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Authors
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Abstract(s)
O desenvolvimento das redes sociais influenciou de sobremaneira o turismo nos
últimos anos. Contudo, podemos afirmar que a maioria das estruturas de turismo usam
redes sociais sobretudo nas áreas de marketing, gestão, comunicação e distribuição de
produtos. Contudo, as redes sociais são consideradas recursos raros de uma marca
sempre que transmitem experiências emocionais simbólicas, representam a
compatibilidade de valores culturais e de informações e contribuem para a estratégia
de sucesso da marca.
O presente estudo baseia-se na análise de comentários de unidades hoteleiras de 4 e 5
estrelas na categoria familiar inseridas no contexto de pequenas ilhas Africanas.
Através de uma análise de sentimentos, procurámos entender o nível de satisfação dos
clientes nas referidas unidades hoteleiras deste destino turístico. O entendimento dos
segmentos que estão mais identificados com o produto oferecido, permitirá
desenvolver esforços comunicacionais dirigidos especificamente a este público-alvo.
Para atingir o objetivo proposto, foram recolhidos 2983 comentários publicados na
rede social TripAdvisor pelos clientes de hotéis de 4 e 5 estrelas na categoria familiar
dos hotéis de Cabo Verde. Os dados recolhidos foram analisados através da técnica
Text Mining (TM) especificamente através de uma análise de sentimentos, para aferir
o sentimento demonstrado pelos utilizadores destes estabelecimentos hoteleiros.
Resultados confirmam que a nacionalidade, a data de estadia e o perfil do viajante
afetam a satisfação do consumidor.
Palavras-Chave: análise de sentimentos, hotel, Pequenas ilhas africanas; text
mining; turismo; TripAdvisor.
Description
Keywords
Análise de sentimentos, Hotel Pequenas ilhas africanas Textmining Turismo TripAdvisor