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- Econometric modelling of time series applied in the generation of subsidies in the milk production chain in Rio Grande do SulPublication . Souza, F. M.; Paula, Brunna Aver De; Baggio, Daniel Knebel; Brum, Argemiro Luis; Sausen, Juliana da Fonseca Capssa LimaThe purpose of this article is to make short-term forecasting using the methodology Box & Jenkins, the Johansen method and the Granger causality, and the impulse-response function between variables price and milk production in Rio Grande do Sul’s market. The monthly price series of milk and its production in Rio Grande do Sul were analysed, in the period from January 1995 to December 2017. The model that suits best, for forecasts, the data of the series of the milk price paid to the producer was an ARIMA (1, 1, 1) and production was SARIMA (1, 1, 1) (1, 1, 1)6, which provided reasonable estimates of forecasts for the months from February to July of 2017. The use of Johansen methodologies identifies the existence of the one cointegration vector and a long-term equilibrium relation between variables price and production of the milk. When we analyse Granger's causality, the results point to a two-way relationship, that is, prices influence milk production and vice versa. The analysis of the impulse-response function showed that the shocks present significant impacts between production and cost, both in terms of duration and intensity
- A Área das Ciências numa Sala de Jardim de Infância - Contributos para as aprendizagens de um grupo de criançasPublication . Torcato, Débora Lopes; Rosa, Celeste
- Gestão de conflitos em contexto jardim de Infância: O papel do educadorPublication . Rodrigues Gonçalves, Carla Marina; Rosa, Celeste
- Plano de marketing para a empresa T&J Pombeiro, Lda. - Marca DetoursPublication . Maia, Tiago; Fonseca, ManuelEste trabalho de projeto, tem como principal objetivo a criação de um plano de Marketing para a marca Detours que atua no setor dos serviços, no ramo do turismo. No presente projeto são abordados múltiplos aspetos inerentes ao conceito de Marketing. Após enquadramento teórico dos conceitos subjacentemente associados – nomeadamente, Plano de Marketing, Marketing de Serviços e Marketing de Turismo – procedeu-se a um diagnóstico estrutural e contextual da Detours, através de uma entrevista semiestruturada ao sócio-gerente da mesma. Complementarmente, tendo como objetivo uma maior proximidade à perceção do cliente face à qualidade de serviço da empresa, procedeu-se à seleção de avaliações recolhidas através da plataforma TripAdvisor. O conteúdo gerado desta seleção e da entrevista realizada foi posteriormente analisado através do método qualitativo de análise de conteúdo. Foram, deste modo, identificados os desafios, valências, ameaças e oportunidades da marca Detours e do setor onde atua. Adicionalmente, registaram-se pontos passíveis de mudança que se acredita poderem contribuir para combater fatores externos condicionantes. Retira-se como principal resultado deste projeto a proposta de um plano de Marketing onde se contemplam ações e estratégias que procuram reforçar o crescimento e consolidação da Detours enquanto marca. São ainda sugeridas medidas com vista a uma reorganização de processos internos e estratégias de reforço da satisfação dos colaboradores e dos clientes, culminando assim num aumento esperado da qualidade dos serviços prestados.
- Perfil do consumidor das marcas de luxo Centro Porsche Porto e BragaPublication . Makhniy, Diana; Monteiro, MárciaEste relatório surge no âmbito da obtenção do grau de mestre em Direção Comercial e Marketing, pelo Instituto Superior de Administração e Gestão no Porto realizado na empresa Centro Porsche Porto. A finalidade deste relatório é descrever de forma profunda o perfil do consumidor do luxo do centro Porsche Porto e Braga e fazer uma previsão do que o mesmo será no futuro. O método utilizado no relatório é quantitativo e qualitativo. Numa primeira fase, foi realizado um diagnóstico da empresa. Posteriormente foi realizado um conjunto de hipóteses de acordo com a revisão da literatura. De seguida procedeu-se à realização do questionário, utilizando a escala de likert 5 pontos e inquérito por questionário, para testar as hipóteses e fazer a análise da base de dados de ambos os concessionários. Após a recolha dos dados do questionário procedeu-se à análise do mesmo. Após conclusão da análise, foram propostas um conjunto de melhorias com o intuito de conhecer o consumidor de forma mais profunda e fortalecer os laços com os mesmos. Foi possível verificar que o cliente Porsche está sensibilizado com questões ambientais, é um cliente que valoriza a experiência de compra, busca distinção, exclusividade, qualidade e design. Serve o presente relatório de estágio para traçar um perfil do consumidor de marcas de luxo de forma a prever os desejos e necessidades do mesmo, estabelecer uma ligação de lealdade sólida e consciente e, por fim, fazer uma projeção do perfil do consumidor de luxo no futuro.
