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- Border Effect in Iberian Interregional TradePublication . Mourato, Joaquim; Ferreira, Ricardo Carvalho BrunoRegardless of their formal existence, borders do have an effect of diminishing trade. The reduction that the existence of a border causes on potential trade flows is classified as “border effect”. The present paper provides an estimation of such effect on the Portugal -Spain border. For this, interregional trade relations are considered. All 20 peninsular NUTII regions are concerned. Data used are the interregional Iberian trade matrices provided in Ferreira (2008). A model for these flows is conducted using, among several other explaining factors, the existence of a national border between regions. Thus the border effect is predicted. On this paper we provide an estimation of border effects by economic sectors, showing that different industries experience in different manners the consequences of borders
- A rede de ensino superior em Portugal – perspetiva institucionalPublication . Mourato, JoaquimO desafio de tecer algumas considerações sobre o sistema de ensino superior português e a sua rede, é um tema aliciante mas assaz complexo, sobretudo dada a ponderação das reflexões conflituantes suscitadas nesta área. A necessidade da reforma do ensino superior em Portugal é uma das temáticas mais debatidas nos últimos anos pela sociedade portuguesa. Este assunto tem presença obrigatória em todos os programas de governo da última década e faz parte integrante dos discursos dos dirigentes das instituições de ensino superior e das associações estudantis, bem como de académicos e pensadores. A comprovar estes factos constata-se o aumento de teses académicas e publicações nesta área.
- O ensino superior politécnico em Portugal – presente e futuroPublication . Mourato, Joaquim António Belchior
- The impact of polytechnic institutes on the local economyPublication . Alves, João; Carvalho, Luísa; Carvalho, Renato; Correia, Florbela; Cunha, Jorge; Farinha, Luís; Fernandes, Joana; et al.Higher education institutions and, particularly, polytechnic institutes in Portugal are, generally speaking, recognized as the key stakeholders in regional development. However, due to the economic recession of recent years and the consequent budget constraints, higher education institutions more than ever need to demonstrate the social and cultural impact of their activities within their communities and their contribution to its economic development. The aim of this paper is to estimate the economic impact of a group of polytechnic institutes located in regions with diverse socio-economic characteristics using a common methodology. This common framework enables a comparative study and a better identification of the variables that differentiate the different regions, the respective polytechnics and their impacts
- Ensino Superior & Ciência: perspectivas para um futuroPublication . Mourato, Joaquim; Justino, GonçaloEste ensaio resulta de uma visão que se equaciona para o futuro do ensino superior em Portugal, nomeadamente ao nível dos desafi os que se avizinham decorrentes do crescimento económico, da coesão regional e da demografi a. Como refere a Federação Académica do Porto (FAP, 2013, p.5) “Desenvolver uma visão exequível e séria para o ensino superior, e tentar nela antever o seu futuro, analisando o passado e o presente, é uma tarefa com que se defronta qualquer interessado no sistema educativo português e no desenvolvimento do nosso País.”
- Toda a investigação é igualmente importante!Publication . Mourato, JoaquimAtendendo a uma realidade global que extravasa fronteiras, manifesta-se pertinente preconizar uma visão exequível para o ensino superior português (Mourato, 2014). “Há muito que em Portugal as instituições de ensino superior incluem na sua missão, para além da formação de capital humano e da investigação, a transferência de conhecimento” (MEC, 2015, p. 109). Nesta senda e atento ao capítulo sobre o qual esta reflexão incide, o ensino superior politécnico público, a sua investigação aplicada e a transferência de conhecimento, surge a tentativa de almejar uma visão para o seu futuro, face aos seus indicadores de avaliação de desempenho, quer ao nível das suas tendências, quer ao nível dos seus consensos. Numa análise mais remota, em vários períodos têm-se constatado profundas mudanças, quer ao nível das instituições - com uma expansão notável do sistema - quer ao nível legislativo, quer, ainda, ao nível das várias tutelas governamentais (Mourato, 2013). Todos estes fatores vêm influenciando o processo de avaliação implicando, desde logo, limitações não só ao nível do seu planeamento, como quanto ao nível do financiamento cabal do mesmo.
- Sistemas de Garantia da Qualidade no Ensino Superior em Portugal acreditados pela A3ES. Convergências e DivergênciasPublication . Mourato, Joaquim; João Emílio Alves; Francisco Morais; Isabel Mourato; Albano Silva; Maria José QuarentaNeste texto aprofunda-se um estudo anterior, da responsabilidade dos mesmos autores, sobre a temática dos Sistemas Integrados de Garantia da Qualidade (SIGQ) acreditados pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) em Portugal, procurando aferir um conjunto de indicadores relativos, quer à vertente estratégica, quer à vertente operacional, inerentes à implementação dos respetivos SIGQ. O método utilizado incidiu numa amostra de 5 instituições, representativas do universo das Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas e centrou-se na recolha de informação através de entrevistas semi-diretivas dirigidas aos responsáveis de cada instituição pela implementação dos respetivos SIGQ. Os resultados obtidos apontam para um significativo conjunto de convergências, sobretudo na vertente estratégica dos SIGQ, encontrando-se algumas divergências no modo como os mesmos SIGQ são implementados do ponto de vista operacional.
- Os Sistemas de garantia da qualidade no Ensino Superior em Portugal acreditados pela A3ES na perspetiva das Partes Interessadas (PI). Três estudos de caso.Publication . Mourato, Joaquim; Alves, João Emílio; Morais, Francisco; Silva, AlbanoA governação das instituições de ensino superior, em todo o mundo, tem a qualidade como aliada, seguindo normas e diretrizes que garantam o reconhecimento internacional da formação superior (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, 2013; Rosa, Sarrico, Machado, & Costa, 2015). Decorrida quase uma década da criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em Portugal, mais de uma dezena de instituições de ensino superior já obtiveram a certificação dos seus sistemas internos de garantia da qualidade. Importa fazer análises comparativas de diferentes perspetivas para melhor se compreenderem os sistemas, identificar boas práticas e procurar disseminá-las. Este é o objetivo desta comunicação, centrada no olhar das partes interessadas (PI) das instituições de ensino s
- Being a Foster Family in Portugal—Motivations and ExperiencesPublication . Diogo, Elisete; Branco, Francisco: Foster care is an almost absent component in the child care system and scientific research conducted in Portugal foster comprises 3.2%1 of out-of-home care in Portugal. This research aims to contribute to a deeper visibility of the care phenomena, giving specific attention to the foster families themselves. This research adopted a qualitative analytical approach, inspired by Grounded Theory. Foster families’ motivation is rooted in altruism, affection for children, and sensitivity to maltreatment. Personal and professional biography or past contact with out-of-home care can also induce predisposition to become a carer. The experience of being a carer2 is one of traversing through a life of many challenges and rewards. Considering the recognition from the stakeholders, it is a rewarding task. The quality of the service provided and the performance of the care professionals are both key elements to foster care.
- O Sistema de Gestão de Responsabilidade Social no Instituto Politécnico de Portalegre: Metodologia, programas e resultados.Publication . Mourato, Joaquim; Alves, João Emílio; Morais, Francisco; Mourato, Isabel; Maridalho, Maria
