Browsing by Author "Tavares, Pedro"
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- Adaptação do Modelo Líder-Líder em Equipas de Serviço da Polícia AéreaPublication . Tavares, PedroNa conjuntura atual, o estilo de liderança usado revela-se um elemento decisivo para garantir o sucesso das organizações, cabendo ao líder manter o delicado equilíbrio entre o cumprimento da tarefa e a gestão da motivação e expetativas dos subordinados. A presente investigação ambiciona analisar a adaptação do modelo líder-líder a equipas de serviço da Polícia Aérea (PA), enquanto componente operacional do sistema de Segurança Interna e Defesa Imediata (SIDI), a fim de identificar os contributos para a eficácia, autonomia e cooperação, visando melhorar o seu desempenho global. Para o efeito, esta investigação foi desenvolvida com recurso a um Estudo de Caso, seguindo um raciocínio hipotético-dedutivo e uma estratégia qualitativa, assente em entrevistas semiestruturadas definidas pelo mapa concetual e análise documental. As análises realizadas permitiram constatar que este modelo apresenta um conjunto de ferramentas, que podem ser especialmente úteis para os Oficiais e Sargentos que têm de gerir equipas de serviço em ambientes exigentes e multidisciplinares. Face ao exposto, conclui-se que o modelo líder-líder pode ser adaptado na Força Aérea (FA) às equipas de serviço da PA, permitindo melhorar a eficácia, a autonomia, a confiança e a cooperação, concorrendo também para a valorização dos subordinados e otimização do seu potencial. Abstract: In the current scenario, the leadership style represents a decisive factor to ensure organization´s success, fitting the leader to keep the delicate balance between carrying out the task and managing both, the motivation and expectations of the subordinates. Therefore, the present investigation aims to analyse the adaptation of the leaderleader model in the Portuguese Air Force (POAF) Air Police duty teams, while operational component of the Immediate Defence and Internal Security System, in order to identify specific contributions to their efficiency, autonomy and cooperation, thus finding ways to improve global performance. For this purpose, a Case-Study was conducted for the development of this research, following a hypothetical-deductive reasoning and adopting a qualitative approach, based on semi-structured interviews defined by a conceptual map and document analysis. This analysis allowed us to verify that this model introduces a set of tools, that can be especially useful to team leaders, specially those that have to manage duty teams in multidisciplinary and demanding environments. Given the stated above, it is concluded that the leader-leader model can be adapted in the POAF Air Police duty teams, contributing to the subordinate’s recognition and optimization of potential, as well as, enhancing team´s efficiency, autonomy and cooperation.
- A arquitetura sustentável como fator influenciador da reputação institucionalPublication . Tavares, Pedro; Conde, RosaO propósito deste estudo consistiu em perceber de que forma a Arquitetura Sustentável e as estratégias de construção “verdes” poderão influenciar a Reputação das organizações, na ótica dos consumidores do Grande Porto. Para tal, foi desenvolvido um estudo quantitativo baseado num inquérito online, efetuado a uma amostra de 139 indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 15 e os 65 ou mais anos, residentes no Grande Porto. A análise dos dados revelou que existe uma fatia considerável de pessoas que já se considera um “consumidor verde” e que o “Custo da energia/combustíveis” e a “Escassez de água potável” são os fatores que levantam maiores índices de preocupação para o futuro. Os mesmos dados divulgaram ainda a existência de um resultado relevante face à importância da relação da empresa com a preocupação ambiental no processo de compra, embora exista uma discordância no sentido de as mesmas empresas estarem a trabalhar para melhorar o ambiente que nos rodeia. As duas variáveis principais do estudo “Reputação Institucional” e “Imagem/identidade corporativa” foram alvo de testes estatísticos e provou-se que estas são influenciadas por estratégias de arquitetura sustentável. Neste sentido, constatou-se que as estratégias “Minimizar ou eliminar emissões de carbono para a atmosfera”, “Minimizar a utilização de água e maximizar o aproveitamento das águas das chuvas” e “Maximizar o aproveitamento da luz natural para iluminação durante o dia” foram as mais valorizadas pelo público-alvo do estudo.
- A Biblioteca ICBAS/FFUP e a exposição «40 Anos – 40 Artigos»Publication . Rodrigues, Alice; Tavares, PedroIntrodução – A difusão da informação científica e académica é uma realidade cada vez mais frequente e patente na vida das bibliotecas do ensino superior da Universidade do Porto (U.Porto). A Biblioteca ICBAS/FFUP associou-se às comemorações dos 40 anos de existência (1975-2015) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, com a realização da exposição «40 Anos – 40 Artigos». Esta exposição teve como objetivo dar a conhecer à U.Porto e, em particular à comunidade ICBAS/FFUP, o percurso que o ICBAS foi construindo ao longo de 40 anos, exemplificando o mesmo com o artigo mais citado na Web of Science Core Collection em cada ano da sua existência. Métodos – Para cada ano de existência do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar foi exposto o artigo publicado no qual o autor tivesse indicado como afiliação o ICBAS e que tivesse tido o maior número de citações referidas na Web of Science Core Collection até outubro de 2015. Para os primeiros anos do ICBAS foram usados os artigos publicados e existentes no fundo documental da Biblioteca. Resultados – Quem passou pela Biblioteca ICBAS/FFUP e visitou esta exposição ficou a conhecer uma pequena parte da sua história científica. Ficou ainda a saber que o bibliotecário pode ajudar a fazer pesquisas bibliográficas em diferentes bases de dados, de acordo com diferentes critérios e que é possível pesquisar artigos muito antigos e obter o texto integral dos mesmos. Além disso, tomou conhecimento de que a produção científica de um autor pode ser medida por diferentes critérios bibliométricos e pôde conhecer a Biblioteca e os serviços que ela oferece aos seus utilizadores. Conclusão – A exposição «40 Anos – 40 Artigos» permitiu divulgar informação dentro e fora da U. Porto, logo, fazer chegar a biblioteca a novos públicos através de formas e canais de difusão da informação nunca antes utilizados, reinventar e incrementar a biblioteca enquanto espaço de novas formas de informação e formação.
- Outsourcing de serviços: uma decisão estratégica para as empresasPublication . Tavares, Pedro; Borges, Ana PintoOutsourcing consiste na subcontratação de serviços especializados a outras empresas. Constitui uma técnica de negócio cada vez mais usada, possibilitando vantagem competitiva perante as empresas concorrentes. O Outsourcing pode ser usado em diferentes áreas de negócio e, dentro de uma mesma empresa, em diversos setores. Uma grande vantagem do Outsourcing é o facto de permitir às empresas focar a sua atenção na sua principal fonte de diferenciação e lucro, o que facilita o acompanhamento das exigências do mercado, aumentando a competitividade da empresa. O objetivo deste trabalho passa por analisar as várias fases do processo de Outsourcing e a perspetiva dos gestores das organizações. Analisou-se o ponto de vista de doze gestores empresariais, especificando as atividades em que recorriam ao Outsourcing. Mais ainda, estudou-se a forma de implementação do Outsourcing nas empresas, a relação entre clientes e fornecedores, bem como o impacto da presente pandemia por COVID-19 no recurso ao Outsourcing. Embora promissor, o Outsourcing poderá acarretar alguns desafios. Torna-se fundamental proceder a uma avaliação cuidadosa sobre as motivações da empresa que recorre ao Outsourcing, sendo crucial reunir o máximo de informação sobre potenciais falhas e o potencial benefício decorrente da subcontratação de serviços a terceiros. As empresas analisadas estavam familiarizadas com o processo de Outsourcing, considerando-o uma mais-valia na sua estratégia de negócio. Não obstante os potenciais riscos, para as empresas estudadas, os benefícios evidenciam-se. A implementação deste tipo de serviço nas empresas está sujeita a alguns processos de controlo por parte dos clientes.