Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Design Land. As lojas temáticas e a construção de uma narrativa visual diferenciadora

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Design Land - Monique PVB.pdf98.84 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A procura por espaços comerciais que apresentem aspectos visuais relevantes e apelativos foi o que estimulou a presente investigação. O seu desenvolvimento foi elaborado a partir da observação e investigação de lojas sob a categoria de Design Temático, que gerem atratividade através dos seus ambientes interiores - mas não só. O embasamento teórico inclui matérias circundantes ao Design de Interiores, tais como o Marketing, o Visual Merchandising, o Vitrinismo e o Design Emocional. Assim, é conformado o Retail Design, defendendo a criação de uma imagem forte para a construção de uma loja/marca que seja capaz de conectar-se com o seu consumidor - tanto ao nível do espaço de vendas como a um nível mais amplo, despoletando o interesse em produtos, embalagens, ou até na publicidade. Para além disso, também é ressaltada a inclusão de elementos sensoriais que despertam os múltiplos sentidos do consumidor. A intenção é aperfeiçoar todo o processo vivenciado pelo cliente e alcançar a excelência com uma Experiência de Compras marcante, no sentido funcional, mas principalmente, no sentido emocional. Seguindo a linha metodológica confirmatória, o estudo Design Land evoluiu com a observação de seis lojas no distrito do Porto. Estes Casos de Estudo foram analisados a partir de uma formatação com itens pré-definidos, facilitando a compreensão de aspectos específicos presentes em todos eles. No final da investigação, traçou-se um comparativo das descobertas, as quais ainda levaram à reflexão sobre a atuação dos profissionais designers de interiores e/ou arquitetos em projetos comerciais. Por último, em enquadramento ao cenário atual - no decurso da pandemia COVID-19 - revela-se este um bom momento para fortalecer a união entre o Setor Retalhista e o Design de Interiores, uma vez que se podem impulsionar mutuamente.

Description

Keywords

Design temático Marketing Visual merchandising Design emocional Retail design

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License