, são uma oportunidade de divulgação de produtos ou serviços por parte dos influenciadores digitais, que desta forma, tem a oportunidade de chegar a um número cada vez maior de indivíduos.
- Guia de Gestão de Programa de Afiliados em PortugalPublication . Gomes, Vanessa Nair Barros; Bicho, MartaO seguinte projeto foi criado em virtude da acensão do marketing de afiliados, que é uma das ferramentas chave para o sucesso de grandes empresas no mundo do e-commerce como a Amazon. Não obstante esta tendência internacional, o mercado português ainda não aderiu como é possível observar internacionalmente. Para que as empresas possam compreender na totalidade as mais valias do marketing de afiliados, surgiu este projeto que expõe simplificadamente como marketing de afiliados pode ser integrado nas tarefas de uma empresa. Sendo que o principal foco deste projeto é capacitar as lojas de e-commerce em Portugal a entender o potencial do marketing de afiliados como meio de promoção e como promover os seus produtos através desta estratégia, isto tendo em conta a opinião de pessoas afiliadas em programas de afiliação e consumidores. Em sequência, são ilustradas formas de erguer a marca da empresa na mente dos consumidores entregando valor e por sua vez elevando o lucro.