Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A linguagem poética da criança:

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Marisa Almeida.pdf24.55 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final é parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e, destina-se à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O tema do estudo está relacionado com a linguagem poética da criança, teve inspiração no Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, do Instituto Piaget e, foi objeto de um Projeto de Intervenção designado “Escrever para Não Esquecer”. Pretende-se alertar para a importância de estarmos atentos e disponíveis para ouvir o que as crianças têm para nos dizer, de forma a valorizarmos o seu património oral, realçar estratégias que o adulto pode encontrar e adotar, para promover e desenvolver estados poéticos nas crianças, especialmente junto das que se encontram em educação pré-escolar. Importa referir que as brincadeiras de palavras e jogos de linguagem permitem transformar o que as crianças dizem em textos poéticos, mas para isso é fundamental que o adulto lhes permita iniciativa e que acima de tudo esteja disponível para as ouvir. A investigação desenvolvida teve por base a metodologia qualitativa, de investigação-ação, com recurso a notas de campo, registo fotográfico e entrevistas, aos pais e à educadora cooperante. Os resultados demonstram o quanto é importante que os adultos estejam atentos ao património oral das crianças, de forma a contribuir para o desenvolvimento da sua produção poética e, sugerem a necessidade de promover ações que sensibilizem educadores, professores, famílias acerca da importância da presença da poesia, nas escolas e em casa.

Description

Keywords

Educação Criança Património oral Linguagem poética

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue