ELCOS - Documentos de Referência & Instrumentos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ELCOS - Documentos de Referência & Instrumentos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Unidades multidisciplinares de feridas crónicas: Clínica de feridasPublication . Fernandez, Francisco Pedro García; Casanova, Pablo López; Gómez, Teresa Segovia; Agreda, J. Javier Soldevilla; Soriano, José VerdúAs Unidades Multidisciplinares de Feridas Crónicas / Clínicas de feridas devem ser as líderes que garantam o direito a uma atenção que ponha ao serviço da pessoa com feridas crónicas todos os recursos técnicos e humanos em função das suas necessidades, sejam de prevenção, de atenção ao seu processo, dependendo obviamente das possibilidades do centro, sem que os cidadãos possam ser discriminados devido ao sexo, idade, raça, ideologia e condição socioeconómica. Possibilitar uma trama eficiente na atenção, prevenção, diagnóstico e tratamento independentemente do contexto assistencial e social das pessoas com feridas crónicas. Otimizar os recursos diagnósticos, preventivos e terapêuticos dirigidos às pessoas com feridas crónicas. Aglutinar a atividade investigadora e docente em matéria de feridas crónicas da sua área de influencia.
- Comissões de úlceras por pressãoPublication . Agreda, J. Javier Soldevilla; Fernandez, Francisco Pedro GarcíaAs Comissões de Úlceras por Pressão (UPP) deve ser um grupo técnico assessor das chefias, Direções ou Gestores, dos serviços prestadores de Cuidados de Saúde - (Centro Hospitalares, Cuidado de Saúde Primários, Cuidados Continuados de Saúde,...), encarregues de fomentar, organizar e coordenar os cuidados aos utentes com úlceras por pressão ou com risco de as desenvolver, na sua vertente de prevenção, tratamento, controlo epidemiológico, formação e investigação, com o propósito de afiançar à população alvo, cuidados de excelência fundamentados nas mais recentes evidências científicas.
- Conjunto Mínimo Básico de Dados no Registo de Úlceras por Pressão (CMBD-UPP)Publication . Moncasi, Pilar Ibars; Domínguez, José A. San Sebastián; Agreda, J. Javier SoldevillaPara os profissionais de Enfermagem como para a totalidade das disciplinas em Ciências da Saúde, a necessidade de registar corretamente a sua atividade assistencial é um facto indispensável e obrigatório que, atualmente, ninguém discute. No entanto, o que se regista e a forma na que se faz, se é motivo desde tempo atrás de investigação para a sua melhora. (…) Se é importante interiorizar a necessidade de registar e parece evidente que estamos em sintonia, tão importante é conhecer quais são as variáveis que registamos e se é possível propor um consenso sobre aquelas que se considerem básicas e aquelas outras que ampliariam essa listagem imprescindível.
- Avaliação técnica de materiais preventivos e terapêuticos em feridas crónicas: Guia e consideraçõesPublication . Agreda, J. Javier Soldevilla; Fernandez, Francisco Pedro GarcíaEntende-se que os profissionais de saúde que têm responsabilidades direta sobre a prevenção e o cuidado dos utentes com úlceras por pressão e outras feridas crónicas, devem participar ativamente na seleção de materiais, antes da convocatória dos concursos de aprovisionamento. As pessoas que têm a responsabilidade final da atenção ao utente devem ser os que estabelecem, consensualmente com as organizações, o número mínimo de famílias de produtos que devem deter, para que se permitam as garantias mínimas de qualidade exigíveis à prevenção e ao cuidado, bem como, os mínimos e comuns critérios técnicos que devem ser incluídos.
- Tratamento de Úlceras por Pressão: Guia de Consulta RápidaPublication . National Pressure Ulcer Advisory Panel; European Pressure Ulcer Advisory Panel; Pan Pacific Pressure Injury Alliance; Haesler, EmilyPrefácio: Este Guia de Consulta Rápida sumariza as recomendações e os excertos da evidência disponível sobre a prevenção e o tratamento das úlceras por pressão. A versão mais abrangente, Diretrizes da Prática Clínica, fornece uma análise detalhada e discussão da investigação existente, uma avaliação crítica dos pressupostos e conhecimentos da área e uma descrição da metodologia utilizada no desenvolvimento das diretrizes. Este Guia de Consulta Rápida destina-se a profissionais de saúde ocupados que necessitam de efetuar uma consulta rápida para prestarem cuidados em ambientes clínicos. Os utilizadores não devem usar excertos do Guia de Consulta Rápida de forma isolada. A primeira edição deste Guia foi desenvolvida ao longo de quatro anos de colaboração entre o National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) e o European Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP). Nesta segunda edição do Guia, a Pan Pacific Pressure Injury Alliance (PPPIA) juntou-se ao NPUAP e ao EPUAP. O objetivo desta colaboração internacional foi o de desenvolver recomendações baseadas em evidência para a prevenção e tratamento das úlceras por pressão que possam ser usadas por profissionais de saúde em todo o mundo. Foi utilizada uma metodologia científica específica para identificar e avaliar de forma crítica a investigação disponível. Na ausência de evidência definitiva, recorreu-se à opinião de peritos (muitas vezes fundamentada em evidência indireta e outras diretrizes) com vista à formulação de recomendações. As versões preliminares das recomendações e a evidência disponível foram disponibilizadas a 986 stakeholders convidados (pessoas individuais e organizações) em todo o mundo. A versão final do Guia baseia-se na investigação existente e na sabedoria acumulada do NPUAP, do EPUAP, da PPPIA e de parceiros internacionais. Nesta edição do Guia, a força de cada recomendação foi avaliada através de um processo de votação consensual (GRADE). A força da recomendação identifica a importância da recomendação com base no respetivo potencial para melhorar os resultados dos doentes. Indica também ao profissional de saúde o grau de confiança que poderá ter na recomendação para saber se esta será mais benéfica do que prejudicial. Pode ainda ser utilizada para auxiliar na priorização de intervenções relacionadas com úlceras por pressão.
- Prevenção das Úlceras por PressãoPublication . Fernandez, Francisco Pedro García; Agreda, J. Javier Soldevilla; Hidalgo, Pedro Luis Pancorbo; Soriano, José Verdú; Casanova, Pablo López; Palma, Manuel RodríguezA prevenção das úlceras por pressão e outras lesões relacionadas com a dependência é um processo complexo, que requer da implicação de todos os agentes que intervêm no cuidado das pessoas, desde as instituições ou serviços de saúde até os profissionais de saúde e os próprios utentes e os seus cuidadores.
- E-Saúde no Cuidado de FeridasPublication . Salazar, Serafin Fernández; Morcillo, Antonio J. Ramos; Casanova, Pablo LópezNa atualidade a utilização de Internet e das Redes Sociais é um facto arraigado e estendido. A partir do Grupo Nacional para o Estudo e Aconselhamento das Úlceras por Pressão e Feridas Crónicas (GNEAUPP) se trabalha, como aparece nos objetivos constitucionais, na diminuição da incidência e prevalência das Úlceras por Pressão (UPP) conscientizando à sociedade civil. Desta forma, o GNEAUPP gera e divulga conhecimento que permite aos profissionais de saúde atender às UPP e outras feridas crónicas com a maior evidência científica. Parece lógico, por tanto, utilizar a potencialidade da e-Saúde para a consecução destes objetivos fundacionais.
- Tratamento de Feridas em Equipa - Documento de posição comumPublication . Moore, Zena; Butcher, Gillian; Corbett, Lisa; McGuiness, William; Snyder, Robert; van Acker, KristienEnquadramento: O aumento da prevalência e incidência de feridas agudas e crónicas de difícil cicatrização é uma questão cada vez mais preocupante. Um dos principais desafios é a falta de serviços unificados com o objetivo de satisfazer as complexas necessidades dos doentes com feridas. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) defende que uma colaboração interprofissional no ensino e na prática clínica é fundamental para garantir os melhores cuidados para os doentes, melhorar os resultados clínicos e de saúde e reforçar o sistema de saúde. Foi neste contexto que se conceptualizou o projeto sobre a abordagem em equipa ao tratamento de feridas. O projeto é uma iniciativa conjunta da Association for the Advancement of Wound Care (AAWC-USA), da Australian Wound Management Association (AWMA) e da European Wound Management Association (EWMA). Propósito: Pretendeu-se com este projeto desenvolver um modelo universal para a adoção de uma abordagem em equipa ao tratamento de feridas. Objetivo: Este projeto teve como objetivo principal apresentar recomendações para a implementação de uma abordagem em equipa ao tratamento de feridas em todos os contextos clínicos e, assim, desenvolver um modelo de defesa desta abordagem junto dos decisores políticos ao nível governamental. Método: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura. Usando esse conhecimento, os autores alcançaram um consenso sobre o modelo mais adequado para a adoção e implementação de uma abordagem em equipa ao tratamento de feridas. Resultados: Oitenta e quatro artigos preencheram os critérios de inclusão. Após a extração de dados, ficou evidente que nenhum dos artigos apresentava uma definição para os termos “multidisciplinar”, “interdisciplinar” e “transdisciplinar” no contexto do tratamento de feridas. Devido à falta de clareza destes termos relacionados com o tratamento de feridas, e no sentido de preencher esta lacuna no nosso conhecimento atual, os autores desenvolveram um modelo universal para a abordagem em equipa ao tratamento de feridas. Conclusão: Defendemos que o doente deve estar no centro de todos os processos de tomada de decisão, pois a utilização do modelo universal para a abordagem em equipa ao tratamento de feridas começa com a identificação das necessidades do doente. Para facilitar este processo, sugerimos a utilização de um gestor de feridas (wound navigator) que atue como um defensor dos interesses do doente. De um modo geral, consideramos que as orientações oferecidas neste documento ilustram a importância de uma abordagem em equipa ao tratamento de feridas, além de fornecerem um modelo claro sobre a forma de implementação desta abordagem. Pretendemos recolher dados sobre o impacto deste modelo de cuidados nos resultados clínicos e financeiros e continuar a partilhar atualizações ao longo do tempo.
- Enfermeiras Consultoras em feridas CrónicasPublication . Agreda, J. Javier Soldevilla; Fernandez, Francisco Pedro García; Casanova, Pablo LópezEm diferentes países à nossa volta foi criada a figura da enfermeira consultora ficando demonstrada a sua efetividade tanto a nível clínico sobre utentes com lesões de perna, úlceras por pressão ou recentemente o pé diabético, do mesmo modo sobre a satisfação dos utentes. Figura muito valorizada nos centros onde existem ou entre os próprios profissionais como líderes de opinião capazes de difundir informação adequada ao resto de profissionais de saúde relacionados com as feridas crónicas, o que representa um efeito importante sobre a prática clínica diária.
- 1a Recomendação brasileira para o gerenciamento de biofilme em feridas crônicas e complexasPublication . Rama, Debora; Fonseca, Bianca; Blanck, MaraMuito tem sido discutido sobre a importância dos biofilmes no cenário da saúde, suas complicações e dificuldades de tratamento. A SOBENFeE, através dessas recomendações, vem contribuir para este cenário fornecendo ferramentas que podem ajudar a gerir os casos de feridas com biofilme entender sua origem, estrutura, composição e etapas de formação de modo que possamos obter o conhecimento necessário para prevenção e controle. Sabemos que o maior problema na cicatrização em feridas crônicas e complexas é o tempo necessário para o tratamento dessas feridas, o que determina um impacto financeiro nas instituições, públicas e privadas, e, o que é mais grave, causando um problema de Saúde Pública pelo comprometimento da qualidade de vida desses pacientes. No Brasil, infelizmente, ainda não temos dados estatísticos sobre os pacientes portadores de feridas e os tipos de feridas prevalentes. Torna-se importante reduzir as complicações em uma ferida, principalmente com a problemática da resistência bacteriana e consequente restrição de opções de antimicrobianos para o trata- mento, relevante questão de Saúde Pública mundial. Entender os diversos aspectos da ferida, desde suas dimensões, tipos de leito, cor, odor, quantidade e tipo de exsudato, aspectos das margens ou bordos da lesão, processo inflamatório, eventual processo infeccioso (local ou sistêmica), necessidade de desbridamento (técnica mais adequada) e por último – mas não menos importante - qual a escolha da cobertura mais adequada para o tratamento. Cabe reconhecer o biofilme como uma entidade com grande relevância clínica para o tratamento de feridas complexas, sendo de extrema necessidade e urgência a definição de medidas sistematizadas para seu controle, baseadas em evidências científicas. É fundamental portanto saber reconhecer sinais e sintomas que sugerem grande probabilidade de presença de biolfime e dispor de alternativas capazes para seu tratamento - alguns já existentes, outras em desenvolvimento, mas que sejam verdadeiramente efetivas - pois o biofilme já mostrou ser extremamente complexo e eficaz, no que se sabe sobre sua sobrevivência frente a diversos tipos de tratamento para sua erradicação. É importante dar ênfase à necessidade de um diagnóstico preciso - com o olhar na pessoa como um todo, com suas comorbidades associadas, classificação de feridas - e plano de cuidados bem estruturado, que permitam, assim, efetividade e melhores resultados na qualidade de vida para o “paciente com um melhor custo”.
