Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
12.33 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação, tem a sua essência no estudo sobre a relação entre o design
de produto e o artesanato direcionados para a vida, história, antropologia e cultura do artesão
angolano, mais especificamente dos povos que habitam a noroeste e a leste do país,
respetivamente os Bakongo e os Lunda-tchokwe.
Para melhor contextualização, faz parte do processo criativo, compreender os factos que
inspiram a criação das peças concebidas pelos artesãos, de que modo a produção artesanal
difere da produção industrial, o impacto social de um produto e de que forma o designer
contribui para a transformação de uma comunidade.
Mediante o estudo sobre os fenómenos associados à sua vivência e obras, entender
onde há predominância do artesanato como elemento enraizado na sua estrutura social e
económica e classificar as matérias-primas fundamentais para a elaboração de cada artefacto
regional, sendo fundamental a primazia aos recursos locais, a compreensão das caraterísticas
e qualidades da envolvente, das relações que se formam e dos rituais que se praticam em
torno da produção e consumo destes produtos, fatores que moldam o artífice desde a sua
infância até à idade adulta.
Constituindo todo este processo, fonte de inspiração para o desenvolvimento futuro de
uma coleção de mobiliário contemporâneo, conjugando a manualidade e a valorização de
traços histórico-culturais.
Description
Keywords
Design Semi-Artesanal sustentabilidade Antropologia Cultural Angola Mobiliário