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Num mundo onde as atenções estão cada vez mais viradas para o que é digital, para os avanços tecnológicos que juntam, mas tantas vezes distanciam, num mundo onde a concorrência é cada vez maior, há um fator que se mantém inalterado: o humano. De dia para dia, as empresas tornam-se mais competitivas e procuram fatores diferenciadores. Assim, é fundamental garantir o desenvolvimento dos colaboradores, de forma a que sejam cada vez mais capazes de prestar um melhor serviço aos clientes externos.
Este projeto profissional pretende desenvolver uma ferramenta útil de gestão para as escolas de futebol Dragon Force, departamento do Futebol Clube do Porto, através de um plano de marketing interno.
Para atingir tal objetivo, realizou-se, em primeira instância, um estudo da literatura relativa ao tema, abordando várias dimensões do marketing interno como a orientação para o cliente, a comunicação organizacional, a motivação e a satisfação, o comprometimento organizacional e o employee turnover. Numa segunda parte, fez-se um estudo com os colaboradores da organização, de forma a entender as suas perspetivas sobre a situação atual da empresa em relação a fatores importantes do marketing interno. Foram recolhidas 172 respostas válidas, o que representa uma amostra de 54,6% da população total. Além deste método, foram também analisados documentos da empresa e dados levantados através de observação participante.
Após análise dos resultados obtidos e do meio envolvente, criou-se assim um plano de marketing interno com o objetivo de melhorar os parâmetros mais baixos e reforçar os pontos já positivos.
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Marketing interno Colaboradores Dragon Force F. C. Porto Plano de Marketing Interno