Repository logo
 
Publication

Design Land. As lojas temáticas e a construção de uma narrativa visual diferenciadora

datacite.subject.fosDesignpt_PT
dc.contributor.advisorCardoso, Ana
dc.contributor.authorBarroso, Monique
dc.date.accessioned2021-09-07T16:43:05Z
dc.date.available2021-09-07T16:43:05Z
dc.date.issued2021-07-19
dc.description.abstractA procura por espaços comerciais que apresentem aspectos visuais relevantes e apelativos foi o que estimulou a presente investigação. O seu desenvolvimento foi elaborado a partir da observação e investigação de lojas sob a categoria de Design Temático, que gerem atratividade através dos seus ambientes interiores - mas não só. O embasamento teórico inclui matérias circundantes ao Design de Interiores, tais como o Marketing, o Visual Merchandising, o Vitrinismo e o Design Emocional. Assim, é conformado o Retail Design, defendendo a criação de uma imagem forte para a construção de uma loja/marca que seja capaz de conectar-se com o seu consumidor - tanto ao nível do espaço de vendas como a um nível mais amplo, despoletando o interesse em produtos, embalagens, ou até na publicidade. Para além disso, também é ressaltada a inclusão de elementos sensoriais que despertam os múltiplos sentidos do consumidor. A intenção é aperfeiçoar todo o processo vivenciado pelo cliente e alcançar a excelência com uma Experiência de Compras marcante, no sentido funcional, mas principalmente, no sentido emocional. Seguindo a linha metodológica confirmatória, o estudo Design Land evoluiu com a observação de seis lojas no distrito do Porto. Estes Casos de Estudo foram analisados a partir de uma formatação com itens pré-definidos, facilitando a compreensão de aspectos específicos presentes em todos eles. No final da investigação, traçou-se um comparativo das descobertas, as quais ainda levaram à reflexão sobre a atuação dos profissionais designers de interiores e/ou arquitetos em projetos comerciais. Por último, em enquadramento ao cenário atual - no decurso da pandemia COVID-19 - revela-se este um bom momento para fortalecer a união entre o Setor Retalhista e o Design de Interiores, uma vez que se podem impulsionar mutuamente.pt_PT
dc.identifier.tid202745554pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37425
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign temáticopt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectVisual merchandisingpt_PT
dc.subjectDesign emocionalpt_PT
dc.subjectRetail designpt_PT
dc.titleDesign Land. As lojas temáticas e a construção de uma narrativa visual diferenciadorapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Artes e Design
thesis.degree.nameDesignpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Design Land - Monique PVB.pdf
Size:
98.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format