IPS - ESCE – DML
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESCE – DML by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 96
Results Per Page
Sort Options
- A ideologia do “verde” e o marketingPublication . Silveira, Paulo DuarteO presente artigo pretende, fundamentalmente, ajudar a esclarecer a relação entre a "ideologia do verde" e 0 marketing empresarial. A título introdutório também procuraremos tecer algumas considerações sobre a relação entre as quest6es ambientais e outras vertentes do marketing (para além da vertente empresarial). Uma vez que este artigo se destina a ser publicado numa revista de cariz vincadamente jurídico (e aos juristas e dirigida), procuraremos não entrar em discuss6es demasiadamente técnicas. Também para isso tentaremos não recorrer a um tipo de linguagem demasiadamente específico utilizado na gestão e no marketing. Sendo este um artigo generalista e de caracter introdutório, dividimos a sua estrutura em quatro grandes divis6es. Na primeira divisão tentaremos introduzir o conceito de gestão e o conceito de marketing empresarial. Nesse momento, a nossa principal preocupação será esclarecer algumas perceções erradas que o publico em geral detém relativamente ao conceito de marketing. Na segunda divisão introduziremos, de forma breve, a referida "ideologia do verde", cujo desenvolvimento e maturação temos vindo a presenciar nos últimos anos. Na terceira divisão cruzaremos e aplicaremos os conhecimentos relacionados com marketing empresarial lucrativo e com gestão (explanados na primeira divisão) com matérias propinas da "ideologia do verde" (afloradas na segunda divisão). Na última grande do artigo divisão procuraremos introduzir e explorar brevemente algumas das possíveis interações entre as temáticas ambientais e outros ramos do marketing (ramos para além do marketing empresarial com fins lucrativos).
- Marketing “verde": conceptualização teórica e abordagem da distribuição moderna retalhista alimentar em PortugalPublication . Silveira, Paulo DuarteCom o presente artigo pretendemos, fundamentalmente, abordar e desenvolver a relação entre marketing empresarial e ambiente, com especial realce para o sector da Distribuição Moderna Retalhista de produtos de base alimentar e genérica em Portugal. Para tal, iremos fazer uma conceptualização teórica sobre marketing “verde” e resumir e descrever os resultados que encontrámos no âmbito de um estudo empírico sobre a influência actual das questões ambientais nas actividades de marketing das empresas da área de negócios da Distribuição Moderna Retalhista Alimentar em Portugal.
- Bases de dados relacionais nas actividades de marketing de pequenas empresas enquanto instrumento de fidelização de clientes: seu potencial e princípios orientadoresPublication . Silveira, Paulo DuarteO objectivo-base deste artigo é demonstrar que a existência e a utilização de bases de dados relacionais de marketing podem e devem desempenhar um papel essencial ao nível da fidelização de clientes em pequenas empresas. Para tal, a metodologia que seguiremos consistirá numa abordagem descritiva teórico-prática que procurará: clarificar o que entendemos por bases de dados relacionais em marketing; explicar a importância actual da existência e da utilização dessas bases de dados, focando atenções no contexto da fidelização de clientes no caso de pequenas empresas e, consequentemente, propor alguns aspectos genéricos que a criação e gestão da maioria dessas bases de dados deverá conter e seguir em tais situações.
- A marca invisível: marca de cluster e o caso do vinho do PortoPublication . Xara-Brasil, Duarte; Pina e Cunha, Miguel
- Marca de cluster: uma aplicação ao caso dos vinhosPublication . Xara-Brasil, Duarte; Pina e Cunha, Miguel
- Marca País: abordagem sistematizada para o reforço da identidade dos países da CPLPPublication . Xara-Brasil, Duarte; Rodrigues, Emílio
- Vinho do PortoPublication . Xara-Brasil, Duarte
- LogoplastePublication . Xara-Brasil, Duarte
- Uma orientação de mercado para os produtores regionaisPublication . Bernarda, Luís da; Xara-Brasil, Duarte
- A closed-loop control scheme for a class of piecewise affine systemsPublication . Nabais, João; Pina, Luís; Silva, Miguel; Ayala Botto, Miguel