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Authors
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Abstract(s)
Sabendo que o design pode desempenhar um papel extremamente relevante na solução de problemas ou
no crescimento das empresas, acredita-se que ele pode ser uma ferramenta e uma estratégia de inovação
social nas comunidades. Os designers tradicionalmente concentram-se em melhorar a aparência e a
funcionalidade dos produtos. Recentemente, designers começaram a usar ferramentas de design para
resolver problemas mais complexos e ajudar as comunidades ao fazê-lo.
A presente dissertação descreve um processo de pesquisa, reflexão e discussão sobre Design Social vs
Design para Inovação Social considerando uma revisão de literatura, um estágio na função de designer de
produto e uma pesquisa qualitativa com designers e profissionais com experiência e expertise nesses
conceitos. O relatório de estágio é uma parte importante deste documento, onde é documentada a
experiência e os projetos realizados durante o período, e também comenta a metodologia utilizada nos
projetos de design social.
A contribuição das empresas com projetos dedicados ao design social também foi importante,
contribuindo para um conhecimento mais aprofundado das metodologias utilizadas e dos resultados
obtidos em projetos desta dimensão mais social. Foram recolhidas entrevistas de profissionais de 18
empresas de Portugal e de outros países.
O presente trabalho de investigação testemunha a rápida disseminação da consciência sobre a inovação
social que levou a ideia a ser conceptualizada de muitas formas diferentes, alargando tanto o seu campo
semântico como a sua definição, que é de facto bastante ampla e aberta a uma variedade de
interpretações. Assim, neste trabalho reporta-se a esta área do design e ajuda a contribuir para um quadro
de estudo nesta área, explicando métodos e termos.
Description
Keywords
Design Social Herança cultural Comunidade local Design estratégico Inovação