Repository logo
 
Publication

A arquitetura sustentável como fator influenciador da reputação institucional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorConde, Rosa
dc.contributor.authorTavares, Pedro
dc.date.accessioned2016-11-10T19:06:34Z
dc.date.available2016-11-10T19:06:34Z
dc.date.issued2013-09-13
dc.description.abstractO propósito deste estudo consistiu em perceber de que forma a Arquitetura Sustentável e as estratégias de construção “verdes” poderão influenciar a Reputação das organizações, na ótica dos consumidores do Grande Porto. Para tal, foi desenvolvido um estudo quantitativo baseado num inquérito online, efetuado a uma amostra de 139 indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 15 e os 65 ou mais anos, residentes no Grande Porto. A análise dos dados revelou que existe uma fatia considerável de pessoas que já se considera um “consumidor verde” e que o “Custo da energia/combustíveis” e a “Escassez de água potável” são os fatores que levantam maiores índices de preocupação para o futuro. Os mesmos dados divulgaram ainda a existência de um resultado relevante face à importância da relação da empresa com a preocupação ambiental no processo de compra, embora exista uma discordância no sentido de as mesmas empresas estarem a trabalhar para melhorar o ambiente que nos rodeia. As duas variáveis principais do estudo “Reputação Institucional” e “Imagem/identidade corporativa” foram alvo de testes estatísticos e provou-se que estas são influenciadas por estratégias de arquitetura sustentável. Neste sentido, constatou-se que as estratégias “Minimizar ou eliminar emissões de carbono para a atmosfera”, “Minimizar a utilização de água e maximizar o aproveitamento das águas das chuvas” e “Maximizar o aproveitamento da luz natural para iluminação durante o dia” foram as mais valorizadas pelo público-alvo do estudo.pt_PT
dc.identifier.tid201148820pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/15359
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectReputação Institucionalpt_PT
dc.titleA arquitetura sustentável como fator influenciador da reputação institucionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: