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- Conceção e desenvolvimento de um novo produto : Projeto YourfestPublication . Correia, Joana Filipa Rosa; Trindade, Pedro Manuel Alves; Gustavo, Nuno SilvaA crescente utilização de dispositivos móveis, e em particular os tablets e smartphones, veio revolucionar a forma como as pessoas vivem atualmente. Para além desta área tecnológica ter alcançado uma enorme popularidade nos últimos anos, em grande parte devido à sua versatilidade e multifuncionalidade, tornou-se também mais acessível ao cidadão comum. Este fator leva a que a utilização de aplicações móveis se torne mais fácil e ganhe assim um destaque no nosso dia-a-dia, seja a nível pessoal como profissional. Agregando este crescimento ao aumento recente de festivais de música que se realizam não só em Portugal como no resto do mundo, torna-se importante inovar toda a oferta que existe atualmente no mercado para que seja possível continuar a cativar os consumidores e responder às suas necessidades, que são cada vez mais exigentes. Neste sentido, o principal objetivo desta dissertação é desenvolver uma aplicação móvel que permita ao utilizador, através do smartphone e de uma forma fácil e rápida, aceder a toda a informação e serviços do seu festival de música. Não dirigido apenas para o mercado nacional, pretende-se ainda com esta aplicação a captação de públicos internacionais uma vez que permitirá o fácil acesso e a seleção de informação apenas para o período em que o turista se encontra no nosso país. Como tal, e de forma a sustentar a necessidade da criação deste produto, foram realizados inquéritos por questionário a 123 indivíduos, que nos permitiram também identificar as necessidades do mercado face aos produtos já existentes destinados aos festivais de música no nosso país. Todas as funcionalidades da aplicação móvel proposta foram, desta forma, adaptadas de acordo com as necessidades identificadas pelos inquiridos. Foi através dos resultados do estudo, bem como da observação do panorama nacional e internacional no que diz respeito às aplicações móveis já existentes no mercado e atuais necessidades face a estes produtos, que foi possível criar uma aplicação móvel que viesse inovar as demais já existentes e compreender que existe, efetivamente, a necessidade da criação deste novo produto.
- O impacto da promoção turística e o perfil do turista no município de AlmadaPublication . Geraldes, Mariana Figueiredo Moura; Costa, Ana Rita de Deus Rocha Alves Peres daO desenvolvimento de um destino turístico está associado a diversos fatores que englobam diferentes stakeholders, como os consumidores, a comunidade local, o Estado/Governo e as empresas, sendo que muitas vezes os interesses de uns conflituam com os interesses de outros, dificultando desta forma a gestão do destino. Como tal, esta gestão deve ser estruturada numa ótica de rede, na medida em que devem ser desenvolvidos mecanismos de cooperação e de cocriação entre as diferentes partes interessadas. É neste sentido que o desenvolvimento de produtos e serviços turísticos deve ter em consideração estes mesmos interesses, de forma a estimular a oferta e a procura e ao mesmo tempo influenciar a decisão dos turistas/visitantes. Contudo, cabe ao turista decidir o que quer visitar, quando e como, e desta forma é essencial o conhecimento das suas motivações e também dos diferentes perfis de turistas existentes, para que a oferta seja ajustada a essas distintas características. Para tal é imprescindível a geração de expectativas, que podem ser criadas pelo destino através de diversos meios de comunicação que transmitam informação de qualidade acerca da oferta do mesmo, com o intuito de atrair visitantes, captar a sua atenção e fidelizá-los para que regressem e recomendem. Neste sentido, a investigação empírica representa uma importante ferramenta no desenvolvimento dos destinos turísticos, já que permite recolher dados relevantes sobre o público alvo que se pretende atingir. No caso da presente dissertação, sendo o principal objetivo traçar o perfil do turista e analisar a promoção turística de Almada, destacam-se como algumas conclusões o facto da maioria dos visitantes de Almada serem excursionistas e não turistas, pois a grande maioria apenas visita o destino por algumas horas, assim como o facto de que ao nível da promoção turística do destino, esta não demonstrou ter uma papel relevante na influência da escolha do destino, destacando-se a necessidade de implementar novas ferramentas de promoção e divulgação da informação no destino turístico em questão.
