Browsing by Author "Sousa, Paulo"
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- Assessing Adverse Events in Madeira PrimaryPublication . Ornelas, Marta Dora; Sousa, PauloIn last three decades, several epidemiological studies have been developed in order to assess the magnitude, nature and type of adverse events (AEs). Most of these studies focus on hospital settings, where the activities are more standardised, but imultaneously more complex and involving higher risks. However, in the last years, there is a growing movement and strong evidence that point out the importance of studying other healthcare contexts, such as primary care and long-term care. In Portugal, studies on primary care setting are scarce and still in the early stages. In this article, the authors describe the AEs assessment in Portuguese Primary Health Care (PHC) units in Madeira Island/Portugal. This study was quantitative, cross-sectional, observational and analytical, with probability sampling. We quantify and analyse the AEs registered by healthcare providers using the APEAS-PT formulary. A link to the APEAS–PT form was sent to 520 healthcare professionals (111 specialist in Family Medicine, 27 medical students, 382 nurses) who worked in 32 PHC centres. These professionals identified and analysed 85 AEs and 42 incidents, which corresponds to a prevalence of 3.9 AEs per 10,000 visits,with a 95% confidence interval (CI) between 3.7 and 4 AE. Most of the AEs were preventable (96%). The most frequent causal factors of AEs were associated with medication (69%), health care provided to users (54%), communication (41%) and diagnosis (22%). This analysis of AEs in Madeira island PHC contributed to reinforce patient safety culture and to better understand quaternary prevention.
- Contributos para o PNSD 2021-2026Publication . Sousa, Paulo-Contexto elaboração desta proposta -Forma como foi desenvolvida a proposta (metodologia) -Apresentação da proposta e do seu rationale -Sugestões para implementação e monitorização do PNSD 2021-2026
- A influência das NATO response forces, no produto operacional do Exército e os seus efeitos no contexto InternacionalPublication . Sousa, PauloO presente Trabalho de Investigação Aplicada aborda o seguinte tema: “A atuação de forças do Exército nas NATO Response Force, e a forma como estas contribuem para o produto Operacional do Exército”, tendo em conta o esclarecimento e a identificação dos efeitos produzidos pelas mesmas. O objetivo da investigação, em questão, visa a identificação das consequências de participação de forças numa NATO Response Force, inerente à sua organização, ao seu treino operacional, ao equipamento necessário e contributos para a constituição de uma Força Nacional Destacada. Pretende-se determinar a influência das NATO Response Force nas forças operacionais de escalão batalhão, que tenham cumprido o ciclo NATO Response Force-Força Nacional Destacada. A realização da investigação assentou na pesquisa/análise bibliográfica e documental, que serviu de base à concretização de um guião de entrevista, com o qual se pretendeu responder a todas as questões, bem como a verificação das hipóteses delineadas durante o processo, alcançando, deste modo, a resposta à seguinte questão central: “Quais os efeitos do emprego de Forças do Exército nas NATO Response Force?”. O método científico indutivo aplicado na elaboração da investigação baseia-se na análise qualitativa sob a forma de estudo caso. Após a análise e a discussão dos resultados, concluímos que os principais efeitos nas forças são: a adaptação da organização e dos equipamentos, que estão em quadro orgânico, aos requisitos da Organização do Tratado do Atlântico Norte. A existência de mecanismos de certificação no treino operacional da força, sendo o desenho de todo o ciclo de treino da NATO Response Force o principal contributo para a constituição de uma Força Nacional Destacada, uma vez que a força NATO Response Force é submetida a um processo de treino, certificação e manutenção do nível operacional exigido.
- A liderança nos cursos de formação inicial dos Oficiais do Quadro Permanente da Força AéreaPublication . Sousa, PauloNuma época em que o descontentamento social é uma realidade que contamina a generalidade das organizações, exalta-se o papel e a visão dos líderes, aos quais se exige eficácia no estímulo, inspiração, orientação e motivação dos outros actores organizacionais. As organizações têm de apostar forte na formação inicial dos seus futuros líderes, para garantir a excelência conducente ao sucesso. O objectivo geral deste trabalho é destacar a importância da liderança e da formação de líderes para as organizações em geral, destacando o caso da FA. Em particular, pretende-se comparar o modelo de formação em liderança da AFA com modelos reconhecidos, para aferir da sua adequação e, pontualmente, propor acções de melhoria. Numa primeira fase deste trabalho revisita-se o conceito de liderança, nas suas diferentes dimensões, criando as bases conceptuais para o estudo subsequente. Constata-se, de seguida, que a missão de formar hoje os chefes de amanhã, expressa pela AFA, reveste-se de especial importância, destacando-se a formação em liderança. Construiu-se um enquadramento teórico do modelo de formação em liderança militar alicerçado nas obras de John Adair, complementado pelo modelo de formação em liderança da USAF e do USARMY, através da consulta de manuais de doutrina militar, e pelo modelo proposto pelo Center for Creative Leadership, apresentado na obra Handbook of leadership development. Verificámos que, para formar líderes, é necessário desenhar um modelo de formação que associe um conjunto de meios facilitadores, conjugados numa estratégia definida ao nível mais elevado. Existem alguns requisitos que os meios devem cumprir para maximizar o processo de aprendizagem e, caso as organizações os menosprezem, podem nunca atingir os objectivos definidos. Individualizaram-se áreas-chave que deverão ser atendidas para garantir o sucesso na formação inicial de líderes. Estas áreas-chave basearam o modelo de análise construído para avaliar a formação em liderança na AFA. Para preencher os indicadores que sustentam o modelo de análise, utilizaram-se diversos instrumentos de observação, como um questionário a militares ingressados recentemente no QP, recolha de informação nos Sistemas de Informação de Gestão, diversas entrevistas e pesquisa documental. Da análise dos dados recolhidos constatámos que a AFA, embora disponha da maioria dos meios necessários, tem margem para melhoria na formação em liderança dos seus alunos, através da correcta exploração dos meios disponíveis. Abstract: With social discontent pressing the majority of organizations, praises the role and vision of leaders, which are required to stimulate, inspire, guide and motivate other organizational actors. Organizations must invest heavily in training their future leaders, to ensure excellence that leads to success. The overall objective of this study is to exalt the importance of leadership and leadership training for organizations in general, particularly in the Portuguese Air Force. In particular, we intend to compare the model of leadership training in the Air Force Academy (AFA) with recognized standard models, to assess the suitability and, eventually, propose improvement actions. Initially, this paper revisits the concept of leadership, in its various dimensions, creating the conceptual basis for the subsequent study. It appears, then, that the mission of training today the tomorrow's leaders, expressed by AFA, is of particular importance, especially leadership training. Next, we built up a theoretical framework of a military leadership training model, grounded in the works of John Adair, complemented by the model of leadership training of the USAF and USARMY, in theirs military doctrine manuals, and by the model proposed by the Center for Creative Leadership, with the Handbook of leadership development. We found that, to train leaders, it’s necessary to design a training model that combines a set of enablers, combined in a strategy at the highest level. There are some requirements that should fulfill the means to maximize the learning process and, if the organizations overlook it, can never achieve the objectives. We highlight key areas, which should be addressed to ensure success in the initial training of leaders. Those key areas based our analysis model, designed to evaluate leadership training at AFA. To fill the indicators that underpin the analysis model, we used various instruments of observation as a questionnaire to the newly formed officers, gathering information on the Management Information Systems, interviews and documents research. With the analysis of the data collected, we demonstrate that AFA controls the majority of resources needed for the proper leadership training of its students, but has space for improvement, through the proper exploitation of the available resources.
- A Liderança nos Cursos de Formação Inicial dos Oficiais do Quadro Permanente da Força AéreaPublication . Sousa, PauloNuma época em que o descontentamento social é uma realidade que contamina a generalidade das organizações, exalta-se o papel e a visão dos líderes, aos quais se exige eficácia no estímulo, inspiração, orientação e motivação dos outros actores organizacionais. As organizações têm de apostar forte na formação inicial dos seus futuros líderes, para garantir a excelência conducente ao sucesso. O objectivo geral deste trabalho é destacar a importância da liderança e da formação de líderes para as organizações em geral, destacando o caso da FA. Em particular, pretende-se comparar o modelo de formação em liderança da AFA com modelos reconhecidos, para aferir da sua adequação e, pontualmente, propor ações de melhoria. Numa primeira fase deste trabalho revisita-se o conceito de liderança, nas suas diferentes dimensões, criando as bases concetuais para o estudo subsequente. Constata-se, de seguida, que a missão de formar hoje os chefes de amanhã, expressa pela AFA, reveste-se de especial importância, destacando-se a formação em liderança. Construiu-se um enquadramento teórico do modelo de formação em liderança militar alicerçado nas obras de John Adair, complementado pelo modelo de formação em liderança da USAF e do USARMY, através da consulta de manuais de doutrina militar, e pelo modelo proposto pelo Center for Creative Leadership, apresentado na obra Handbook of leadership development. Verificámos que, para formar líderes, é necessário desenhar um modelo de formação que associe um conjunto de meios facilitadores, conjugados numa estratégia definida ao nível mais elevado. Existem alguns requisitos que os meios devem cumprir para maximizar o processo de aprendizagem e, caso as organizações os menosprezem, podem nunca atingir os objectivos definidos. Individualizaram-se áreas-chave que deverão ser atendidas para garantir o sucesso na formação inicial de líderes. Estas áreas-chave basearam o modelo de análise construído para avaliar a formação em liderança na AFA. Para preencher os indicadores que sustentam o modelo de análise, utilizaram-se diversos instrumentos de observação, como um questionário a militares ingressados recentemente no QP, recolha de informação nos Sistemas de Informação de Gestão, diversas entrevistas e pesquisa documental. Da análise dos dados recolhidos constatámos que a AFA, embora disponha da maioria dos meios necessários, tem margem para melhoria na formação em liderança dos seus alunos, através da correta exploração dos meios disponíveis. Abstract: With social discontent pressing the majority of organizations, praises the role and vision of leaders, which are required to stimulate, inspire, guide and motivate other organizational actors. Organizations must invest heavily in training their future leaders, to ensure excellence that leads to success. The overall objective of this study is to exalt the importance of leadership and leadership training for organizations in general, particularly in the Portuguese Air Force. In particular, we intend to compare the model of leadership training in the Air Force Academy (AFA) with recognized standard models, to assess the suitability and, eventually, propose improvement actions. Initially, this paper revisits the concept of leadership, in its various dimensions, creating the conceptual basis for the subsequent study. It appears, then, that the mission of training today the tomorrow's leaders, expressed by AFA, is of particular importance, especially leadership training. Next, we built up a theoretical framework of a military leadership training model, grounded in the works of John Adair, complemented by the model of leadership training of the USAF and USARMY, in theirs military doctrine manuals, and by the model proposed by the Center for Creative Leadership, with the Handbook of leadership development. We found that, to train leaders, it’s necessary to design a training model that combines a set of enablers, combined in a strategy at the highest level. There are some requirements that should fulfill the means to maximize the learning process and, if the organizations overlook it, can never achieve the objectives. We highlight key areas, which should be addressed to ensure success in the initial training of leaders. Those key areas based our analysis model, designed to evaluate leadership training at AFA. To fill the indicators that underpin the analysis model, we used various instruments of observation as a questionnaire to the newly formed officers, gathering information on the Management Information Systems, interviews and documents research. With the analysis of the data collected, we demonstrate that AFA controls the majority of resources needed for the proper leadership training of its students, but has space for improvement, through the proper exploitation of the available resources.
- As novas tecnologias de informação ao serviço da fiscalização rodoviária: Um desafio da GNRPublication . Sousa, PauloO trabalho aqui apresentado encontra-se subordinado ao tema: “As novas tecnologias de Informação ao serviço da fiscalização rodoviária – Um desafio da GNR”. Tendo como referência a importância que as tecnologias de informação têm vindo a assumir na Guarda Nacional Republicana, em particular no âmbito da fiscalização rodoviária, prende-se a necessidade de cingir o tema a um espectro mais reduzido de forma a desenvolver o presente estudo. Para tal formulou-se o seguinte problema: “Quais as informações a que necessitam aceder os militares da GNR no desempenho da fiscalização rodoviária? Quais os meios existentes que proporcionem tal consulta?”. O trabalho está estruturado em duas partes distintas, que são: a Primeira – Revisão da Literatura e a Segunda – Trabalho de Campo, divididas em quatro e três capítulos respectivamente. A metodologia do trabalho assenta sobretudo na pesquisa documental de legislação, livros, monografias, consultas na Internet e na análise e interpretação de dados obtidos no trabalho de campo. Este último, é constituído essencialmente por entrevistas a oficiais da GNR ligados às áreas da fiscalização rodoviária e das tecnologias de informação. Analisados os resultados constata-se que as Tecnologias de Informação podem trazer mais benefícios para a fiscalização rodoviária se rentabilizadas de outra forma, se houver uma diminuição de processos burocráticos e administrativos quanto à consulta de bases de dados e ainda através do emprego de novas tecnologias de informação. O trabalho foi realizado essencialmente entre Maio e Julho de 2008, período destinado em calendário para a realização exclusiva do mesmo.
- Perfil Hematológico dos jogadores de uma equipe de futebol de elite da 1ª Liga PortuguesaPublication . Santos Teixeira, Diogo; Pinheiro, Valter; Sousa, Paulo; Alverca Ferreira, Diogo; Caetano, Carlos Alberto; Mendes, BrunoApesar da importância de indicadores hematológicos no futebol, a sua compreensão e uso é umas das limitações mais comuns na modalidade. Assim, o objetivo deste estudo consiste em caracterizar hematologicamente os jogadores de uma equipa de elite de futebol da 1a liga portuguesa ao longo do período de 1 ano. Vinte jogadores de elite de uma equipa de futebol profissional da 1a Liga Portuguesa, com uma média de idades de 26 anos (DP = 5.0) foram estudados. Os dados recolhidos resultam de avaliações e análises clínicas realizadas em três fases. Testes de Wilcoxon para medições repetidas e de Friedman foram realizados. No caso de análises post-hoc às variáveis significativas do teste de Friedman, o ajuste de Bonferroni foi aplicado. As medianas do hematócrito na fase 1, 2 e 3 foram, respetivamente, 44%, 46.9% e 43.15%, com diferenças observadas entre a fase 1 e 3 (Z=- 3.101, p=0.002) e 2 e 3 (Z=-3.547, p<.001). Para os eritrócitos, as medianas foram 5.15x1012/L, 5.05x1012/L e 5.35x1012/L, existindo diferenças entre a fase 2 e 3 (Z=- 3.595, p<.001). No VGM, as medianas foram 84.00FL, 85.50FL e 87.00FL. Verificaram-se diferenças entre a fase 1 e 3 (Z=-3.312, p=0.001). Por fim, o HGM apresentou como valores de mediana 29.00pg, 29.50pg e 29.00pg, com diferenças entre fase 1 e 3 (Z=- 2.652, p=0.008) e fase 2 e 3 (Z=-3.466, p=0.001). Este estudo apresenta como indicadores principais a estabilização dos valores hematológicos do início até metade da época desportiva, e ligeira melhoria em comparação com a medição final.
- A realidade do Apoio Social no ExércitoPublication . Sousa, PauloPretendemos, com o presente trabalho, contribuir para o conhecimento do actual sub-sistema de apoio social do Exército, a sua forma de actuação, as políticas orientadoras, as áreas prioritárias de actuação, as actividades em curso, as suas infra-estruturas e os equipamentos usados no apoio. O nosso objectivo é determinar o grau de satisfação dos Oficiais e Sargentos do QP no activo, relativamente aos serviços de apoio social e, consequentemente, concluir da sua eficácia e eficiência, isto é, saber se os actuais serviços de apoio respondem as expectativas dos Oficiais e Sargentos, face às actuais solicitações da vida moderna. Este assunto assume especial importância pelas implicações que tem na vida pessoal e familiar. Depois de definida a natureza do problema (relação entre o grau de satisfação dos Oficiais e Sargentos), efectuamos o enquadramento conceptual, focando: a política nacional de apoio social; os órgãos governamentais com responsabilidades no apoio social, o Ministério da Defesa Nacional (MDN) e o Instituto de Acção Social das Forças Armadas (IASFA). Posteriormente, abordamos o apoio social no Exército, destacando-se os órgãos com responsabilidades no planeamento e execução, em especial a DASP. Neste âmbito, também analisamos as entidades congéneres da Força Aérea e da Marinha responsáveis pelo apoio social. Seguidamente, estudamos o apoio social dos Exércitos Espanhol, do Reino Unido e do Brasil e, por fim, fazemos referência a um trabalho que faz o estudo do Serviço de Acção Social da Força Aérea. Para a investigação, a recolha de dados foi baseada, essencialmente, num questionário, que foi aplicado a duas sub-amostras, uma de Oficiais e outra de Sargentos, do QP no activo. Pela análise dos questionários e entrevistas, concluímos que: − O grau de informação dos Oficiais e Sargentos relativamente às áreas do apoio social estudadas é insuficiente; − A utilização dos serviços disponíveis por parte dos Oficiais e Sargentos é reduzida; − Os Oficiais e Sargentos estão insatisfeitos com os serviços de apoio; − Não estão definidos objectivos estratégicos para a área do apoio social; − Não há planos de acção para o apoio social. Na apresentação dos resultados descreveremos pormenorizadamente para cada área estudada os resultados obtidos.
- Reflexão para o Plano Regional de Segurança do Doente com base no Plano de Ação Mundial para a Segurança do Doente 2021- 2030 da OMSPublication . Sousa, PauloObjetivos da apresentação •Partilhar os pressupostos que tiveram na base da elaboração do GPSAP 2021-2030; •Destacar alguns dos princípios tidos em consideração no PE de diversos países e no PNSD 2021-2026; •Apresentar algumas reflexões para o Plano Regional de Segurança do Doente.