Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
24.55 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final é parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada em
Educação Pré-Escolar e, destina-se à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.
O tema do estudo está relacionado com a linguagem poética da criança, teve inspiração no
Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, do Instituto Piaget e, foi objeto de um
Projeto de Intervenção designado “Escrever para Não Esquecer”. Pretende-se alertar para a
importância de estarmos atentos e disponíveis para ouvir o que as crianças têm para nos dizer,
de forma a valorizarmos o seu património oral, realçar estratégias que o adulto pode encontrar
e adotar, para promover e desenvolver estados poéticos nas crianças, especialmente junto das
que se encontram em educação pré-escolar. Importa referir que as brincadeiras de palavras e
jogos de linguagem permitem transformar o que as crianças dizem em textos poéticos, mas
para isso é fundamental que o adulto lhes permita iniciativa e que acima de tudo esteja
disponível para as ouvir. A investigação desenvolvida teve por base a metodologia qualitativa,
de investigação-ação, com recurso a notas de campo, registo fotográfico e entrevistas, aos pais
e à educadora cooperante. Os resultados demonstram o quanto é importante que os adultos
estejam atentos ao património oral das crianças, de forma a contribuir para o desenvolvimento
da sua produção poética e, sugerem a necessidade de promover ações que sensibilizem
educadores, professores, famílias acerca da importância da presença da poesia, nas escolas e
em casa.
Description
Keywords
Educação Criança Património oral Linguagem poética