Repository logo
 
Publication

A visão do colaborador como cliente interno : elaboração de um plano de marketing interno para a escola de futebol Dragon Force

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSalomão, Miriam
dc.contributor.authorFerreira, Luís Miguel Moreira
dc.date.accessioned2021-07-23T15:03:32Z
dc.date.available2021-07-23T15:03:32Z
dc.date.issued2021-06-30
dc.description.abstractNum mundo onde as atenções estão cada vez mais viradas para o que é digital, para os avanços tecnológicos que juntam, mas tantas vezes distanciam, num mundo onde a concorrência é cada vez maior, há um fator que se mantém inalterado: o humano. De dia para dia, as empresas tornam-se mais competitivas e procuram fatores diferenciadores. Assim, é fundamental garantir o desenvolvimento dos colaboradores, de forma a que sejam cada vez mais capazes de prestar um melhor serviço aos clientes externos. Este projeto profissional pretende desenvolver uma ferramenta útil de gestão para as escolas de futebol Dragon Force, departamento do Futebol Clube do Porto, através de um plano de marketing interno. Para atingir tal objetivo, realizou-se, em primeira instância, um estudo da literatura relativa ao tema, abordando várias dimensões do marketing interno como a orientação para o cliente, a comunicação organizacional, a motivação e a satisfação, o comprometimento organizacional e o employee turnover. Numa segunda parte, fez-se um estudo com os colaboradores da organização, de forma a entender as suas perspetivas sobre a situação atual da empresa em relação a fatores importantes do marketing interno. Foram recolhidas 172 respostas válidas, o que representa uma amostra de 54,6% da população total. Além deste método, foram também analisados documentos da empresa e dados levantados através de observação participante. Após análise dos resultados obtidos e do meio envolvente, criou-se assim um plano de marketing interno com o objetivo de melhorar os parâmetros mais baixos e reforçar os pontos já positivos.pt_PT
dc.identifier.tid202746631pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37195
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectColaboradorespt_PT
dc.subjectDragon Force F. C. Portopt_PT
dc.subjectPlano de Marketing Internopt_PT
dc.titleA visão do colaborador como cliente interno : elaboração de um plano de marketing interno para a escola de futebol Dragon Forcept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
luis_ferreira.pdf
Size:
1.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format