- A relevância das quintas da Madeira como oferta diferenciada do destinoPublication . Silva, Décio Nelson Correia; Silva, Francisco António Santos da; Sarroeira, Dulce MendesA Região Autónoma da Madeira constituiu-se desde cedo como um importante destino turístico e com uma forte identidade. A tipologia hoteleira Quintas da Madeira tem acompanhado a história do turismo na região e é um dos seus elementos identitários, reforçado pelo facto de ser uma marca exclusiva da região. Sendo algo tão exclusivo e diferenciador no panorama da hotelaria tradicional justifica uma particular atenção, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de estudos aplicados. Nesse sentido, tendo por base um estudo de caso, foi desenvolvida esta investigação que tem como objetivo principal analisar a relevância das Quintas da Madeira como oferta diferenciada do destino. Para além de uma cuidada revisão bibliográfica sobre o tema, foi desenvolvida uma investigação empírica suportada pela aplicação de questionários aos clientes alojados em todas as unidades pertencentes à tipologia Quintas da Madeira e por entrevistas a empresários e especialistas. As etapas deste estudo incluem a caracterização conceptual da investigação, a análise do produto hoteleiro “Quintas da Madeira” e por fim, a uma apresentação de propostas que visam o desenvolvimento e respetiva valorização do produto a curto, médio e longo prazo. A nível das conclusões, esta investigação permitiu dar resposta aos objetivos definidos, confirmar as hipóteses estabelecidas e contribuiu para melhorar o conhecimento sobre a importância das Quintas da Madeira no contexto da oferta turística da Madeira. Em suma, as Quintas da Madeira são uma tipologia única na RAM, onde a identidade e a autenticidade do destino está presente, contribuem para valorizar a imagem do destino, são valorizadas pelos clientes e são uma importante oportunidade de negócio.
- Deteção, identificação e quantificação de Legionella spp. em amostras de águaPublication . Vital, Iara Filipa David; Dias, Susana Maria PereiraUma das bactérias mais perigosas transmitidas pela água é a do género Legionella. Infeções causadas por esta bactéria são consideradas atualmente um problema emergente de saúde pública e estão associados a altas taxas de mortalidade, justificando desta forma que o controlo microbiológico das águas seja essencial para garantir a saúde dos trabalhadores e segurança no trabalho em unidades fabris da área alimentar. Na execução das obrigações legais referidas na Lei n.º 52/2018 é determinado que todos os estabelecimentos, independentemente de terem natureza pública ou privada, sejam obrigados a elaborar um Plano de Prevenção e Controlo de Legionella spp., incluindo por exemplo, procedimentos de tratamento, medidas de controlo adotadas e resultados obtidos nas análises efetuada. Na monitorização da Legionella spp., destaca-se a importância das análises de rotina serem rápidas e precisas, permitindo detetar todas as células vivas, incluindo aquelas que não podem ser cultivadas. Ao longo do estágio colheram-se um total de 14 amostras de água provenientes de diferentes origens: chuveiros, de furo de abastecimento e de água de processos (torres de refrigeração). Estas amostras foram submetidas à pesquisa e quantificação de Legionella spp. pela técnica RT-PCR (método já acreditado pela empresa) e pelo Método Cultural. Constatou-se, através dos resultados obtidos, que o Método Cultural tende a subestimar a presença de Legionella spp. Este trabalho veio assim reforçar a importância do uso de métodos de biologia molecular e de métodos culturais, de forma complementar, na deteção, quantificação e identificação adequada dos microrganismos. Palavras-chave: Água, Legionella, Método Cultural, Segurança no Trabalho, Técnica RT-PCR