- Investigating efficiency of frontier stock markets using multifractal detrended fluctuation analysisPublication . Aslam, Faheem; Ferreira, Paulo; Mohti, Wahbeeah
- Design as a strategic tool for social innovationPublication . Pintão, Ana; Magri, LucioSabendo que o design pode desempenhar um papel extremamente relevante na solução de problemas ou no crescimento das empresas, acredita-se que ele pode ser uma ferramenta e uma estratégia de inovação social nas comunidades. Os designers tradicionalmente concentram-se em melhorar a aparência e a funcionalidade dos produtos. Recentemente, designers começaram a usar ferramentas de design para resolver problemas mais complexos e ajudar as comunidades ao fazê-lo. A presente dissertação descreve um processo de pesquisa, reflexão e discussão sobre Design Social vs Design para Inovação Social considerando uma revisão de literatura, um estágio na função de designer de produto e uma pesquisa qualitativa com designers e profissionais com experiência e expertise nesses conceitos. O relatório de estágio é uma parte importante deste documento, onde é documentada a experiência e os projetos realizados durante o período, e também comenta a metodologia utilizada nos projetos de design social. A contribuição das empresas com projetos dedicados ao design social também foi importante, contribuindo para um conhecimento mais aprofundado das metodologias utilizadas e dos resultados obtidos em projetos desta dimensão mais social. Foram recolhidas entrevistas de profissionais de 18 empresas de Portugal e de outros países. O presente trabalho de investigação testemunha a rápida disseminação da consciência sobre a inovação social que levou a ideia a ser conceptualizada de muitas formas diferentes, alargando tanto o seu campo semântico como a sua definição, que é de facto bastante ampla e aberta a uma variedade de interpretações. Assim, neste trabalho reporta-se a esta área do design e ajuda a contribuir para um quadro de estudo nesta área, explicando métodos e termos.
- Estratégias na organização do ambiente educativo para uma Educação para a CidadaniaPublication . Pereira da Costa, Débora Soraia; Rosa, Celeste
- A visão do colaborador como cliente interno : elaboração de um plano de marketing interno para a escola de futebol Dragon ForcePublication . Ferreira, Luís Miguel Moreira; Salomão, MiriamNum mundo onde as atenções estão cada vez mais viradas para o que é digital, para os avanços tecnológicos que juntam, mas tantas vezes distanciam, num mundo onde a concorrência é cada vez maior, há um fator que se mantém inalterado: o humano. De dia para dia, as empresas tornam-se mais competitivas e procuram fatores diferenciadores. Assim, é fundamental garantir o desenvolvimento dos colaboradores, de forma a que sejam cada vez mais capazes de prestar um melhor serviço aos clientes externos. Este projeto profissional pretende desenvolver uma ferramenta útil de gestão para as escolas de futebol Dragon Force, departamento do Futebol Clube do Porto, através de um plano de marketing interno. Para atingir tal objetivo, realizou-se, em primeira instância, um estudo da literatura relativa ao tema, abordando várias dimensões do marketing interno como a orientação para o cliente, a comunicação organizacional, a motivação e a satisfação, o comprometimento organizacional e o employee turnover. Numa segunda parte, fez-se um estudo com os colaboradores da organização, de forma a entender as suas perspetivas sobre a situação atual da empresa em relação a fatores importantes do marketing interno. Foram recolhidas 172 respostas válidas, o que representa uma amostra de 54,6% da população total. Além deste método, foram também analisados documentos da empresa e dados levantados através de observação participante. Após análise dos resultados obtidos e do meio envolvente, criou-se assim um plano de marketing interno com o objetivo de melhorar os parâmetros mais baixos e reforçar os pontos já positivos.