ESAD - CV - Teses / Dissertações
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- Liderança em gestão do design: o modelo de liderança integralPublication . Dias, JorgeA gestão do design desenvolve-se em todo o tipo de organizações. É definida pelo seu carácter holístico, organizador, pacificador, diplomata, plate-spinner, estratega e activista. Aliado à criatividade e constante aprendizagem organizacional, o gestor de design é líder nesta tarefa, gerindo, de forma holística, a multidisciplinaridade existente. Assim, procura, convergindo interesses, desenvolver e promover os valores e a cultura organizacionais criativas, dinamizando, através de uma liderança integral, a evolução pessoal dos stakeholders.
- Caligrafia e tipografia góticas: factores culturais, políticos e religiosos inerentes a uma forma de letraPublication . Oliveira, SandraNo contexto actual da Europa Ocidental, a letra normalmente utilizada na comunicação visual de teor empresarial, institucional, cultural e científico, tem uma tradição formal baseada na escrita romana. Contudo, observa-se por vezes a existência de uma forma de letra diferente da romana: a letra gótica. Nesta conjuntura, supõe-se que a letra gótica seja muitas vezes associada ao lado negro da vida, à morte, a determinados estilos musicais e a certos grupos raciais, ao mesmo tempo que se lhes conjectura uma ideia de facilitismo e de ociosidade. Neste contexto, é objectivo desta investigação chegar a algumas conclusões acerca dos factores culturais, políticos e religiosos que puderam ter condicionado o desenvolvimento formal e estético da letra gótica, bem como analisar a origem e a validade dos estereótipos que, presumivelmente, lhe estão associados. Em termos metodológicos, considera-se necessária uma abordagem histórica ao tema, pelo que se recorreu ao plano cronológico, num percurso temporal que se situa entre o século IX e a primeira década do século XXI. Para se entender melhor o enquadramento actual deste tema, realizou-se uma entrevista a alguns designers que já fizeram, pelo menos, uma interpretação da letra gótica.
- Projeto de rebranding Maria GambinaPublication . Pombares, RuiA identidade de marca é um conjunto exclusivo de perceções que a marca simboliza e uma promessa aos clientes e colaboradores que a estratégia de marca procura vincular e manter. Um projeto de rebranding almeja uma mudança das perceções destes stakeholders, manifestando que algo mudou em relação à marca e que, por isso, deve ser observada com um novo olhar. O papel do design, e em particular do design de comunicação, é tornar a marca tangível, garantindo uma expressão genuína e holística desta. Este projeto, que parte da revisão da literatura e da identificação de conceitos-chave sobre o branding, apresenta uma solução para a marca Maria Gambina, que, mediante uso de um modelo para diagnóstico da identidade de marca, se traduz no desenvolvimento de uma nova identidade visual e consequente exploração da sua versatilidade em diferentes suportes e linguagens.
- A gestão do design em português: gestão do design ou design holístico?Publication . Sousa, BárbaraNos últimos anos, o design tem sido alvo de inúmeras reflexões: desde os seus contornos ontológicos até aos seus domínios de intervenção, passando pelos princípios, práticas, conceitos e métodos que lhe são adjacentes. A disciplina de gestão do design, em foco nesta dissertação, faz parte desta discussão e revela-se matéria nuclear enquanto ponte entre o design e a gestão contribuindo para uma visão holística e sistémica dos processos de design. Neste sentido, a gestão do design é sinónimo de competitividade porque integra de uma forma construtiva o design ao nível operacional, táctico e, acima de tudo, estratégico, mas também facilita a comunicação na interacção das várias áreas que envolvem a actividade das organizações. Nesta dissertação desenvolve-se um estudo de caso referente ao estado da gestão do design em Portugal. Para tal, são selecionados três universos representativos: o universo académico, representado pelas instituições que contemplam o ensino do design e particularmente, as que incluem a gestão do design no seu plano de estudos; o universo profissional, representado pelas empresas distinguidas pelo DME e, finalmente, o universo da investigação, representado pelos organismos de investigação e/ou promoção do design. Partindo do levantamento de cada uma das realidades, é traçado um eixo comum que confirma a pertinência da disciplina de gestão do design, ancorando-a a toda e qualquer actividade que implique a prática do design.