IANA - Livros e Capítulos de Livro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IANA - Livros e Capítulos de Livro by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- Cancro ginecológico – protocolos de diagnóstico e terapêuticaPublication . Cabral, Isabel; Diniz, Maria Carmo; Jorge, Ana F.; Roldão, Margarida; Santos, Filomena; Tomé, Vera; Vaz, Fátima; Cunha, Teresa Margarida; Félix, AnaO Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil – Centro Regional Oncológico de Lisboa S.A acolhe anualmente cerca de mulheres portadoras de Cancro Ginecológico. O Serviço de Ginecologia tem, desde a sua criação, fomentado a existência de um Grupo Multidisciplinar dos Tumores Ginecológicos que engloba não só os Ginecologistas como Oncologistas Médicos, Radioterapeutas Oncológicos, Anátomo-Patologistas, Imagiologistas e outros Especialistas com competência em Oncologia Ginecológica. A Comissão de Protocolos de Diagnóstico e de Terapêutica é a emanação prática desta filosofia. Assim, a revisão e actualização dos Protocolos elaborados por esta Comissão e agora publicados traduzem a metodologia usada no Serviço e baseiam-se nos protocolos de Instituições Oncológicas Internacionais de referência e na experiência acumulada na nossa Instituição, considerando a capacidade técnica e meios materiais existentes. Pretendem, tanto quanto possível, uniformizar procedimentos e agilizar a colaboração com todas as Instituições que nos referenciam as suas doentes, tendo como fim último o tratamento correcto do Cancro Ginecológico, com um aproveitamento racional dos recursos humanos e técnicos.
- Física, comunicação ou… integração?Publication . Paiva, Ana Paula SalvoResumo "Todos diferentes, todos iguais". Ensinar alunos surdos de forma eficaz requer recursos e estratégias diversificados para criar contextos de ensino-aprendizagem o mais "iguais" possível. Se a comunicação professor - aluno surdo não for fluente fica comprometida a construção de aprendizagens. Estabelecer comunicação eficaz, para dotar os alunos de competências que permitam a sua integração plena na sociedade em cada momento da vida, é necessário. A literatura indica que o recurso a Tecnologias da Informação e da Comunicação pode contribuir para uma maior eficácia do ensino-aprendizagem, em particular com alunos menos competentes que os seus pares. Efectuou-se uma investigação para descrever o ensino-aprendizagem de Física num contexto em que a comunicação educativa foi mediada pelo computador, utilizando materiais produzidos para a investigação com base no referencial teórico do "Modelo de Processamento da Informação" de Gagné; participaram quatro alunos surdos e o respectivo professor. Observou-se desinteresse dos alunos pela aprendizagem da Física; motivação pelo uso do computador, do software (acrescida pelo retorno recebido) e pela realização de actividades experimentais; concentração no trabalho; ligeiro acréscimo de autonomia na aprendizagem. Entre outros aspectos, concluiu-se que houve recepção parcial da mensagem educativa e aprendizagem efectiva sobre o tema; não houve acréscimo imediato de motivação pelo estudo da Física; a competência evidenciada nas tarefas e os ganhos de autonomia podem induzir ganhos de auto-estima, com reflexos no futuro dos jovens tanto na escola como na sociedade, facilitando a sua integração plena. Palavras-chave: surdos, Física, computador, TIC, ensino, aprendizagem, contexto.
- PASSE.org - Manual da Dimensão OrganizacionalPublication . Pereira de Sousa, Nuno; Cláudio, Débora; Tinoco, RuiManual PASSE referente aos recursos e opções a ter em linha de conta quando se intervém a nível organizativo.
- PASSE.com - Manual da Dimensão ComunitáriaPublication . Pereira de Sousa, Nuno; Tinoco, Rui; Cláudio, DéboraManual do programa PASSE referente aos recursos e possibilidades de intervenção referentes à dimensão comunitária.
- EA1 - Educação Alimentar no 1º Ciclo do Ensino Básico Manual do Docente da Dimensão CurricularPublication . Tinoco, Rui; Cláudio, Débora; Pereira de Sousa, Nuno; Meneses, ÂngelaO presente conjunto de actividades foi elaborado, tendo em conta os programas curriculares do 1º ciclo do ensino básico, nomeadamente as áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Expressões Artísticas e Físico-Motoras.
- EcoPASSE - Manual da Dimensão EcológicaPublication . Cláudio, Débora; Pereira de Sousa, Nuno; Tinoco, RuiManual referente aos recursos, opções e possiblidades de intervenção no que se refere à dimensão ecológica da escola.
- PAS3 Promoção de Alimentação Saudável no 3º anoPublication . Tinoco, Rui; Cláudio, Débora; Pereira de Sousa, NunoO presente Manual refere-se à Promoção de Alimentação Saudável trabalhada na Dimensão Curricular do 1º ciclo do ensino básico, mais concretamente no 3º ano. Está balizado em duas grandes áreas: a promoção da saúde, em que o grupo se constitui como contexto de aprendizagem privilegiado; e as competências básicas do dinamizador como condutor das aprendizagens e dos jogos que propomos ao longo do programa.
- PASSE MA - Segurança Alimentar a Manipuladores de Alimentos- Manula do Formador de Manipuladores de AlimentosPublication . Menezes, Ângela; Pereira de Sousa, Nuno; Cláudio, Débora; Tinoco, RuiManual de formação a manipuladores de alimentos, no âmbito do Programa PASSE. Prevê a articulação das formações e a aplicação de metodologias activas e participativas neste nível de intervenção.
- PASSEzinho - Educação Alimentar e Promoção da Saúde - Manual do Dinamizador do Jardim-de-InfânciaPublication . Tinoco, Rui; Pereira de Sousa, Nuno; Cláudio, Débora; Meneses, ÂngelaO presente manual propõe uma série de actividades a desenvolver no âmbito do jardim-de-infância. São actividades lúdicas que associam este vector à aprendizagem e à descoberta activa de ensinamentos. O grupo de crianças constitui-se assim como o instrumento principal da aprendizagem. Esta abordagem faz parte de uma série de manuais de jogos e de intervenção do Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar (PASSE), desenvolvido no Departamento de Saúde Pública da ARS Norte.
- PASSE EE Estilos Parentais e Promoção da Saúde - Manual do Dinamizador Encarregados de EducaçãoPublication . Tinoco, Rui; Pereira de Sousa, Nuno; Cláudio, DéboraO presente manual constitui-se como instrumento de trabalho que pode de ser adaptado a um maior número de situações e realidades possíveis. Pretende abarcar quer momentos de intervenções pontuais, que sejam encaradas como incentivo a um maior envolvimento no futuro, quer ainda servir de suporte a actividades mais continuadas no tempo. Disponibiliza uma série de recursos para trabalhar com educadores e encarregados de educação no âmbito do programa PASSE.
