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- Perceção dos utilizadores relativamente à qualidade dos hotéis de 4 e 5 estrelas de pequenas ilhas africanas: O caso de Cabo VerdePublication . Furtado, Ariana Patrícia Cardoso; Ramos, Ricardo Filipe Carreira; Bruno MaiaO desenvolvimento das redes sociais influenciou de sobremaneira o turismo nos últimos anos. Contudo, podemos afirmar que a maioria das estruturas de turismo usam redes sociais sobretudo nas áreas de marketing, gestão, comunicação e distribuição de produtos. Contudo, as redes sociais são consideradas recursos raros de uma marca sempre que transmitem experiências emocionais simbólicas, representam a compatibilidade de valores culturais e de informações e contribuem para a estratégia de sucesso da marca. O presente estudo baseia-se na análise de comentários de unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas na categoria familiar inseridas no contexto de pequenas ilhas Africanas. Através de uma análise de sentimentos, procurámos entender o nível de satisfação dos clientes nas referidas unidades hoteleiras deste destino turístico. O entendimento dos segmentos que estão mais identificados com o produto oferecido, permitirá desenvolver esforços comunicacionais dirigidos especificamente a este público-alvo. Para atingir o objetivo proposto, foram recolhidos 2983 comentários publicados na rede social TripAdvisor pelos clientes de hotéis de 4 e 5 estrelas na categoria familiar dos hotéis de Cabo Verde. Os dados recolhidos foram analisados através da técnica Text Mining (TM) especificamente através de uma análise de sentimentos, para aferir o sentimento demonstrado pelos utilizadores destes estabelecimentos hoteleiros. Resultados confirmam que a nacionalidade, a data de estadia e o perfil do viajante afetam a satisfação do consumidor. Palavras-Chave: análise de sentimentos, hotel, Pequenas ilhas africanas; text mining; turismo; TripAdvisor.
- Diferentes perspetivas sobre o processo de ensino-aprendizagem à luz dos paradigmas pedagógicosPublication . Clemens, Lyubov; Marques, RuiO presente relatório final surge como o culminar de um percurso educativo e de experiências vividas em contextos escolares distintos. Visa demonstrar não apenas aspetos resultantes da Prática de Ensino Supervisionado em 1º ciclo de Ensino Básico, decorrida em Portugal, mas também outros, investigados na Alemanha e na Ucrânia. Tem como visão uma amplificação de conhecimentos fundamentados nas teorias da educação comparada e um apresentar de paradigmas pedagógicos, dos quais resultam as ações contempladas no processo de ensino e da aprendizagem. As situações/objetos de estudo aqui descritos, focam-se em cada um destes contextos e foram selecionadas pelas suas particularidades de semelhança ou de diferença, o que pretende representar a organização, o perfil, as problemáticas e as práticas educativas de cada contexto. Por fim, é pretendido incluir uma constante reflexão crítica que acompanhe o cruzamento entre as informações recolhidas em campo e dados de fundamentação teórica ou documental existentes em cada país. Assim, são apresentadas evidências sobre as mais diversas situações inerentes ao processo educativo e sobre as mais diversas formas de as viver, dentro de cada paradigma pedagógico.
- Potencialidades da música: um estudo ao nível da promoção de bem-estar emocional e envolvimento num grupo de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pires Carvalho, Beatriz; Rosa, Celeste
- Desenvolvimento de uma aplicação para a reabilitação da mobilidade da mão humana com recurso a um joystick háptico hápticoPublication . Silva, Belnick Monteiro da; Ferreira, João Paulo MoraisDando seguimento à evolução do robô, este projeto almeja a utilização do Geomagic Touch no desenvolvimento de aplicações que promovam a mobilidade da mão Humana. Entre essas aplicações estão presentes a criação de exercícios físicos que consistem na reprodução da trajetória de um retângulo e um círculo, sendo que durante toda a reprodução da trajetória o utilizador é auxiliado pelo joystick háptico. Porém esses exercícios limitam-se apenas à interação háptica, que quando comparada à interação háptica-gráfica a imersão humana é inferior, por este motivo foi adicionado a interface gráfica. Para a criação da interface gráfica é utilizado a Unity e para programação da interface háptica o Visual Studio. O sistema criado consiste num ambiente gráfico criado especificamente para a escrita (em Unity), em que após ser feita a caligrafia pelo utilizador, esta é gravada. Uma vez gravada a imagem é importada para uma aplicação (Visual Studio) onde é processada por um algoritmo analítico que realiza operações tais como translação, rotação, acerto de escala e comparações entre as imagens do paciente antes e após a ocorrência (doença, lesão, etc…). No final dessa comparação são produzidos dados estatísticos que demonstram a evolução na mobilidade da mão humana em fase de reabilitação. Por fim os dados estatísticos são armazenados na base de dados em conjunto com os dados dos utilizadores. O projeto tem a particularidade de focar-se na recuperação da mobilidade das mãos dos pacientes em fase de reabilitação, utilizando o dispositivo háptico denominado Geomagic Touch que se encontra no Instituto de Sistemas e Robótica de Coimbra.
- A linguagem poética da criança:Publication . Almeida, Marisa; Silva, MarleneO presente Relatório Final é parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e, destina-se à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O tema do estudo está relacionado com a linguagem poética da criança, teve inspiração no Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, do Instituto Piaget e, foi objeto de um Projeto de Intervenção designado “Escrever para Não Esquecer”. Pretende-se alertar para a importância de estarmos atentos e disponíveis para ouvir o que as crianças têm para nos dizer, de forma a valorizarmos o seu património oral, realçar estratégias que o adulto pode encontrar e adotar, para promover e desenvolver estados poéticos nas crianças, especialmente junto das que se encontram em educação pré-escolar. Importa referir que as brincadeiras de palavras e jogos de linguagem permitem transformar o que as crianças dizem em textos poéticos, mas para isso é fundamental que o adulto lhes permita iniciativa e que acima de tudo esteja disponível para as ouvir. A investigação desenvolvida teve por base a metodologia qualitativa, de investigação-ação, com recurso a notas de campo, registo fotográfico e entrevistas, aos pais e à educadora cooperante. Os resultados demonstram o quanto é importante que os adultos estejam atentos ao património oral das crianças, de forma a contribuir para o desenvolvimento da sua produção poética e, sugerem a necessidade de promover ações que sensibilizem educadores, professores, famílias acerca da importância da presença da poesia, nas escolas e em casa.
- Gestão do desempenho e engagement no trabalho: o papel moderador do compromisso organizacional afetivoPublication . Martins, Sandra Cristina da Neves; Lopes, SílviaA gestão de desempenho é vista como um processo contínuo de identificação, medição e desenvolvimento dos indivíduos das equipas de alinhamento do respetivo desempenho com os objetivos estratégicos da organização. É um tema vital para a sustentabilidade das organizações. Nesta dissertação estudou se a gestão do desempenho e a perceção da mesma em relação ao engagement no trabalho e o papel moderador do compromisso organizacional afetivo. A amostragem deste estudo é referente à população ativa portuguesa (n=104), quer em empresas privadas quer do setor público. Os resultados obtidos permitiram verificar, que existe uma relação positiva significativa entre a gestão do desempenho e o engagement no trabalho, quanto ao papel do compromisso organizacional afetivo não existe moderação a relação entre a perceção dos colaboradores da Gestão do desempenho e o engagement, ou seja, o sentimento de pertença ou de ligação à organização não parece contribuir para aumentar a relação entre ambas as variáveis estudadas.
- Importância das práticas de GRH na fidelização dos colaboradoresPublication . Martins, Sara Botelho; Cesário, FranciscoO presente trabalho tem como principal objetivo analisar a importância das práticas de gestão de recursos humanos (PGRH), mais concretamente, acolhimento e integração, formação profissional, avaliação de desempenho, gestão de carreiras, gestão de recompensas, comunicação e celebração, de forma a perceber a influências das mesmas na permanência/fidelização dos colaboradores nas organizações. Os dados obtidos foram recolhidos através de um questionário, obtendo-se uma amostra de 252 colaboradores de diversas organizações e de ambos os setores de atividade, privado e público. Os resultados demonstram que as PGRH estão todas associadas à fidelização dos colaboradores, mas as práticas da formação e da recompensa são as mais importantes, as que têm uma maior influência.