Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Conceção e desenvolvimento de um novo produto : Projeto Yourfest

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2019.04.031_.pdf1.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A crescente utilização de dispositivos móveis, e em particular os tablets e smartphones, veio revolucionar a forma como as pessoas vivem atualmente. Para além desta área tecnológica ter alcançado uma enorme popularidade nos últimos anos, em grande parte devido à sua versatilidade e multifuncionalidade, tornou-se também mais acessível ao cidadão comum. Este fator leva a que a utilização de aplicações móveis se torne mais fácil e ganhe assim um destaque no nosso dia-a-dia, seja a nível pessoal como profissional. Agregando este crescimento ao aumento recente de festivais de música que se realizam não só em Portugal como no resto do mundo, torna-se importante inovar toda a oferta que existe atualmente no mercado para que seja possível continuar a cativar os consumidores e responder às suas necessidades, que são cada vez mais exigentes. Neste sentido, o principal objetivo desta dissertação é desenvolver uma aplicação móvel que permita ao utilizador, através do smartphone e de uma forma fácil e rápida, aceder a toda a informação e serviços do seu festival de música. Não dirigido apenas para o mercado nacional, pretende-se ainda com esta aplicação a captação de públicos internacionais uma vez que permitirá o fácil acesso e a seleção de informação apenas para o período em que o turista se encontra no nosso país. Como tal, e de forma a sustentar a necessidade da criação deste produto, foram realizados inquéritos por questionário a 123 indivíduos, que nos permitiram também identificar as necessidades do mercado face aos produtos já existentes destinados aos festivais de música no nosso país. Todas as funcionalidades da aplicação móvel proposta foram, desta forma, adaptadas de acordo com as necessidades identificadas pelos inquiridos. Foi através dos resultados do estudo, bem como da observação do panorama nacional e internacional no que diz respeito às aplicações móveis já existentes no mercado e atuais necessidades face a estes produtos, que foi possível criar uma aplicação móvel que viesse inovar as demais já existentes e compreender que existe, efetivamente, a necessidade da criação deste novo produto.
The growing use of mobile devices, and in particular tablets and smartphones, has revolutionized the way people live today. In addition, this technological area has achieved tremendous popularity in recent years, largely due to its versatility and multifunctionality, and has also become more accessible to the ordinary citizen. This factor makes the use of mobile applications easier and gain a prominence in our daily lives, both personally and professionally. Adding this growth to the recent increase in music festivals taking place not only in Portugal but also in the rest of the world, it is important to innovate all the offer that currently exists in the market so that it is possible to continue to captivate consumers and respond to their needs, which are increasingly demanding. Therefore, the main objective of this dissertation is to develop a mobile application that allows the user, through the smartphone and in an easy and fast way, to access all the information and services of his music festival. Not only aimed at the national market, it is also intended with this application to attract international audiences for these events since it will allow easy access and selection of information only for the period in which the tourist is in our country. In order to support the need of this product in the market, questionnaire surveys were made to 123 persons, which also allowed us to identify market needs for existing products for music festivals in our country. All functionalities of the proposed mobile application were thus adapted according to the needs identified by respondents. It was through the results of the study, as well as national and international observation, that concerns mobile applications already existing in the market and, currently, the requirements faced by these products, that it was possible to create a mobile application that would innovate like others. already exist and understand that there is indeed a need to create this new product.

Description

Keywords

Dispositivos móveis Aplicações móveis Eventos musicais Festivais de música Inovação Mobile devices Mobile applications Musical events Music festivals Innovation

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue