Repository logo
 
Publication

Perceção dos utilizadores relativamente à qualidade dos hotéis de 4 e 5 estrelas de pequenas ilhas africanas: O caso de Cabo Verde

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorRamos, Ricardo Filipe Carreira
dc.contributor.advisorBruno Maia
dc.contributor.authorFurtado, Ariana Patrícia Cardoso
dc.date.accessioned2022-01-05T10:18:10Z
dc.date.available2022-01-05T10:18:10Z
dc.date.issued2021-02-05
dc.date.submitted2021-12-15
dc.description.abstractO desenvolvimento das redes sociais influenciou de sobremaneira o turismo nos últimos anos. Contudo, podemos afirmar que a maioria das estruturas de turismo usam redes sociais sobretudo nas áreas de marketing, gestão, comunicação e distribuição de produtos. Contudo, as redes sociais são consideradas recursos raros de uma marca sempre que transmitem experiências emocionais simbólicas, representam a compatibilidade de valores culturais e de informações e contribuem para a estratégia de sucesso da marca. O presente estudo baseia-se na análise de comentários de unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas na categoria familiar inseridas no contexto de pequenas ilhas Africanas. Através de uma análise de sentimentos, procurámos entender o nível de satisfação dos clientes nas referidas unidades hoteleiras deste destino turístico. O entendimento dos segmentos que estão mais identificados com o produto oferecido, permitirá desenvolver esforços comunicacionais dirigidos especificamente a este público-alvo. Para atingir o objetivo proposto, foram recolhidos 2983 comentários publicados na rede social TripAdvisor pelos clientes de hotéis de 4 e 5 estrelas na categoria familiar dos hotéis de Cabo Verde. Os dados recolhidos foram analisados através da técnica Text Mining (TM) especificamente através de uma análise de sentimentos, para aferir o sentimento demonstrado pelos utilizadores destes estabelecimentos hoteleiros. Resultados confirmam que a nacionalidade, a data de estadia e o perfil do viajante afetam a satisfação do consumidor. Palavras-Chave: análise de sentimentos, hotel, Pequenas ilhas africanas; text mining; turismo; TripAdvisor.pt_PT
dc.identifier.tid202839850
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38610
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAnálise de sentimentos,pt_PT
dc.subjectHotelpt_PT
dc.subjectPequenas ilhas africanaspt_PT
dc.subjectTextminingpt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectTripAdvisorpt_PT
dc.titlePerceção dos utilizadores relativamente à qualidade dos hotéis de 4 e 5 estrelas de pequenas ilhas africanas: O caso de Cabo Verdept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação V. Final _ Ariana Furtado.pdf
Size:
3.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format