Repository logo
 
Publication

Indústria farmacêutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorConde, Rosa
dc.contributor.authorSantos, José
dc.date.accessioned2016-11-10T20:15:16Z
dc.date.available2016-11-10T20:15:16Z
dc.date.issued2013-09-13
dc.description.abstractA Indústria Farmacêutica e o Marketing Relacional estão ligados intimamente. Daí irmos ao encontro da realidade em Portugal. Logo no início das pesquisas, foi fácil confirmarmos que há inúmeras ligações entre ambos. Identificamos a interligação do marketing relacional com os diversos tipos de clientes da indústria farmacêutica, que nesta tese, são os administradores hospitalares/aprovisionamento, os médicos, os farmacêuticos e enfermeiros. Na evolução, ficamos também a saber que a satisfação dos clientes é fator primordial para o êxito das vendas. No entanto, a abrangência do marketing relacional, sendo tão transversal, levou-nos a confirmar que outros conceitos, tais como, o Compromisso, a Lealdade, a Fidelização e a Confiança, são igualmente fundamentais para a identificação da realidade portuguesa. Terminado o percurso tão estimulante e após analisar e avaliar os inquéritos feitos, verificamos ter atingido o objetivo: conhecemos com fundamentada base, aquilo que se passa entre os principais clientes da indústria farmacêutica e as opiniões que aqueles mais valorizam para se tornarem clientes satisfeitos, leais, fiéis, comprometidos, confiantes, capazes de retribuírem. Fizemos os questionários em todo o país (incluindo Açores e Madeira), em ambiente hospitalar e ambulatório (centros de saúde), e ficamos a saber quais as perspetivas que os 617 inquiridos têm para o futuro próximo na relação com os profissionais da indústria farmacêutica.pt_PT
dc.identifier.tid201148706pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/15367
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing relacionalpt_PT
dc.subjectIndústria farmacêuticapt_PT
dc.titleIndústria farmacêutica e marketing relacional: que realidade em Portugal?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: