Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A IndĂșstria FarmacĂȘutica e o Marketing Relacional estĂŁo ligados intimamente. DaĂ irmos ao encontro da realidade em Portugal.
Logo no inĂcio das pesquisas, foi fĂĄcil confirmarmos que hĂĄ inĂșmeras ligaçÔes entre ambos. Identificamos a interligação do marketing relacional com os diversos tipos de clientes da indĂșstria farmacĂȘutica, que nesta tese, sĂŁo os administradores hospitalares/aprovisionamento, os mĂ©dicos, os farmacĂȘuticos e enfermeiros.
Na evolução, ficamos tambĂ©m a saber que a satisfação dos clientes Ă© fator primordial para o ĂȘxito das vendas. No entanto, a abrangĂȘncia do marketing relacional, sendo tĂŁo transversal, levou-nos a confirmar que outros conceitos, tais como, o Compromisso, a Lealdade, a Fidelização e a Confiança, sĂŁo igualmente fundamentais para a identificação da realidade portuguesa.
Terminado o percurso tĂŁo estimulante e apĂłs analisar e avaliar os inquĂ©ritos feitos, verificamos ter atingido o objetivo: conhecemos com fundamentada base, aquilo que se passa entre os principais clientes da indĂșstria farmacĂȘutica e as opiniĂ”es que aqueles mais valorizam para se tornarem clientes satisfeitos, leais, fiĂ©is, comprometidos, confiantes, capazes de retribuĂrem.
Fizemos os questionĂĄrios em todo o paĂs (incluindo Açores e Madeira), em ambiente hospitalar e ambulatĂłrio (centros de saĂșde), e ficamos a saber quais as perspetivas que os 617 inquiridos tĂȘm para o futuro prĂłximo na relação com os profissionais da indĂșstria farmacĂȘutica.
Description
Keywords
Marketing relacional IndĂșstria farmacĂȘutica