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- Performance of jet substructure techniques for large-$R$ jets in proton-proton collisions at $\sqrt{s}$ = 7 TeV using the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2914 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Oliveira, Miguel Alfonso; Onofre, António; Palma, Alberto; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutThis paper presents the application of a variety of techniques to study jet substructure. The performance of various modified jet algorithms, or jet grooming techniques, for several jet types and event topologies is investigated for jets with transverse momentum larger than 300 GeV. Properties of jets subjected to the mass-drop filtering, trimming, and pruning algorithms are found to have reduced sensitivity to multiple proton-proton interactions, are more stable at high luminosity and improve the physics potential of searches for heavy boosted objects. Studies of the expected discrimination power of jet mass and jet substructure observables in searches for new physics are also presented. Event samples enriched in boosted W and Z bosons and top-quark pairs are used to study both the individual jet invariant mass scales and the efficacy of algorithms to tag boosted hadronic objects. The analyses presented use the full 2011 ATLAS dataset, corresponding to an integrated luminosity of 4.7 +/- 0.1 /fb from proton-proton collisions produced by the Large Hadron Collider at a center-of-mass energy of $\sqrt{s}$ = 7 TeV.
- Plano de negócios: plataforma de pagamentos móveisPublication . Alimov, Aleksandr; Rodrigues, FilipeO objetivo desta investigação foi a análise económico-financeira de um projeto startup na área tecnológica. A natureza deste projeto é uma pesquisa aplicada. Quanto aos seus objetivos é descritiva. O tipo de dados utilizados na pesquisa é de origem secundária. Na revisão de literatura foi abordado o tema principal do projeto: os meios de pagamentos via telemóvel, o que permitiu ter uma visão geral sobre a área, sobre as soluções e tecnologias existentes. No plano de negócios foi feita a análise comparativa entre soluções tecnológicas que permitem uma transação de dinheiro através de dispositivo móvel, a análise do comportamento de consumidor na área mobile, análise do mercado, traçadas as estratégias e táticas do negócio. O resultado obtido neste trabalho é um plano de negócios que mostra a sua viabilidade económico-financeira e será utilizado para a criação de uma empresa fornecedora de pagamentos via telemóvel.
- O enoturismo como atractivo de incoming para a região Norte de Portugal e o seu contributo para a imagem do destinoPublication . Filipe, Cláudia; Conde, RosaEste trabalho é um estudo sobre o potencial do enoturismo numa dupla perspetiva: como agente para a diversificação e modernização do sector do turismo e da economia nacional e como uma nova área de negócio das agências de viagens, através da exploração das oportunidades associadas ao turismo recetivo. O estudo é quantitativo e incide sobre a Região Porto e Norte nos seus produtos e atrativos turísticos, dirigindo-se aos turistas que visitaram a Região. Foi aplicado um inquérito por questionário à amostra definida e as principais opções foram validadas pelos métodos estatísticos adequados. Os resultados apontam para uma associação entre a imagem de destino e o nível de satisfação dos turistas assim como a relação da sua satisfação com a lealdade expressa na recomendação e na repetição do destino.
- Avaliação da qualidade do serviço prestado num estádio de futebol: o caso do F.C. do PortoPublication . Silva, Pedro; Sá, DanielO principal propósito desta dissertação centra-se essencialmente, na busca dos aspetos mais valorizados pelos adeptos relativamente ao serviço prestado no estádio de futebol em dias de jogo, através de uma escala concebida por Yong et al. (2011) com o objetivo de contribuir para um melhor serviço oferecido e, consequentemente, alcançar um maior índice de satisfação por parte dos consumidores. Com esta investigação pretende-se medir a qualidade dos serviços prestados em dias de jogo no estádio do Dragão, e assim perceber que aspetos os adeptos mais valorizam, bem como testar a escala SEQSS, adaptada ao futebol em Portugal. A escala SEQSS tem um total de 40 itens, divididos pelas 12 sub-dimensões, cada uma com 3 a 5 itens. A SEQSS oferece aos gestores e investigadores uma ferramenta de medição para avaliar a qualidade do ponto de vista do consumidor e, assim, a oportunidade de identificar áreas que precisam de melhorias nas operações do evento desportivo (Yong et al., 2011). Tendo em conta as especificidades desta pesquisa, foi utilizada uma amostra não probabilística, utilizando o método de amostragem bola de neve, através de um método quantitativo, nomeadamente os inquéritos por questionário, para a obtenção das respostas. Os dados recolhidos foram posteriormente tratados através de uma análise estatística, recorrendo ao SPSS. A dimensão melhor avaliada foi o design seguindo-se do ambiente físico e informação. Em sentido oposto, o entretenimento, interação com os fãs e concessões foram as piores classificadas pelos inquiridos. Concluiu-se após uma análise fatorial que a escala final contém nove dimensões e 39 itens.
- Desenvolvimento de uma experiência de turismo desportivo: o caso Pé da FamaPublication . Malveiro, Pedro; Sá, DanielA criação de uma experiência de marketing desportivo é o tema que este projeto profissional se propôs a desenvolver – o “Pé da Fama”. Com a pretensão de se localizar na cidade de São Paulo, Brasil, sede de um dos estádios do Campeonato do Mundo 2014 e motor económico da América Latina. No desenvolvimento deste conceito, que se posiciona como uma experiência única com as maiores estrelas do futebol mundial, são feitas profundas recomendações ao nível do marketing mix. Com um produto inovador face aos seus concorrentes; gratuito; promovido como uma marca forte; localizado num dos maiores centros culturais e naturais do mundo; e cujo modelo de negócio específico, assente em parcerias de sponsoring e envolvendo toda a comunidade tem como objetivo último, que os seus lucros revertam para entidades de solidariedade social.
