Browsing by Issue Date, starting with "2019-10-23"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A prática profissional do assistente social enquanto diretor técnico da resposta social centro de diaPublication . Crespo, Diogo Miguel Mendes Macedo; Teixeira, MónicaComo consequência do crescente envelhecimento demográfico aumenta a necessidade de criação de medidas capazes de dar resposta à população idosa e às suas famílias. Neste sentido, foram criadas diferentes respostas sociais, nomeadamente, Centros de Dia com o intuito de acompanhar e apoiar o idoso e a família. O Centro de Dia privilegia a manutenção do idoso no seu meio e são inúmeros os autores que defendem os seus benefícios. A crescente pressão para a prestação de um serviço de excelência aliado a eficácia e eficiência torna fundamental uma formação adequada do Diretor Técnico, nomeadamente a nível da gestão. No caso concreto da instituição onde o autor desempenha funções, esta função é desempenhada pelo Assistente Social. Com o presente trabalho pretende-se explanar a prática profissional do Assistentes Social enquanto Diretor Técnico, da resposta social de Centro de Dia, através de uma reflexão crítica que pretenda reconhecer o impacto da estruturação das funções de Diretor Técnico na relação com a instituição e com os utentes, refletir sobre a prática profissional, bem como analisar as associações e dissociações existentes entre o papel do Assistente Social e o desempenho de funções de direção técnica do serviço. A par disso, e com base na literatura que comprova os efeitos positivos dos programas de estimulação cognitiva a nível do declínio cognitivo associado à idade, e até da sintomatologia depressiva tão comum na população idosa, o autor propõe a implementação de um programa de estimulação cognitiva, aplicado aos utentes do Centro de Dia.
- ComunicArte. Projeto de intervençãoPublication . Costa, Lúcia Isabel Martins Redondo Correia da; Mendes, ElisabeteOs projetos de intervenção relacionados com a comunicação através da arte pretendem, de um modo geral, que as limitações que causam barreiras à participação das pessoas com deficiência sejam ultrapassadas, proporcionando-lhes formas alternativas para se expressarem e interagirem. Acredita-se na ideia que produzindo arte também se aprende, pois, as artes visuais constituem diferentes linguagens e meios de expressão. Os desenhos, as manchas de tinta, as linhas que vão formando uma composição numa folha de papel conseguem transmitir diferentes mensagens, mesmo não estando explícitas num primeiro olhar. A multideficiência é uma das condições que implica graves perturbações na comunicação, tendo como consequência um menor número de oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem, e, muitas vezes, uma passividade aprendida. O objetivo deste projeto centra-se no papel da arte, nomeadamente da expressão plástica, como forma de desenvolvimento pessoal e social. Assim, as atividades propostas têm o intuito de favorecer a interação comunicativa e a participação de pessoas com multideficiência, envolvendo seis adultos a frequentar um Centro de Atividades Ocupacionais. Numa primeira abordagem, e tendo em consideração as características dos participantes implementaram-se atividades de Expressão Plástica, com recurso a material de baixa tecnologia (papel, lápis, tintas, pranchas de sentimentos, cartões com representação de objetos). Nestas atividades os participantes começaram por manusear lápis de cor e explorar as diversas cores, possibilitando descobertas sensoriais e formas de expressão. Realizaram-se 10 atividades com todos os participantes, ao longo de seis meses, algumas incluíram mais do que um participante, noutras realizou-se um trabalho mais individualizado. No final do projeto observou-se uma maior interação dos adultos com multideficiência, tanto com os seus pares como com os profissionais que os apoiam na instituição. Registou-se também, em alguns casos, melhor desempenho na identificação de imagens, bem como mudanças positivas no seu comportamento. Constatou-se que nem todos os resultados esperados foram alcançados, mas foi evidente que se tornaram mais comunicativos, alegres e participativos.
- Machine learning algorithms to predict stocks movements with Python language and dedicated librariesPublication . Rohovets, Taras; Vasconcelos, JoséThis research work focuses on machine learning algorithms in order to make predictions in financial markets. The foremost objective is to test whether the two machine learning algorithms: SVM and LSTM are capable of predicting the price movement in different time-frames and then develop a comparison analysis. In this research work, it is applied supervised machine learning with different input features. The practical and software component of this thesis applies Python programming language to test the hypothesis and act as proof of concept. The financial data quotes were obtained through online financial databases. The results demonstrate that SVM is capable of predicting the direction of the price while the LSTM did not present reliable results.
- Search Engine Optimization e o Marketplace: caso de estudo da FNACPublication . Ventura, Nuno Miguel da Silva; Scholten, MarcAs marcas, hoje em dia, estão cada vez mais a apostar no comércio online. Mas para isso é preciso estarem cientes de como marcar uma boa presença através deste meio e de que forma pretendem chegar aos seus consumidores, uma vez que são eles o grande foco das marcas e são eles que ditam o sucesso ou o fracasso de uma marca no mercado. O presente relatório descreve o trabalho desenvolvido durante o período de estágio, realizado na FNAC. Para além da introdução, será também apresentada uma primeira parte com o enquadramento, motivação e relevância do tema e, por fim, os objetivos. Para enquadrar o tema do projeto de estágio, a segunda parte consistirá na fundamentação teórica, onde se apresentarão algumas estratégias de marketing digital contactadas durante a realização do estágio. O relatório termina com a reflexão final, onde se salienta o facto desta experiência de estágio proporcionar a aquisição de competências e permitir o desenvolvimento de conhecimentos.
- Sistemas e Tecnologias de Informação para a Gestão de Competências OrganizacionaisPublication . Bonifácio, Joana Carriço; Vasconcelos, JoséA dissertação que se apresenta no presente documento, insere-se no contexto da gestão de conhecimento, abordando temas relacionados, como a gestão de competências e as memórias organizacionais, procurando relacionar e enquadrar os sistemas de informação como forma de desenvolvimento de melhores práticas de gestão nas organizações. A gestão de conhecimento é uma área científica diretamente relacionada ao valor organizacional do conhecimento, é através deste (seja ele individual ou coletivo) que as organizações obtêm as vantagens competitivas que procuram. Este conhecimento tem por base as competências dos recursos humano e são adquiridas com formação e experiência profissional. O conhecimento organizacional necessita também de ser retido e armazenado, deste modo, as empresas tendem a recorrer a memórias organizacionais e portais corporativos de modo a preservar o conhecimento organizacional. Este estudo aplica métodos de investigação quantitativos e qualitativos. Para além da revisão e análise da literatura dos temas acima referidos, foram elaborados questionários a organizações que permitiram observar um padrão e elaborar um estudo relativamente ao uso dos sistemas de informação na gestão de conhecimento e de competências nas organizações. Por fim, foi efetuada uma análise aos resultados obtidos e elaborada uma síntese sobre o impacto da gestão de conhecimento nas organizações.
