Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-17"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A segurança interna e a criminalidade organizada transnacional: o narcotráfico na Guiné-BissauPublication . Nau, Aruna Upanhasso; Correia, Eduardo PereiraA dinâmica da criminalidade organizada transnacional exige cada vez mais ao Estado, a definição da estratégia política de segurança capaz de responder as necessidades quotidianas dos cidadãos. Na República da Guiné-Bissau, a tarefa de segurança interna é assegurada por uma panóplia de forças e serviços de segurança e têm como missão defender a legalidade democrática e garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos. Perante a dinâmica atual da criminalidade, cabe ao estado guineense criar condições para a coordenação e articulação dessas diferentes entidades no exercício das suas funções com vista a garantir o bem estar dos cidadãos. A problemática da criminalidade organizada transnacional ultrapassa as barreiras nacionais. Com este efeito, os estados devem adotar uma política de abordagem ao fenómeno em causa por meio de cooperação policial e judiciária internacional para em conjunto combatê-lo. O presente trabalho investigação adotou uma metodologia qualitativa baseada na consulta bibliográfica e recorreu ainda à realização de entrevistas exploratórias e semiestruturadas para consubstanciar a exposição dos argumentos.
- Gestão da frota automóvel da Polícia de Segurança Pública: impactos da implementação de viaturas elétricas no programa Escola SeguraPublication . Ferreira, Márcio da Silva; Morgado, Sónia Maria Aniceto; Oliveira, AntónioTodas as organizações procuram atingir diariamente o máximo de eficiência, atendendo às necessidades dos seus clientes através dos seus recursos. Para além da globalização e da constante inovação tecnológica, temáticas ambientais são cada vez mais um desafio para os gestores que pretendem alcançar objetivos e potenciar a criação de valor de uma organização. A Polícia de Segurança Pública (PSP) para garantir o cumprimento dos seus desígnios dispõe de uma panóplia de meios, dos quais destacamos as viaturas. Este recurso material é utilizado de forma constante em diversas valências da PSP, como é o caso do Programa Escola Segura (PES). No entanto, após uma análise da frota automóvel da PSP inerente ao referido programa, verificamos que os veículos se encontram degradados e envelhecidos. Urge assim a necessidade de proceder à substituição das atuais viaturas do PES, surgindo assim a opção de adquirir viaturas elétricas (VE), motivo pelo qual se realizou um estudo de caráter descritivo exploratório de finalidade aplicada, com recurso a inquéritos por questionário. Este tem como intuito central averiguar os impactos que a adoção deste novo tipo de viaturas no PES poderá ter para a organização. Através de uma análise de viabilidade económico-financeira, concluiu-se que economicamente as VE tornam-se mais onerosas para a PSP. No entanto, dado que a diferença de custos evidenciada é residual, e pelo facto dos resultados obtidos através dos inquéritos por questionário demonstrarem que as VE são uma ótima estratégia de criação de valor, esta opção torna-se bastante apelativa para o futuro da organização, podendo contribuir para uma imagem inovadora e ambiental.
- Os direitos fundamentais e a atividade policial: a Polícia Nacional de Cabo VerdePublication . Batalha, Vladir Lopes; Correia, Eduardo PereiraCabo Verde tornou-se um regime democrático a partir da década de 1990, fundamentando-se como um estado de direito democrático, elevando a dignidade humana como princípio e valor supra estatal. O texto constitucional cabo-verdiano consagra um vasto catálogo de direitos fundamentais proclamado logo no preâmbulo e estendendo-se ao longo da constituição. No ordenamento cabo-verdiano, a Polícia Nacional é um dos principais órgãos do Estado, de que a função concorre em garantir e proteger os direitos dos cidadãos. Contudo, para a prossecução das suas funções, a Polícia Nacional pode recorrer ao uso legítimo da força. A atuação policial deve ser sempre exercida no respeito aos princípios gerais da administração pública, bem como no respeito por um conjunto de princípios especiais e inerentes à função policial. Sendo a dignidade humana o valor absoluto no ordenamento constitucional cabo verdiano, é tarefa do Estado criar mecanismos que visam garantir, proteger e promover os direitos fundamentais dos cidadãos. Neste contexto, os direitos fundamentais dos cidadãos constituem limite e fim da atividade policial, cuja função deve ser exercida em obediência da lei e no respeito dos direitos dos cidadãos, constitucionalmente consagrados.
