Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O propósito deste estudo consistiu em perceber de que forma a Arquitetura Sustentável e as estratégias de construção “verdes” poderão influenciar a Reputação das organizações, na ótica dos consumidores do Grande Porto.
Para tal, foi desenvolvido um estudo quantitativo baseado num inquérito online, efetuado a uma amostra de 139 indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 15 e os 65 ou mais anos, residentes no Grande Porto.
A análise dos dados revelou que existe uma fatia considerável de pessoas que já se considera um “consumidor verde” e que o “Custo da energia/combustíveis” e a “Escassez de água potável” são os fatores que levantam maiores índices de preocupação para o futuro. Os mesmos dados divulgaram ainda a existência de um resultado relevante face à importância da relação da empresa com a preocupação ambiental no processo de compra, embora exista uma discordância no sentido de as mesmas empresas estarem a trabalhar para melhorar o ambiente que nos rodeia.
As duas variáveis principais do estudo “Reputação Institucional” e “Imagem/identidade corporativa” foram alvo de testes estatísticos e provou-se que estas são influenciadas por estratégias de arquitetura sustentável. Neste sentido, constatou-se que as estratégias “Minimizar ou eliminar emissões de carbono para a atmosfera”, “Minimizar a utilização de água e maximizar o aproveitamento das águas das chuvas” e “Maximizar o aproveitamento da luz natural para iluminação durante o dia” foram as mais valorizadas pelo público-alvo do estudo.
Description
Keywords
Arquitetura Sustentabilidade Reputação Institucional