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- Antimicrobial passive coatings for titanium dental implantsPublication . Oliveira, Miguel Mendes de; Serro, Ana Paula; Colaço, Rogério
- Preliminary studies on the extraction of Hydroxytyrosol and derivatives from olive leaves of Portuguese cultivarsPublication . Cornamusaz, Rita; Morais, Zilda
- Relatório de EstágioPublication . Ferreira, Helena; Carvalho, GraçaA asma é uma doença crónica das vias respiratórias, normalmente associada a uma hiper- reatividade das vias aéreas e a uma obstrução variável do fluxo de ar. É um problema grave de saúde global e que se encontra associado a vários fatores como o envelhecimento, a pobreza, desemprego e condições de vida insalubres. A adesão ao tratamento é importante para que exista o bom controlo da asma, contribuindo dessa forma para a melhoria na qualidade de vida com redução dos custos associados à doença. A intervenção de uma equipa multidisciplinar, sistematizando conhecimentos em diversas áreas para a prevenção e educação na saúde, promovendo o reforço do poder e da responsabilidade do doente, contribuindo para a melhoria individual e coletiva dentro de um contexto de vida saudável, tem como objetivo incentivar alterações de comportamentos para a melhoria de estilos de vida mais saudáveis. A implementação da consulta de enfermagem surgiu da necessidade em acompanhar doentes com o diagnóstico de asma uma vez que só existe consulta médica. A consulta de enfermagem tem por finalidade reforçar a educação do doente e proporcionar maior segurança e aceitação na adesão e controlo da doença
- A qualidade de vida dos enfermeiros: O impacto da mudança de 35 para 40 horas no horário de trabalhoPublication . Galveias, Bruna; Cordeiro, RaulDesde os primórdios da sociedade que o trabalho é encarado como um elemento-chave na vida do Homem, uma vez que lhe permite garantir a sua sobrevivência. Com a globalização de mercados foram surgindo novos métodos e modalidades de trabalho, nomeadamente o trabalho por turnos. Com a presente dissertação pretende-se compreender o impacto resultante da mudança de 35 para 40 horas laborais na qualidade de vida dos enfermeiros. Para o efeito foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa sobre a temática da qualidade de vida no período antes e após a mudança de horário das 35 para as 40 horas laborais. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o inquérito por questionário da escala de qualidade de vida de Flanagan (EQVF), o qual foi aplicado aos enfermeiros do CHMT, a exercer funções no serviço de medicina 1, que sofreram alterações no seu horário de trabalho (das 35 para 40 horas). Os resultados obtidos demonstraram que o género feminino se identifica mais com o horário das 35 horas de trabalho do que com o horário das 40 horas de trabalho, assim como a variável que sofreu maior impacto na passagem das 35 para as 40 horas laborais foi o Bem-estar Físico e Material
- A construção de marcas portuguesas de calçado de luxoPublication . Monteiro, Diogo Pinto; Gomes, SandraO calçado português tem, nos últimos anos ganho um enorme valor no mercado internacional. Atualmente, as marcas portuguesas de calçado de luxo já calçam celebridades e personalidade conhecidas em todo o mundo, e estas reconhecem o valor da oferta. Com o objetivo de se conhecer quais as variáveis essenciais à construção e sucesso das marcas portuguesas de calçado de luxo, desenvolveu-se este estudo, o qual se encontra dividido em sete secções principais, o qual está intitulado de ”A Construção de Marcas Portuguesas de Calçado de Luxo.”. O modelo concetual de Fionda e Moore (2009) é o utilizado como base para a elaboração do estudo, o qual apresenta uma metodologia qualitativa, com base num estudo de caso múltiplo, onde serão realizadas entrevistas em profundidade, com guião semi-estruturado, a seis marcas portuguesas de calçado de luxo. Como conclusões do estudo, revelam-se as variáveis essenciais à construção e sucesso das marcas portuguesas de calçado de luxo, as quais validam o modelo de Fionda e Moore, acrescentando ainda algumas sub-categorias.
- Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de pesoPublication . Lima, Isabel Cristina Freitas Bastos; Ferreira, MafaldaA visibilidade e o consumo de Suplementos Alimentares em Portugal, incluindo os produtos para o controlo e perda de peso, tem sido crescente. O objetivo desta investigação é aumentar o conhecimento sobre o comportamento do consumidor Português destes produtos estudando como os fatores sociocognitivos, as motivações, as fontes de informação e/ou aconselhamento e a adoção de um comportamento saudável influenciam a utilização de suplementação para controlo e perda de peso. A investigação foi realizada utilizando-se a metodologia quantitativa e teve por base a Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen, com inclusão do fator influência informativa nos fatores sociocognitivos preditores da intenção comportamental. Pretende-se que este estudo contribuir para aumentar o conhecimento sobre os fatores relacionados com o consumo desta categoria de suplementação alimentar fornecendo importantes dados para as empresas e entidades ligadas a este setor.
- Plano de marketing: o caso da ExpressglassPublication . Silva, Vasco António Dias e
- O internal branding aplicado ao setor das Instituições de Ensino Superior: o docente enquanto representante da marcaPublication . Coelho, Vera Lúcia Neves; Gomes, SandraSubordinada ao tema “O internal branding aplicado ao setor das instituições de ensino superior: o docente enquanto representante da marca”, este dissertação pretende compreender como as instituições de ensino superior desenvolvem a gestão da sua marca interna junto dos docentes. Para o desenvolvimento do estudo foi desenvolvida uma investigação com metodologia mista, a qual engloba um estudo quantitativo a docentes do ensino superior, através de um questionário distribuído por e-mail, e um estudo qualitativo, de caráter exploratório, a quatro docentes. A dissertação inicia-se assim com uma revisão de literatura assente nas temáticas de relevância para o estudo, com um enfoque principal no internal branding e no modelo employee based brand equity (King & Grace, 2009, 2010), o qual apresenta o colaborador enquanto fonte de valor para a marca e o qual constitui a base desta investigação. Após uma abordagem à posição metodológica adotada, apresenta-se a análise, o tratamento dos dados e a discussão dos resultados. Com a realização deste estudo tornou-se possível comprovar a importância do internal branding para a representação da marca por parte dos docentes das instituições de ensino superior.