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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Dando seguimento à evolução do robô, este projeto almeja a utilização do
Geomagic Touch no desenvolvimento de aplicações que promovam a mobilidade da
mão Humana. Entre essas aplicações estão presentes a criação de exercícios físicos
que consistem na reprodução da trajetória de um retângulo e um círculo, sendo que
durante toda a reprodução da trajetória o utilizador é auxiliado pelo joystick háptico.
Porém esses exercícios limitam-se apenas à interação háptica, que quando
comparada à interação háptica-gráfica a imersão humana é inferior, por este motivo
foi adicionado a interface gráfica. Para a criação da interface gráfica é utilizado a Unity
e para programação da interface háptica o Visual Studio. O sistema criado consiste
num ambiente gráfico criado especificamente para a escrita (em Unity), em que após
ser feita a caligrafia pelo utilizador, esta é gravada. Uma vez gravada a imagem é
importada para uma aplicação (Visual Studio) onde é processada por um algoritmo
analítico que realiza operações tais como translação, rotação, acerto de escala e
comparações entre as imagens do paciente antes e após a ocorrência (doença, lesão,
etc…). No final dessa comparação são produzidos dados estatísticos que demonstram
a evolução na mobilidade da mão humana em fase de reabilitação. Por fim os dados
estatísticos são armazenados na base de dados em conjunto com os dados dos
utilizadores.
O projeto tem a particularidade de focar-se na recuperação da mobilidade das
mãos dos pacientes em fase de reabilitação, utilizando o dispositivo háptico
denominado Geomagic Touch que se encontra no Instituto de Sistemas e Robótica de
Coimbra.
Description
Keywords
Geomagic Touch Háptico Feedback Reabilitação Mobilidade Interface gráfica Interface háptica Interface háptico-gráfico