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Authors
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Abstract(s)
A procura por espaços comerciais que apresentem aspectos visuais relevantes e apelativos
foi o que estimulou a presente investigação. O seu desenvolvimento foi elaborado a partir
da observação e investigação de lojas sob a categoria de Design Temático, que gerem
atratividade através dos seus ambientes interiores - mas não só. O embasamento teórico
inclui matérias circundantes ao Design de Interiores, tais como o Marketing, o Visual
Merchandising, o Vitrinismo e o Design Emocional. Assim, é conformado o Retail Design,
defendendo a criação de uma imagem forte para a construção de uma loja/marca que seja
capaz de conectar-se com o seu consumidor - tanto ao nível do espaço de vendas como a
um nível mais amplo, despoletando o interesse em produtos, embalagens, ou até na
publicidade. Para além disso, também é ressaltada a inclusão de elementos sensoriais que
despertam os múltiplos sentidos do consumidor. A intenção é aperfeiçoar todo o processo
vivenciado pelo cliente e alcançar a excelência com uma Experiência de Compras
marcante, no sentido funcional, mas principalmente, no sentido emocional.
Seguindo a linha metodológica confirmatória, o estudo Design Land evoluiu com a
observação de seis lojas no distrito do Porto. Estes Casos de Estudo foram analisados a
partir de uma formatação com itens pré-definidos, facilitando a compreensão de aspectos
específicos presentes em todos eles. No final da investigação, traçou-se um comparativo
das descobertas, as quais ainda levaram à reflexão sobre a atuação dos profissionais
designers de interiores e/ou arquitetos em projetos comerciais.
Por último, em enquadramento ao cenário atual - no decurso da pandemia COVID-19 -
revela-se este um bom momento para fortalecer a união entre o Setor Retalhista e o
Design de Interiores, uma vez que se podem impulsionar mutuamente.
Description
Keywords
Design temático Marketing Visual merchandising Design emocional Retail design