Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

IndĂșstria farmacĂȘutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A IndĂșstria FarmacĂȘutica e o Marketing Relacional estĂŁo ligados intimamente. DaĂ­ irmos ao encontro da realidade em Portugal. Logo no inĂ­cio das pesquisas, foi fĂĄcil confirmarmos que hĂĄ inĂșmeras ligaçÔes entre ambos. Identificamos a interligação do marketing relacional com os diversos tipos de clientes da indĂșstria farmacĂȘutica, que nesta tese, sĂŁo os administradores hospitalares/aprovisionamento, os mĂ©dicos, os farmacĂȘuticos e enfermeiros. Na evolução, ficamos tambĂ©m a saber que a satisfação dos clientes Ă© fator primordial para o ĂȘxito das vendas. No entanto, a abrangĂȘncia do marketing relacional, sendo tĂŁo transversal, levou-nos a confirmar que outros conceitos, tais como, o Compromisso, a Lealdade, a Fidelização e a Confiança, sĂŁo igualmente fundamentais para a identificação da realidade portuguesa. Terminado o percurso tĂŁo estimulante e apĂłs analisar e avaliar os inquĂ©ritos feitos, verificamos ter atingido o objetivo: conhecemos com fundamentada base, aquilo que se passa entre os principais clientes da indĂșstria farmacĂȘutica e as opiniĂ”es que aqueles mais valorizam para se tornarem clientes satisfeitos, leais, fiĂ©is, comprometidos, confiantes, capazes de retribuĂ­rem. Fizemos os questionĂĄrios em todo o paĂ­s (incluindo Açores e Madeira), em ambiente hospitalar e ambulatĂłrio (centros de saĂșde), e ficamos a saber quais as perspetivas que os 617 inquiridos tĂȘm para o futuro prĂłximo na relação com os profissionais da indĂșstria farmacĂȘutica.

Description

Keywords

Marketing relacional IndĂșstria farmacĂȘutica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License