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- Gestão Ambiental na Escola Superior Agrária de Coimbra – Gestão de Resíduos e Eficiência EnergéticaPublication . Canuto, Raniele Evelyn da Silva; Galhano, Cristina Isabel CabralResumo A ampla exploração e escassez de recursos naturais, assim como as alterações climáticas, fizeram com que a questão ambiental, se tornasse nos últimos anos uma das grandes preocupações da sociedade e tema principal de diversas conferências mundiais. O desenvolvimento sustentável surgiu como um modelo de desenvolvimento com o objetivo de simultaneamente atender às necessidades socioeconómicas da sociedade e manter o desenvolvimento económico, preservando o ecossistema. O trabalho realizado teve como principal objetivo colaborar no desenvolvimento sustentável da ESAC - IPC, com os seguintes objetivos específicos: regularizar o Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (plataforma SILiAmb) do IPC, avaliar o atual desempenho energético da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC)-IPC e promover a formação e sensibilização ambiental da comunidade da ESAC-IPC sobre a temática do licenciamento ambiental, gestão de resíduos e da eficiência energética. Foram analisados documentos de referência para a realização de uma ação de formação em gestão de resíduos para todas as unidades orgânicas do IPC e foram elaborados questionários para avaliação da ação de formação. Relativamente à sensibilização para a eficiência energética, foi realizada uma breve verificação operacional, preparado um questionário para avaliar a sensibilidade da comunidade da ESAC-IPC para esta temática e realizada uma campanha de sensibilização. Com o trabalho realizado pode concluir-se que há necessidade de serem preparadas mais ações de sensibilização e formação sobre as obrigações legais em matéria ambiental, principalmente relacionadas com a gestão de resíduos. Observou-se também que a ESAC-IPC tem desenvolvido diversos projetos e programas com a finalidade de melhorar o seu desempenho ambiental e criar uma sensibilização na comunidade escolar em relação à eficiência energética. Palavras chave: eficiência energética, ESAC-IPC, gestão de resíduos, sensibilização ambiental. Abstract The overexploitation and the scarcity of natural resources, as well as climate change, turned the environmental topic into a huge societal concern and the main subject of many worldwide conferences. Sustainable development emerged as a development model aiming to attend the society socioeconomic needs while maintaining the economic development and the ecosystems preservation. This work aimed to contribute to the sustainable development of the Agriculture College of Coimbra (ESAC-IPC), namely to implement the Integrated Environmental Licensing System (SILiAmb platform) at ESAC-IPC, to assess energy performance of this institution and to implement an education and awareness campaign on solid waste management and energy efficiency. The tasks developed included: legislation identification on solid waste management, analysis and synthesis to determine the legal requirements applied to ESAC-IPC; planning and implementation of a training session to ESAC-IPC’s staff on the legal requirements of solid waste management and environmental licensing; planning and implementation of an awareness campaign on energy efficiency. In summary, there is a need at ESAC-IPC to promote more actions and awareness campaigns on the legal obligations related to environmental topics and solid waste management. ESAC-IPC has been developing sustainability projects for decades and has being improving its environmental performance while raising the college community awareness on energy efficiency. Keywords: environmental awareness, ESAC-IPC, energy efficiency, solid waste management
- Envelhecer ativamente em Centro de DiaPublication . Rocha, Mónica Figueiredo; Guedes, JoanaO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido ao longo de um estágio que decorreu entre setembro de 2017 e maio de 2018 num centro de dia de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, no âmbito do Mestrado em Gerontologia Social. As mudanças demográficas exigem alterações na sociedade nomeadamente em relação ao papel do idoso, sendo que os trabalhadores sociais especialmente os que se dedicam e aprofundam a área da gerontologia, devem contribuir para a criação de condições e estratégias que permitam ao idoso participar de uma forma mais ativa na sociedade e conseguir assim um envelhecimento ativo. Desta forma, mobilizando a metodologia de investigação-ação participativa foi possível envolver em simultâneo no processo de diagnóstico socioinstitucional e de produção de mudanças da realidade o investigador e os agentes sociais. A participação ativa de todos os intervenientes do processo permite conhecer de forma aprofundada a realidade e assim identificar as necessidades e os problemas que suscitaram a construção de um projeto de intervenção. Assim sendo, trata-se de uma proposta de intervenção em que os protagonistas da intervenção foram sobretudo as pessoas idosas tendo como finalidade promover um envelhecimento ativo e contribuir para um aperfeiçoamento institucional. Desta forma, numa fase inicial pretendeu-se conhecer os gostos, interesses e necessidade dos idosos através da construção e aprofundamento dos diagnósticos das pessoas idosas de maneira a dinamizar atividades que os tornassem mais ativos e dinâmicos, proporcionando-lhes uma melhoria na sua qualidade de vida e bem-estar. Partindo então dos interesses e necessidades sentidas foram planeadas sessões que através da animação e da educação estimulassem os idosos a nível cognitivo e físico, que valorizassem saberes, proporcionassem novas aprendizagens, promovessem a participação cívica e a interação e integração social, desenvolvendo assim todas as suas dimensões.
- Menores na Internet: Estudo comparativo das medidas de restrição etária no acesso a jogos eletrónicos em Portugal e na AlemanhaPublication . Pinto, Sília da Graça Amaral Gomes Ricardo; Casimiro, Sofia Vasconcelos; Ferreira, Eduardo ViegasO presente trabalho de dissertação subordinado à matéria da proteção dos menores na internet, enquanto utilizadores de jogos eletrónicos online visa oferecer um estudo comparativo entre a legislação sobre as medidas de restrição e de proteção vigentes em Portugal e na Alemanha. A imposição de uma proteção eficaz dos menores na internet é requerida pela sociedade de informação, tendo em consideração a posição dominante da indústria de entretenimento de jogos eletrónicos no mercado global do comércio eletrónico, promovida pelo aumento exponencial da taxa de utilizadores de jogos eletrónicos online, e com especial propensão para os utilizadores menores de faixa etária compreendidas entre os 10 e os 18 anos de idade. Foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa com opção pelo estudo comparativo das medidas de restrição e proteção adotadas pelos dois Estados-membros da União Europeia, Portugal e Alemanha, no âmbito da proteção de menores, enquanto utilizadores de jogos eletrónicos online. O trabalho de investigação pretende ser um contributo válido para a garantia de uma proteção segura dos menores utilizadores de jogos eletrónicos online, sendo para o efeito apresentada uma proposta de compilação de medidas de proteção eficazes sobre os menores na atividade jogos eletrónicos online passíveis de aplicação nacional ou em outro Estado-membro da UE.
- Pensar a brincar: filosofia com e para criançasPublication . Vieira, Ana Catarina Fernandes; Marchão, AméliaO presente relatório final da Prática de Ensino Supervisionada (PES) ilustra o percurso experienciado durante a prática de intervenção na Creche e no Jardim de Infância. O objetivo específico desse percurso focou-se no âmbito da filosofia para/com crianças, abordando os valores e disposições - no que respeita à sala de Creche - e a filosofia na sala do Jardim de Infância. Destaca-se a filosofia para/com crianças em que foram implementadas oportunidades de aprendizagem fundamentadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e no programa de Matthew Lipman (FPC), dando resposta ao questionamento e curiosidade do grupo e, assim, estimulando a construção do seu pensamento crítico. Metodologicamente o trabalho teve como base a investigação-ação e foram criadas diversas oportunidades de aprendizagem responsivas aos grupos de crianças e, recolhidas opiniões das crianças e das educadoras sobre o projeto desenvolvido, especificando em particular a importância da filosofia para/com crianças e do aprender a questionar e a usar o pensamento. Esta intervenção nos contextos educativos caracterizou-se por momentos de reflexão e de análise sobre a ação educativo-pedagógica desenvolvida e sobre os dados recolhidos, possibilitando o ajuste do desenvolvimento da ação dentro da sala de acordo com as necessidades das crianças, ao longo das semanas. Conclui-se que a criança deve participar ativamente no processo educativo e que a promoção de oportunidades de aprendizagem situadas na linha de um programa de filosofia para/com crianças a ajudam a compreender a necessidade de questionar e de pensar sobre o que a rodeia.
- O Processo de Recrutamento e Seleção na Chronopost Portugal S.A.Publication . Almeida, Ana Filipa Carreiras; Andrade, LuísEste relatório surge no âmbito do Mestrado em Gestão de Recursos humanos, no seguimento do estágio que a estagiária realizou na Chronopost Portugal S.A, e conta como objetivo principal, a descrição e análise das atividades desenvolvidas ao longo do período de estágio. De forma geral, este relatório divide-se em cinco capítulos. O primeiro capítulo trata-se de uma secção introdutória ao relatório. O segundo, refere-se à revisão de literatura sobre o processo de Recrutamento e Seleção, prática de maior contacto no decorrer do estágio. No terceiro capítulo, surge uma apresentação da empresa e do departamento de Recursos Humanos. No quarto e quinto capítulo, de carácter mais prático, descreve-se as atividades desenvolvidas ao longo do estágio e uma breve análise das atividades à luz da teoria. Na última parte deste relatório, encontrará a conclusão sobre o estágio, bem como uma avaliação pessoal da estagiária.
- Recrutamento e Seleção: a técnica do Incidente Crítico - DRIVUPublication . Marcelino, Daniela Filipa de Mira Caeiro Pereira; Andrade, LuísO presente Relatório de Estágio aborda o processo de Recrutamento e Seleção na Drivu, uma empresa de motoristas profissionais que serve um mercado ainda pouco explorado, oferecendo serviços a clientes particulares e serviços business to business. São aqui descritas todas as atividades desenvolvidas durante o período de estágio, na área de recursos humanos. É inicialmente feito um enquadramento teórico sobre a importância dos Recursos Humanos para as organizações e referidos os processos de recrutamento e seleção, enfatizando das técnicas de entrevista a técnica do incidente crítico, técnica essa que nos permite prever comportamentos num individuo, durante a entrevista. É feita uma apresentação da empresa e de todos os seus serviços, bem como a descrição aprofundada de cada uma das atividades desenvolvidas durante o estágio, desde o recrutamento e seleção, acolhimento e formação de novos colaboradores, ações de Team Building, reuniões de equipa, dinamização de meios de divulgação de informação e elaboração de projetos de responsabilidade social, todas estas acompanhadas por um balanço de competências adquiridas e de algumas limitações da empresa, bem como sugestões para melhorias.
- Search for heavy resonances decaying into a vector boson and a Higgs boson in final states with charged leptons, neutrinos and b quarks at $ \sqrt{s}=13 $ TeVPublication . CMS collaboration (2302 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão da Cruz e Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Iglesias, Lara Lloret; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeA search for heavy resonances, decaying into the standard model vector bosons and the standard model Higgs boson, is presented. The final states considered contain a b quark-antiquark pair from the decay of the Higgs boson, along with electrons and muons and missing transverse momentum, due to undetected neutrinos, from the decay of the vector bosons. The mass spectra are used to search for a localized excess consistent with a resonant particle. The data sample corresponds to an integrated luminosity of 35.9 fb$^{−1}$ collected in 2016 by the CMS experiment at the CERN LHC from proton-proton collisions at a center-of-mass energy of 13 TeV. The data are found to be consistent with background expectations. Exclusion limits are set in the context of spin-0 two Higgs doublet models, some of which include the presence of dark matter. In the spin-1 heavy vector triplet framework, mass-degenerate W′ and Z′ resonances with dominant couplings to the standard model gauge bosons are excluded below a mass of 2.9 TeV at 95% confidence level.