Repository logo
 
Publication

Design as a strategic tool for social innovation

datacite.subject.fosDesignpt_PT
dc.contributor.advisorMagri, Lucio
dc.contributor.authorPintão, Ana
dc.date.accessioned2021-11-11T10:21:45Z
dc.date.available2021-11-11T10:21:45Z
dc.date.issued2021-06-30
dc.description.abstractSabendo que o design pode desempenhar um papel extremamente relevante na solução de problemas ou no crescimento das empresas, acredita-se que ele pode ser uma ferramenta e uma estratégia de inovação social nas comunidades. Os designers tradicionalmente concentram-se em melhorar a aparência e a funcionalidade dos produtos. Recentemente, designers começaram a usar ferramentas de design para resolver problemas mais complexos e ajudar as comunidades ao fazê-lo. A presente dissertação descreve um processo de pesquisa, reflexão e discussão sobre Design Social vs Design para Inovação Social considerando uma revisão de literatura, um estágio na função de designer de produto e uma pesquisa qualitativa com designers e profissionais com experiência e expertise nesses conceitos. O relatório de estágio é uma parte importante deste documento, onde é documentada a experiência e os projetos realizados durante o período, e também comenta a metodologia utilizada nos projetos de design social. A contribuição das empresas com projetos dedicados ao design social também foi importante, contribuindo para um conhecimento mais aprofundado das metodologias utilizadas e dos resultados obtidos em projetos desta dimensão mais social. Foram recolhidas entrevistas de profissionais de 18 empresas de Portugal e de outros países. O presente trabalho de investigação testemunha a rápida disseminação da consciência sobre a inovação social que levou a ideia a ser conceptualizada de muitas formas diferentes, alargando tanto o seu campo semântico como a sua definição, que é de facto bastante ampla e aberta a uma variedade de interpretações. Assim, neste trabalho reporta-se a esta área do design e ajuda a contribuir para um quadro de estudo nesta área, explicando métodos e termos.pt_PT
dc.identifier.tid202736814pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37952
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign Socialpt_PT
dc.subjectHerança culturalpt_PT
dc.subjectComunidade localpt_PT
dc.subjectDesign estratégicopt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.titleDesign as a strategic tool for social innovationpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Artes e Design
thesis.degree.nameDesignpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AnaRitaPintao_Documento Final.pdf
Size:
413.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format