- Controlo da Qualidade na Fase de Acabamento de Vinhos e Aguardentes em Ambiente ProfissionalPublication . José Miguel Franco, Marques; Goreti Maria dos Anjos BotelhoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular – Estágio do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra, realizado na Adega de Cantanhede no período de 10 de janeiro a 10 de julho. O estágio é um período de elevada importância na formação académica, uma vez que permite o contato com a realidade profissional, possibilitando a aplicação dos conhecimentos teóricos e teórico-práticos anteriormente adquiridos. O estagiário acompanhou e executou os processos de vinificação de diferentes tipos de vinhos, monitorizando vários parâmetros físicoquímicos, executando tarefas de rotina e participando na tomada de decisão da equipa de enologia. Tendo em conta que a empresa possui vários sectores, o estagiário passou um pouco por todos eles, de forma a obter um conhecimento generalizado. Neste relatório tem-se como principal objetivo a descrição dos procedimentos e tarefas realizados pelo estagiário. Na primeira parte do relatório caracteriza-se a região da Bairrada e descreve-se a Adega de Cantanhede. Na segunda parte descrevem-se os processos de vinificação dos vários tipos de vinhos. Por fim, faz-se uma análise da experiência que foi a realização do estágio e do trabalho desenvolvido. Palavras-chave: Enologia, Vinificação, Segurança Alimentar, Vinho e Bairrada
- O Impacto da Comunicação dos Lideres na Responsabilidade e Autonomia dos ColaboradoresPublication . Farinha, João Paulo Résio; Sousa, Maria José; Carmo, Manuel doEste estudo explora conceitos de liderança, comunicação, autonomia e responsabilidade, conceitos estes que podem ser indutores de sucesso organizacional. O objetivo do trabalho é discutir como a comunicação dos lideres sobre autonomia e responsabilidade leva a um melhor desempenho, pessoal e organizacional, dos colaboradores e, também, como a comunicação pode ser usada para ser eficaz no sucesso organizacional. A questão de investigação é: "Será a comunicação dos lideres impactante na responsabilidade e autonomia dos colaboradores?” A mesma vai levar-nos a testar e validar o impacto da comunicação sobre o desempenho através da estrutura organizacional da empresa. Será necessário reunir as pessoas certas com certos comportamentos e com a informação certa para uma melhor tomada de decisão e, consequentemente, melhores e mais rápidos resultados de negócios poderem ser alcançados. A comunicação é o principal fator para que a informação flua dentro das hierarquias de organização ou de equipas e departamentos. Colaboradores transformam essa informação em conhecimento, assim, a sua capacidade de perceção e desempenho, sendo o conhecimento definido como "informações entendidas" ou informação como "fatos organizados", aplicando-o às suas atividades. Neste contexto, é possível afirmar que os trabalhadores e organizações conhecedoras são aqueles que usam o conhecimento de forma intensiva. Reforçando o principal objetivo desta investigação observou-se que "a liderança eficaz ainda é em grande parte uma questão de comunicação. Um líder eficaz pensa sobre o que diz, trabalhando cuidadosamente cada expressão de qualquer significado". A ideia central aqui é que, para um sistema que tem a liberdade de se auto-organizar, ele deve ter algum grau de "espaço" ou de autonomia para a ocorrência da inovação relevante. A ideia de integrar as necessidades dos indivíduos e das organizações tornou-se uma força poderosa. Alternativas para a organização burocrática começaram a emergir, como tem sido demonstrado pela investigação. Assim, estruturas, estilos de liderança e trabalho geral das organizações burocráticas poderia ser modificado para criar empregos "mais ricos" e motivadores que incentivam as pessoas a exercer as suas capacidades e criatividade. Este é um documento conceptual que explora os conceitos de comunicação, autonomia e responsabilidade, emoldurado por modelos de liderança. A revisão da literatura foi efetuada através de análise documental, incluindo “papers” das principais bases de dados científicas: Scopus e WoS, usando como palavras-chave comunicação, autonomia, responsabilidade e liderança. A metodologia usada foi a do Método Misto que permitiu estudar conteúdos e formas de comunicação dos líderes para as suas equipas. O estudo foi realizado ao longo de 2015/2018 e incidiu sobre o setor financeiro. Parte do trabalho de campo (métodos qualitativos) foi efetuado numa empresa específica (do setor), no seu meio ambiente, utilizando diversas técnicas para obtenção de dados: observação e registo das evidências “in loco”, entrevistas, notas de campo entre outros. Os dados obtidos foram registados e analisados e as conclusões descritas. Pretende-se comprovar que a comunicação dentro de hierarquias organizacionais gera mais autonomia e melhor desempenho dos colaboradores originando melhores resultados nas suas tarefas e, portanto, mais eficiência, que por sua vez leva a alto desempenho organizacional.