- Mercado farmacêutico Português no séc. XXI: marcas vs. genéricosPublication . Castro, Alberto; Rodrigues, FilipeOs medicamentos genéricos, estão, desde o final do séc. passado, disponíveis para comercialização, no mercado farmacêutico português. O seu desenvolvimento sofreu um grande impulso, já no início deste século, com a introdução de medidas governamentais pró-genérico, mais concretamente em 2003. A literatura internacional certifica que, após a entrada de genéricos, ocorrem grandes transformações no mercado, nomeadamente a transferência de prescrições de medicamentos de marca, depreciação acentuada dos preços e uma consequente diminuição do valor do marcado. Este estudo pretende avaliar o impacto da entrada dos genéricos nos medicamentos de marca, no mercado farmacêutico português, desde o ano 2000 ao ano 2012, e estabelecer um modelo preditivo de comportamento, para marcas que venham a enfrentar as mesmas condições de mercado.
- Infraestruturas como produtos das cidades: o caso da ecopista de AmarantePublication . Cardoso, Jaime; Conde, RosaO marketing de cidades é um conceito que começou a ganhar adeptos no final do século passado. Este conceito tem como propósito trabalhar a cidade ou o lugar como uma orientação de gestão em tudo idêntica à existente no mercado empresarial. As cidades ou os lugares são então abordadas como empresas ou produtos que procuram satisfazer as necessidades dos segmentos de mercado, ou seja, os seus clientes. Este estudo procurou compreender a importância do marketing de cidades e em simultâneo debruçar-se sobre um caso concreto. Amarante, uma pequena cidade do norte de Portugal desenvolveu recentemente uma nova infraestrutura designada de Ecopista de Amarante. Esta investigação tem por objetivo geral compreender qual a atual capacidade de atração deste novo produto da cidade. Com este estudo verificamos que a Ecopista de Amarante não só atrai os residentes do município, como também já consegue atrair visitantes oriundos de diversos pontos geográficos.
- Indústria farmacêutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?Publication . Santos, José; Conde, RosaA Indústria Farmacêutica e o Marketing Relacional estão ligados intimamente. Daí irmos ao encontro da realidade em Portugal. Logo no início das pesquisas, foi fácil confirmarmos que há inúmeras ligações entre ambos. Identificamos a interligação do marketing relacional com os diversos tipos de clientes da indústria farmacêutica, que nesta tese, são os administradores hospitalares/aprovisionamento, os médicos, os farmacêuticos e enfermeiros. Na evolução, ficamos também a saber que a satisfação dos clientes é fator primordial para o êxito das vendas. No entanto, a abrangência do marketing relacional, sendo tão transversal, levou-nos a confirmar que outros conceitos, tais como, o Compromisso, a Lealdade, a Fidelização e a Confiança, são igualmente fundamentais para a identificação da realidade portuguesa. Terminado o percurso tão estimulante e após analisar e avaliar os inquéritos feitos, verificamos ter atingido o objetivo: conhecemos com fundamentada base, aquilo que se passa entre os principais clientes da indústria farmacêutica e as opiniões que aqueles mais valorizam para se tornarem clientes satisfeitos, leais, fiéis, comprometidos, confiantes, capazes de retribuírem. Fizemos os questionários em todo o país (incluindo Açores e Madeira), em ambiente hospitalar e ambulatório (centros de saúde), e ficamos a saber quais as perspetivas que os 617 inquiridos têm para o futuro próximo na relação com os profissionais da indústria farmacêutica.
- Avaliação da qualidade de serviços no comércio retalho: o caso Pingo DocePublication . Gomes, Carlos; Conde, Rosa
- A arquitetura sustentável como fator influenciador da reputação institucionalPublication . Tavares, Pedro; Conde, RosaO propósito deste estudo consistiu em perceber de que forma a Arquitetura Sustentável e as estratégias de construção “verdes” poderão influenciar a Reputação das organizações, na ótica dos consumidores do Grande Porto. Para tal, foi desenvolvido um estudo quantitativo baseado num inquérito online, efetuado a uma amostra de 139 indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 15 e os 65 ou mais anos, residentes no Grande Porto. A análise dos dados revelou que existe uma fatia considerável de pessoas que já se considera um “consumidor verde” e que o “Custo da energia/combustíveis” e a “Escassez de água potável” são os fatores que levantam maiores índices de preocupação para o futuro. Os mesmos dados divulgaram ainda a existência de um resultado relevante face à importância da relação da empresa com a preocupação ambiental no processo de compra, embora exista uma discordância no sentido de as mesmas empresas estarem a trabalhar para melhorar o ambiente que nos rodeia. As duas variáveis principais do estudo “Reputação Institucional” e “Imagem/identidade corporativa” foram alvo de testes estatísticos e provou-se que estas são influenciadas por estratégias de arquitetura sustentável. Neste sentido, constatou-se que as estratégias “Minimizar ou eliminar emissões de carbono para a atmosfera”, “Minimizar a utilização de água e maximizar o aproveitamento das águas das chuvas” e “Maximizar o aproveitamento da luz natural para iluminação durante o dia” foram as mais valorizadas pelo público-alvo do estudo.