- O tráfico internacional de drogas em Moçambique: desafios para a prevenção ao narcotráficoPublication . Cossa, Carlos Simão; Correia, Eduardo PereiraO tráfico de drogas em Moçambique é uma problemática recente na história do país, permitindo que o Estado adote novas políticas de segurança em observância à realidade da Polícia, nomeadamente no que concerne à prevenção do tráfico de drogas. Nos últimos anos, o fenómeno do tráfico internacional de drogas acresce à emergência da existência de novos riscos e ameaças para a segurança e tranquilidade públicas de Moçambique. À escala global, o tráfico internacional de drogas tem vindo a crescer de forma significativa no seu modus operandi colocando o sistema securitário de cada estado em causa e originando um sentimento de insegurança nas populações. Neste contexto, desenvolvemos um estudo do paradigma securitário em Moçambique, buscando respostas para a elaboração de estratégias de segurança para a prevenção e redução da criminalidade. Atualmente, a Polícia da República de Moçambique é dotada de uma panóplia de competências em matéria de segurança pública em coordenação com outras entidades públicas e privadas. Tem ainda a missão primordial da garantia da ordem, segurança e tranquilidades públicas, proteção de pessoas e bens, respeitando os direitos liberdades e garantias dos cidadãos constitucionalmente consagrados. Iremos apesentar os principais problemas securitários na Polícia de Moçambique que surgem da sua adaptação à realidade atual, analisando a necessária cooperação com outras polícias em matéria de segurança, bem como a rentabilização dos meios existentes como forma a demonstrar os principais desafios e perspetivas para a prevenção geral do narcotráfico em Moçambique.
- Análise da satisfação dos beneficiários do serviço de assistência na doença da Polícia de Segurança PúblicaPublication . Cordeiro, Tiago Miguel Luzio; Venes, Nuno; Afonso, JoãoO SAD/PSP existe como meio complementar ao SNS, para satisfazer as necessidades de uma parte dos cidadãos portugueses que, correm riscos, suportam exigências e vivem penosidades próprias da função policial. A qualidade de beneficiário do SAD/PSP é obrigatória para todos os Polícias e implica o desconto de uma percentagem do seu vencimento/pensão, que lhes dá direito ao regime convencionado e livre. É devido a esta obrigatoriedade, que é fundamental conhecer o grau de satisfação dos beneficiários com os serviços prestados pelo subsistema, de maneira a poder melhorá los. Neste sentido, pretendeu-se essencialmente realizar: um périplo histórico pelos subsistemas SAD/PSP, SAD/GNR, ADM, ADSE e SNS; um paralelismo entre SAD/PSP e SAD/GNR; e uma avaliação do nível de satisfação, através de estudo quantitativo por questionário, feito a uma amostra representativa dos beneficiários do SAD/PSP. Deste último, verificou-se que a maioria dos beneficiários está satisfeita com os serviços prestados pela rede convencionada; a maioria dos beneficiários acredita que não existe igualdade geográfica no número de acordos com prestadores de serviços; a maioria dos beneficiários acredita que existe igualdade no facto de todos contribuírem na mesma percentagem, para o SAD/PSP; mesmo que não fosse obrigatório, a maioria dos beneficiários titulares continuaria a ser contribuinte deste subsistema; a maioria dos beneficiários do SAD/PSP acredita que o prazo de reembolso das faturas que submetem ao subsistema, é um dos principais fatores que influenciam a sua satisfação com o subsistema. Concluiu-se que existe um nível neutral, com tendência para a satisfação, por parte dos beneficiários do SAD/PSP.
- O papel do brand love e das redes sociais no relacionamento com as novas gerações: caso PorschePublication . Pereira, Ana Francisca; Gonçalves, MárciaO presente relatório surge no âmbito do estágio curricular realizado no Centro Porsche Porto (CPP), supervisionado pela Professora Márcia Gonçalves, a fim de concluir o Mestrado em Direção Comercial e Marketing no ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão. Além da descrição das atividades realizadas durante o estágio, o presente trabalho tem como objetivo compreender o posicionamento dos jovens (Gerações Y e Z) face à marca e analisar a importância das redes sociais e do Brand Love face à criação de estratégias que potenciem este relacionamento, sendo este um desafio que tem vindo a captar cada vez mais a atenção do administrador da organização. Foi então realizado um diagnóstico ao CPP com o objetivo de compreender o ponto de situação da organização ao nível interno e externo. Assim, foi administrado um inquérito por questionário a uma amostra de 123 indivíduos nascidos entre 1981-1995 (Geração Y) e após 1995 (Geração Z). O questionário teve por base três variáveis fundamentais: redes sociais; Brand Love; relacionamento das marcas com as novas gerações. Desta forma, foi possível constatar que existe ainda um longo caminho a percorrer pela empresa de forma conseguir captar a atenção e atrair estes jovens. Torna-se claro que as redes sociais são um veículo impulsionador deste relacionamento, assim como a criação de estratégias que visem gerar Brand Love. Com a realização deste relatório foi possível concluir que é de extrema importância orientar o planeamento e as ações de marketing para meios que permitam interação e gerem aproximação com este público.